dc.contributor.advisor |
Miguel, João |
|
dc.contributor.advisor |
Vieira, Toni André Scharlau |
|
dc.contributor.author |
Mangue, Aida Aurora Madope |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-09T12:57:53Z |
|
dc.date.available |
2024-05-09T12:57:53Z |
|
dc.date.issued |
2023-06 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/933 |
|
dc.description.abstract |
A presente dissertação faz um estudo sobre a forma como as rádios comunitárias (RCs) têm
desempenhado um papel importante nos processos de desenvolvimento e fortalecimento
sociopolítico das comunidades e das organizações sociais locais ligadas a elas. No contexto
Africano, isso fica ainda mais presente devido à situação econômica, às características
geográficas e às baixas taxas de alfabetização. Nessa pesquisa, apresenta-se um panorama
contemporâneo das rádios comunitárias em Moçambique, bem como um histórico da criação
das mesmas. Relaciona-se os eventos com a perspectiva da Comunicação para o
Desenvolvimento, mostrando, assim, de que forma as emissoras foram estruturadas e
apontando como são realizadas as actividades actualmente na perspectiva de compreender
perfis de programação, formas de manutenção e relacionamento com os públicos. Destaca-se,
também, a legislação moçambicana vigente em estudo realizado a partir de entrevistas e
observação dos sites das duas entidades que coordenam os trabalhos das rádios comunitárias
em Moçambique, o Instituto de Comunicação Social (ICS) e o Fórum Nacional das Rádios
Comunitárias (FORCOM). Por fim, aponta-se perspectivas para ampliar o trabalho de
jornalismo local e hiper local, levando-se em conta o conceito de Comunicação para o
Desenvolvimento e seu papel no dia-a-dia de funcionamento das emissoras comunitárias em
Moçambique. Apresenta-se, ainda, as possibilidades de incrementar acções das rádios
moçambicanas a partir do uso de teorias e prácticas baseadas nas experiências de Mário
Kaplun, Paulo Freire, entre outros, apontando para políticas e acções que consolidem essas
emissoras como um forte instrumento de agregação e integração comunitária a partir da
Educomunicação. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Comunicação |
en_US |
dc.subject |
Rádios comunitárias |
en_US |
dc.subject |
Educomunicação |
en_US |
dc.subject |
Extensão universitária |
en_US |
dc.title |
As rádios comunitárias e a produção de conteúdos perspectivas de desenvolvimento comunitário e humano na interface com educomunicação potencialidades no trabalho do ICS E FORCOM |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
The present dissertation studies the way in which community radios (RCs) have played an
important role in the processes of sociopolitical development and strengthening of
communities and local social organizations linked to them. In the African context, this is even
more present due to the economic situation, geographic characteristics and low literacy rates.
This research presents a contemporary overview of community radios in Mozambique, as well
as a history of their creation. The events are related to the perspective of Communication for
Development, thus showing how the stations were structured and pointing out how activities
are currently carried out with a view to understanding programming profiles, forms of
maintenance and relationship with the public. Also noteworthy is the current Mozambican
legislation in a study carried out based on interviews and observation of the websites of the
two entities that coordinate the work of community radios in Mozambique, the Institute of
Social Communication (ICS) and the National Forum of Community Radios (FORCEM).
Finally, perspectives are pointed out to expand the work of local and hyper local journalism,
taking into account the concept of Communication for Development and its role in the day-to-
day operation of community broadcasters in Mozambique. It also presents the possibilities of
increasing the actions of Mozambican radios from the use of theories and practices based on
the experiences of Mário Kaplun, Paulo Freire, among others, pointing to policies and actions
that consolidate these stations as a strong instrument of aggregation. and community
integration through Educommunication. |
en_US |