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http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1407
Title: | Análise das estratégias implementadas pela Universidade Eduardo Mondlane para o alcance da equidade de género à luz dos objectivos dodesenvolvimento sustentável |
Authors: | Nipassa, Orlando Cumaio, Onésia Lurdes Estêvão |
Keywords: | Equidade de género Políticas públicas Desenvolvimento sustentável Ensino Superior Gender equity Public politics Sustainable development Higher education |
Issue Date: | Apr-2025 |
Publisher: | Universidade Eduardo Mondlane |
Abstract: | A presente dissertação analisa as estratégias implementadas pela Universidade Eduardo Mondlane para o Alcance da Equidade de Género à luz dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, uma vez constatada a fraca presença de docentes do sexo feminino na Universidade Eduardo Mondlane, assim como em altos cargos de chefia. Sob o argumento de que políticas e estratégias institucionais podem contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens, através do reconhecimento como forma alternativa para o alcance da justiça social, a partir da adopção da paridade participativa como princípio básico, esta pesquisa problematizou o contributo das estratégias implementadas pela UEM no alcance da igualdade de oportunidades entre docentes do sexo masculino e feminino dentro da universidade. A partir da pesquisa quantitativa e qualitativa, foram aplicados 168 inquéritos a docentes de ambos os sexos (10% da população do estudo) em cada uma das 6 escolas e 11 faculdades da UEM. A análise de dados, com base na teoria do reconhecimento de Nancy Fraser constatou-se que as disparidades de género estão associadas às injustiças culturais alicerçadas em padrões sociais androcêntricos institucionalizados e que a desconstrução desses padrões e a revalorização da identidade mulher podem contribuir para o equilíbrio de género na UEM. Desta feita, as conclusões consideram a validação da hipótese desta pesquisa segundo a qual as estratégias implementadas pela UEM vêm contribuindo para o alcance da igualdade de oportunidades entre docentes do sexo masculino e feminino, embora muito aquém dos objectivos pré-definidos pela mesma instituição. |
URI: | http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1407 |
Appears in Collections: | DAA - FLCS - Dissertações de Mestrado |
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