dc.contributor.advisor |
Chilundo, Baltazar |
|
dc.contributor.author |
Garrine, Suraia Reginaldo Bié |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-26T08:49:56Z |
|
dc.date.available |
2024-04-26T08:49:56Z |
|
dc.date.issued |
2024-02 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/916 |
|
dc.description.abstract |
A satisfação do utente funciona como um indicador de qualidade no sistema de saúde de
qualquer país, pelo que o conhecimento da perspectiva do utente à cerca desta dimensão é
considerado indispensável, para monitorizar a qualidade dos serviços de saúde e para identificar
problemas a corrigir, expectativas em relação aos cuidados e ainda reorganizar serviços de
saúde. A pesquisa analisa os determinantes da satisfação de pacientes hipertensos atendidos nas
consultas de doenças crónicas no Centro de Saúde de Bagamoyo. A pesquisa foi realizada no
Centro de Saúde de Bagamoyo, e obedeceu uma abordagem mista sendo quali-quantitativa. A
pesquisa envolveu 198 pacientes com Hipertensão Arterial, a análise de dados foi feita através
da análise de conteúdo e análise estatística (teste Qui-Quadrado). No geral, verificou-se 87,37%
de satisfação global. Aplicando o teste Qui-Quadrado de Pearson a um nível de significância
de 5%, verificou-se que a satisfação dos pacientes não está relacionada com as variáveis
sociodemográficas: sexo e acessibilidade aos cuidados de saúde, (χ2 =2,347 com pvalue =
0,309), estado civil e acessibilidade aos cuidados de saúde, (χ2 = 0,610 com pvalue = 0,962).
Os entrevistados, a maioria deles referiram que os funcionários de saúde estão a trabalhar bem,
é fácil, não vê nada difícil, fazem bicha e entregam os cartões e são chamados em ordem de
chegada, e em caso de dar continuidade é com marcação, os funcionários fazem as marcações
no cartão do paciente, dependendo do estado em que o paciente se encontra, se está controlado
a tensão, a glicemia, então depende disso. Conclui-se que os pacientes hipertensos atendidos
nas consultas de doenças crónicas estão satisfeitos com a prestação dos cuidados de saúde,
acessibilidade aos cuidados de saúde e interacção entre pacientes e os provedores de serviços
de saúde, embora existam factores críticos, como tempo de espera, falta de água e saneamento,
sobretudo nas casas de banho e falta de gabinetes para os profissionais de saúde. Precisa-se de
uma intervenção coordenada para criar mudanças efectivas, no atendimento aos pacientes e nas
infra-estruturas. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Satisfação dos pacientes |
en_US |
dc.subject |
Hipertensão arterial |
en_US |
dc.subject |
Doenças Crónicas |
en_US |
dc.subject |
Patient satisfaction |
en_US |
dc.subject |
High blood pressure |
en_US |
dc.subject |
Chronic diseases |
en_US |
dc.title |
Determinantes da satisfação dos pacientes com hipertensão arterial no Serviço - consulta de doenças crónicas, no Centro de Saúde de Bagamoyo (CSB) |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
User satisfaction works as an indicator of quality in the health system of any country, so
knowledge from the user's perspective on this dimension is considered essential to monitor the
quality of health services and to identify problems to be corrected, expectations in relation to
care and also reorganizing health services. The research analyzes the determinants of
satisfaction of hypertensive patients seen in chronic disease consultations at the Bagamoyo
Health Center. The research was carried out at the Bagamoyo Health Center, and followed a
mixed qualitative-quantitative approach. The research involved 198 patients with Arterial
Hypertension, data analysis was carried out through content analysis and statistical analysis
(Chi-Square test). Overall, there was 87,37% global satisfaction. Applying Pearson's Chi-
Square test at a significance level of 5%, it was found that patient satisfaction is not related to
the sociodemographic variables: gender and accessibility to healthcare, (χ2 =2.347 with pvalue
= 0.309) , marital status and accessibility to health care, (χ2 = 0.610 with pvalue = 0.962). Most
of the interviewees reported that the health workers are working well, and easily, they don't see
anything difficult, they line up and hand over the cards and they are called in order of arrival,
and if they continue and with an appointment, the employees make appointments on the
patient's card, depending on the patient's condition, whether their blood pressure or blood sugar
is controlled, so it depends on that. It is concluded that hypertensive patients seen in chronic
disease out patients clinics are satisfied with the provision of health care, accessibility to health
care and interaction between patients and health service providers, although there are critical
factors such as waiting time, lack of water and sanitation, especially in bathrooms and lack of
offices for health professionals. Coordinated intervention is needed to create effective changes
in patient care and infrastructure. |
en_US |