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http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1425
Title: | Liderança transformacional no ensino superior em Moçambique: mecanismo de implementação de políticas de formação no ISCISA 2023 |
Authors: | Zimbico, Octávio José Modesto, Gilberto Manejo |
Keywords: | Liderança transformacional Política de formação Teorias da liderança ISCISA |
Issue Date: | May-2025 |
Publisher: | Uem |
Abstract: | O presente estudo tem como titulo “Liderança Transformacional no Ensino Superior em Moçambique: Mecanismo de Implementação de Políticas de Formação no ISCISA (2023)”, teve como objectivos específicos: identificar os comportamentos dos líderes relacionando o estilo de liderança transformacional no ISCISA; descrever a relação entre a liderança transformacional e a implementação de políticas de formação escolar em Moçambique, no contexto do ISCISA e explicar a importância da liderança transformacional na implementação de políticas de formação escolar em Moçambique, no contexto do ISCISA. Quanto à natureza do estudo é básico, quanto ao objectivo é explicativo, a abordagem metodológica baseou-se no método misto, ou seja, a abordagem combinada (quantitativa e qualitativa) e sobre o procedimento técnico recorreu-se simultaneamente a pesquisa bibliográfica e documental. Utilizou-se o inquérito por questionário, entrevista e a observação participante, como técnica de recolha de dados. O inquérito por questionário foi aplicado aos funcionários da instituição em um número de 29, dos quais 15 técnicos, 8 docentes, 4 que exercem o cargo de direcção e chefia e 2 que não revelaram a sua ocupação profissional. A análise documental, entrevista e inquéritos permitiu identificar as condições de implementação de políticas de formação escolar em Moçambique, no contexto do ISCISA bem como a importância da liderança transformacional na implementação da mesma. Os resultados do estudo permitiram perceber que a direcção/líderes compreendem da necessidade de implementação das políticas de formação e o uso dos métodos inclusivos nos debates de tomada de decisão. Este aspecto pode contribuir para desenvolvimento da instituição e no melhoramento das competências, habilidades e atitudes dos funcionários afectos na instituição. |
URI: | http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1425 |
Appears in Collections: | DOGE - FACED - Dissertações de Mestrado |
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