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dc.contributor.advisorNipassa, Orlando-
dc.contributor.authorCumaio, Onésia Lurdes Estêvão-
dc.date.accessioned2025-05-15T11:38:04Z-
dc.date.available2025-05-15T11:38:04Z-
dc.date.issued2025-04-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/1407-
dc.description.abstractA presente dissertação analisa as estratégias implementadas pela Universidade Eduardo Mondlane para o Alcance da Equidade de Género à luz dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, uma vez constatada a fraca presença de docentes do sexo feminino na Universidade Eduardo Mondlane, assim como em altos cargos de chefia. Sob o argumento de que políticas e estratégias institucionais podem contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens, através do reconhecimento como forma alternativa para o alcance da justiça social, a partir da adopção da paridade participativa como princípio básico, esta pesquisa problematizou o contributo das estratégias implementadas pela UEM no alcance da igualdade de oportunidades entre docentes do sexo masculino e feminino dentro da universidade. A partir da pesquisa quantitativa e qualitativa, foram aplicados 168 inquéritos a docentes de ambos os sexos (10% da população do estudo) em cada uma das 6 escolas e 11 faculdades da UEM. A análise de dados, com base na teoria do reconhecimento de Nancy Fraser constatou-se que as disparidades de género estão associadas às injustiças culturais alicerçadas em padrões sociais androcêntricos institucionalizados e que a desconstrução desses padrões e a revalorização da identidade mulher podem contribuir para o equilíbrio de género na UEM. Desta feita, as conclusões consideram a validação da hipótese desta pesquisa segundo a qual as estratégias implementadas pela UEM vêm contribuindo para o alcance da igualdade de oportunidades entre docentes do sexo masculino e feminino, embora muito aquém dos objectivos pré-definidos pela mesma instituição.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectEquidade de géneroen_US
dc.subjectPolíticas públicasen_US
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelen_US
dc.subjectEnsino Superioren_US
dc.subjectGender equityen_US
dc.subjectPublic politicsen_US
dc.subjectSustainable developmenten_US
dc.subjectHigher educationen_US
dc.titleAnálise das estratégias implementadas pela Universidade Eduardo Mondlane para o alcance da equidade de género à luz dos objectivos dodesenvolvimento sustentávelen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.resumoThis dissertation analyses the strategies implemented by the Eduardo Mondlane University to achieve gender equity, in the light of the Sustainable Development Goals, once the weak presence of female lectures at Eduardo Mondlane University was noted, as well as in senior positions. Under the argument that institutional policies and strategies can contribute to the promotion of equal opportunities for women and men, through recognition as an alternate way of achieving social justice, based on the adoption of participatory parity as a basic principle, this research problematized the contribution of the strategies implemented by UEM in achieving equal opportunities for male and female teachers within the university. Through quantitative and qualitative research, 168 surveys were administered to teachers of both sexes (10% of the study population) in each of the 6 schools and 11 colleges at UEM. Data analysis, based on Nancy Fraser’s theory of recognition, found that gender disparities are associated with cultural injustices based on institutional androcentric social standard and that revaluing women's identities and deconstructing these standards can contribute to gender balance at UEM. The conclusions, thus, validate the hypothesis of this research, according to which the strategies implemented by UEM have contributed to achieving equal opportunities for teachers (men and women), although far beyond the objectives pre- defined by the institution itself.en_US
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