Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1425
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorZimbico, Octávio José-
dc.contributor.authorModesto, Gilberto Manejo-
dc.date.accessioned2025-07-03T11:59:37Z-
dc.date.issued2025-05-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/1425-
dc.description.abstractO presente estudo tem como titulo “Liderança Transformacional no Ensino Superior em Moçambique: Mecanismo de Implementação de Políticas de Formação no ISCISA (2023)”, teve como objectivos específicos: identificar os comportamentos dos líderes relacionando o estilo de liderança transformacional no ISCISA; descrever a relação entre a liderança transformacional e a implementação de políticas de formação escolar em Moçambique, no contexto do ISCISA e explicar a importância da liderança transformacional na implementação de políticas de formação escolar em Moçambique, no contexto do ISCISA. Quanto à natureza do estudo é básico, quanto ao objectivo é explicativo, a abordagem metodológica baseou-se no método misto, ou seja, a abordagem combinada (quantitativa e qualitativa) e sobre o procedimento técnico recorreu-se simultaneamente a pesquisa bibliográfica e documental. Utilizou-se o inquérito por questionário, entrevista e a observação participante, como técnica de recolha de dados. O inquérito por questionário foi aplicado aos funcionários da instituição em um número de 29, dos quais 15 técnicos, 8 docentes, 4 que exercem o cargo de direcção e chefia e 2 que não revelaram a sua ocupação profissional. A análise documental, entrevista e inquéritos permitiu identificar as condições de implementação de políticas de formação escolar em Moçambique, no contexto do ISCISA bem como a importância da liderança transformacional na implementação da mesma. Os resultados do estudo permitiram perceber que a direcção/líderes compreendem da necessidade de implementação das políticas de formação e o uso dos métodos inclusivos nos debates de tomada de decisão. Este aspecto pode contribuir para desenvolvimento da instituição e no melhoramento das competências, habilidades e atitudes dos funcionários afectos na instituição.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUemen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectLiderança transformacionalen_US
dc.subjectPolítica de formaçãoen_US
dc.subjectTeorias da liderançaen_US
dc.subjectISCISAen_US
dc.titleLiderança transformacional no ensino superior em Moçambique: mecanismo de implementação de políticas de formação no ISCISA 2023en_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2025-07-03-
dc.description.resumoThe present study has the title “Transformational Leadership in Higher Education in Mozambique: Training Policy Implementation Mechanism at ISCISA (2023)”, its specific objective was: to identify the behaviors of leaders relating the transformational leadership style in ISCSA, describe the relationship between transformational leadership and the implementation of school training policies in Mozambique, in the context of ISCISA and explain the importance of transformational leadership in the implementation of school training policies in Mozambique, in the context of ISCISA. As for the nature of the study, it is basic, as for the objective, it is explanatory, the methodological approach was based on the mixed method, that is, the combined approach (quantitative and qualitative) and regarding the technical procedure, bibliographical and documentary research was simultaneously used. As questionnaire survey, interview and observation were used as data collection techniques. The questionnaire survey was applied to 29 employees of the institution, including 15 technicians, 8 teachers, 4 who hold management and leadership positions and 2 who did not reveal their professional occupation. Document analysis, interviews and surveys made it possible to identify the conditions for the implementation of school training policies in Mozambique, in the context of ISCISA, as well as the importance of transformational leadership in its implementation. The results of the study made it clear that management/leaders understand the need to implement training policies and the use of inclusive methods in decision-making debates. This aspect can contribute to the development of the institution and the improvement of the skills, abilities and attitudes of employees assigned to the institution.en_US
Appears in Collections:DOGE - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025 - Modesto, Gilberto Manejo.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.