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Determinantes da satisfação dos pacientes com hipertensão arterial no Serviço - consulta de doenças crónicas, no Centro de Saúde de Bagamoyo (CSB)

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dc.contributor.advisor Chilundo, Baltazar
dc.contributor.author Garrine, Suraia Reginaldo Bié
dc.date.accessioned 2024-04-26T08:49:56Z
dc.date.available 2024-04-26T08:49:56Z
dc.date.issued 2024-02
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/916
dc.description.abstract A satisfação do utente funciona como um indicador de qualidade no sistema de saúde de qualquer país, pelo que o conhecimento da perspectiva do utente à cerca desta dimensão é considerado indispensável, para monitorizar a qualidade dos serviços de saúde e para identificar problemas a corrigir, expectativas em relação aos cuidados e ainda reorganizar serviços de saúde. A pesquisa analisa os determinantes da satisfação de pacientes hipertensos atendidos nas consultas de doenças crónicas no Centro de Saúde de Bagamoyo. A pesquisa foi realizada no Centro de Saúde de Bagamoyo, e obedeceu uma abordagem mista sendo quali-quantitativa. A pesquisa envolveu 198 pacientes com Hipertensão Arterial, a análise de dados foi feita através da análise de conteúdo e análise estatística (teste Qui-Quadrado). No geral, verificou-se 87,37% de satisfação global. Aplicando o teste Qui-Quadrado de Pearson a um nível de significância de 5%, verificou-se que a satisfação dos pacientes não está relacionada com as variáveis sociodemográficas: sexo e acessibilidade aos cuidados de saúde, (χ2 =2,347 com pvalue = 0,309), estado civil e acessibilidade aos cuidados de saúde, (χ2 = 0,610 com pvalue = 0,962). Os entrevistados, a maioria deles referiram que os funcionários de saúde estão a trabalhar bem, é fácil, não vê nada difícil, fazem bicha e entregam os cartões e são chamados em ordem de chegada, e em caso de dar continuidade é com marcação, os funcionários fazem as marcações no cartão do paciente, dependendo do estado em que o paciente se encontra, se está controlado a tensão, a glicemia, então depende disso. Conclui-se que os pacientes hipertensos atendidos nas consultas de doenças crónicas estão satisfeitos com a prestação dos cuidados de saúde, acessibilidade aos cuidados de saúde e interacção entre pacientes e os provedores de serviços de saúde, embora existam factores críticos, como tempo de espera, falta de água e saneamento, sobretudo nas casas de banho e falta de gabinetes para os profissionais de saúde. Precisa-se de uma intervenção coordenada para criar mudanças efectivas, no atendimento aos pacientes e nas infra-estruturas. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Satisfação dos pacientes en_US
dc.subject Hipertensão arterial en_US
dc.subject Doenças Crónicas en_US
dc.subject Patient satisfaction en_US
dc.subject High blood pressure en_US
dc.subject Chronic diseases en_US
dc.title Determinantes da satisfação dos pacientes com hipertensão arterial no Serviço - consulta de doenças crónicas, no Centro de Saúde de Bagamoyo (CSB) en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.resumo User satisfaction works as an indicator of quality in the health system of any country, so knowledge from the user's perspective on this dimension is considered essential to monitor the quality of health services and to identify problems to be corrected, expectations in relation to care and also reorganizing health services. The research analyzes the determinants of satisfaction of hypertensive patients seen in chronic disease consultations at the Bagamoyo Health Center. The research was carried out at the Bagamoyo Health Center, and followed a mixed qualitative-quantitative approach. The research involved 198 patients with Arterial Hypertension, data analysis was carried out through content analysis and statistical analysis (Chi-Square test). Overall, there was 87,37% global satisfaction. Applying Pearson's Chi- Square test at a significance level of 5%, it was found that patient satisfaction is not related to the sociodemographic variables: gender and accessibility to healthcare, (χ2 =2.347 with pvalue = 0.309) , marital status and accessibility to health care, (χ2 = 0.610 with pvalue = 0.962). Most of the interviewees reported that the health workers are working well, and easily, they don't see anything difficult, they line up and hand over the cards and they are called in order of arrival, and if they continue and with an appointment, the employees make appointments on the patient's card, depending on the patient's condition, whether their blood pressure or blood sugar is controlled, so it depends on that. It is concluded that hypertensive patients seen in chronic disease out patients clinics are satisfied with the provision of health care, accessibility to health care and interaction between patients and health service providers, although there are critical factors such as waiting time, lack of water and sanitation, especially in bathrooms and lack of offices for health professionals. Coordinated intervention is needed to create effective changes in patient care and infrastructure. en_US


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