dc.contributor.advisor |
Patimale, José Blaunde |
|
dc.contributor.author |
Sindique, Cláudio João |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-22T11:41:57Z |
|
dc.date.issued |
2024-03-01 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/974 |
|
dc.description.abstract |
The dissertation sought to analyze the Multicultural curriculum in Educational Policies in
Mozambique and its Epistemological Strategies for multicultural Pedagogical Practices for the
construction of otherness in Mozambican schools with a focus on some primary schools in Maputo.
Its specific objective was to explain how Mozambican educational policies are configured for a
multicultural curriculum perspective; describe the extent to which Educational Policies in
Mozambique contemplate multiculturalism in the curriculum and take into account cultural
expectations for the construction of otherness at school; describe how teachers incorporate the
cultural difference present in the classroom into their pedagogical practices and, finally, identify
the epistemological strategies (criteria, methods and instruments) used by teachers to construct
otherness in the classroom. The dissertation was guided by the following question: What
epistemological strategies of multicultural pedagogical practices are conveyed in educational
policies in Mozambique for the valorization/construction of others at school? This was field
research with a mixed approach (quali-quanti) involving 6 schools, with a total of 100 primary
school teachers. The research concluded that teachers have a reasonable perception of the
multicultural curriculum due to its influence on the local curriculum and apply the in-depth method
in the classroom, but their pedagogical practices are far from what this curricular model requires
in the classroom. In this sense, it is necessary to recognize the multicultural curriculum not as an
ideological action, but as something inherent to everyday school practices. It is necessary to
reframe the curriculum to a multicultural perspective |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Políticas educativas |
en_US |
dc.subject |
Currículo multicultural |
en_US |
dc.subject |
Práticas pedagógicas multiculturais |
en_US |
dc.subject |
Outridade |
en_US |
dc.subject |
Education Policies |
en_US |
dc.subject |
Othernes |
en_US |
dc.subject |
Multicultural pedagogical practices |
en_US |
dc.subject |
Multicultural curriculum |
en_US |
dc.title |
O currículo multicultural nas políticas educativas em Moçambique: estratégias epistemológicas de práticas pedagógicas multiculturais para valorização da outridade na escola |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2024-05-20 |
|
dc.description.resumo |
A dissertação procurou analisar o currículo Multicultural nas Políticas Educativas em Moçambique e suas Estratégias Epistemológicas de Práticas Pedagógicas multiculturais para construção da outridade na Escola moçambicana com o foco em algumas escolas primárias de Maputo. Teve como objectivo específico, explicar como as políticas educacionais moçambicanas estão configuradas para uma perspectiva do currículo multicultural; descrever em que medida as Políticas Educativas em Moçambique contemplam a multiculturalidade no currículo e têm em atenção as expectativas culturais para a construção da alteridade na escola; descrever como os professores incorporam nas suas práticas pedagógicas a diferença cultural presente na sala de aulas e, por fim, identificar as estratégias epistemológicas (critérios, métodos e instrumentos) usados
pelos professores para a construção da outridade na sala de aula. A dissertação orientou-se pela seguinte questão: Que estratégias epistemológicas de práticas pedagógicas multiculturais são veiculadas nas políticas educativas em Moçambique para a valorização/construção do outro na escola? Tratou-se de uma pesquisa de campo com abordagem mista (quali-quanti) envolvendo 6 escolas, com um total de 100 professores do ensino primário. Concluiu-se com a pesquisa que os professores possuem uma percepção razoável sobre o currículo multicultural devido a sua influência no currículo local e aplicam o método por aprofundamento na sala, porém as suas práticas pedagógicas estão distantes do que este modelo curricular exige na sala de aulas. Nesse
sentido, faz-se necessário reconhecer o currículo multicultural não como acção ideológica, mas como algo inerente ao quotidiano de práticas escolares. É necessário a ressignificação do currículo para uma perspectiva multicultural |
en_US |