dc.contributor.advisor |
Zimbico, Octávio José |
|
dc.contributor.author |
Momade, Herma Kátia Mário |
|
dc.date.accessioned |
2024-04-16T12:03:27Z |
|
dc.date.issued |
2024-04-01 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/910 |
|
dc.description.abstract |
The present dissertation aimed to analyze the relationship between leadership strategies and institutional
capacity for managing labor conflicts at Completa Primary School Unit 2 during the period of 2022-2023.
In the course of this study, a mixed-method research approach was employed, involving the selection of a
sample of 54 participants through simple random sampling. Data were collected using closed
questionnaires, semi-structured interviews, and non-participant observation, and were analyzed using
SPSS, Microsoft Excel, and thematic content analysis technique. The results demonstrated that among the
primary leadership strategies adopted at the school during the study period, participants considered active
participation of stakeholders in the Education Project, continuous empowerment of employees, and
sharing of vision by managers with the institution. Regarding the conflict management process
implemented at Completa Primary School Unit 2, the results confirmed that participants had a negative
evaluation of how managers handle conflicts at the school level; statistical analysis revealed an overall
average of (mean = 2.99), (Σ = 1.25), indicating a negative appreciation of the procedures used in conflict
management at the school. Concerning the relationship between leadership strategies and institutional
capacity for managing labor conflicts at Completa Primary School Unit 2, it was found that there is no
positive relationship between leadership strategies and institutional capacity for managing labor conflicts
at the school. Based on these conclusions, it is recommended that leadership processes take into account
the school's macro structure, as well as its members in general, aiming to develop efficient leadership
strategies that establish clear policies and procedures for conflict management, promote active
participation of stakeholders in strategic action plans in school decisions and processes, and invest in
continuous employee empowerment by providing professional development opportunities, training, and
workshops related to conflict management and leadership |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Gestão de conflitos laborais |
en_US |
dc.subject |
Estratégias de liderança |
en_US |
dc.subject |
Elementos da mediação |
en_US |
dc.subject |
Labor dispute management |
en_US |
dc.subject |
Leadership strategies |
en_US |
dc.subject |
Elements of mediation |
en_US |
dc.title |
A liderança escolar e capacidade institucional de gestão de conflitos laborais nas instituições de ensino básico: o caso da Escola Primária Completa Unidade 2 (ESG1) [2022-2023] |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2024-04-15 |
|
dc.description.resumo |
A presente dissertação teve como objectivo, analisar a relação entre as estratégias de liderança e a
capacidade institucional de gestão de conflitos laborais na Escola Primária Completa Unidade 2 no
período de 2022-2023. Durante a elaboração, recorreu-se a abordagem de pesquisa mista, através da
selecção de uma amostra de 54 participantes, baseado na amostragem casual simples e os dados foram
colhidos através do questionário fechado, entrevista semi-estruturada e a observação não-participante,
analisados através do SPSS, Microsoft Excel e a técnica de análise de conteúdo temática e categorial. Os
resultados demonstraram que nas principais estratégias de liderança adoptadas na Escola no período em
estudo, os participantes consideraram a participação activa dos intervenientes do PEA, capacitação
contínua dos colaboradores e partilha da visão pelos gestores com a instituição. Em relação ao processo
de gestão de conflitos implementado na Escola Primária Completa Unidade 2, os resultados corroboraram
que há uma avaliação negativa dos participantes relativamente a forma como os gestores gerem os
conflitos a nível da escola; através das análises estatísticas, foi possível apurar uma média global de (
=2,99), (Σ=1,25), demonstrando uma apreciação negativa em relação aos procedimentos usados aquando
da gestão de conflitos na escola. No que diz respeito a relação entre estratégias de liderança e capacidade
institucional de gestão de conflitos laborais na Escola Primária Completa Unidade 2, apurou-se que não
há uma relação positiva entre as estratégias de liderança e capacidade institucional de gestão de conflitos
laborais na escola. Face a essas conclusões, recomenda-se que exerçam o processo de liderança tendo em
conta a estrutura macro da escola, assim como os membros em geral, no intuito de desenvolver estratégias
de liderança eficientes, que desenvolvam políticas e procedimentos claros para a gestão de conflitos,
promovam a participação activa dos intervenientes do plano estratégico de acção nas decisões e processos
da escola, e invistam na capacitação contínua dos colaboradores, fornecendo oportunidades de
desenvolvimento profissional, treinamentos e workshops relacionados à gestão de conflitos e liderança |
en_US |