dc.contributor.advisor |
Psico, José Augusto Tomo |
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dc.contributor.advisor |
Rajá, Estácio Dinazarte Omar |
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dc.contributor.author |
Fernando, Tânia Maria João |
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dc.date.accessioned |
2023-11-30T10:18:19Z |
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dc.date.available |
2023-11-30T10:18:19Z |
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dc.date.issued |
2023-10 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/836 |
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dc.description.abstract |
The quality of products and services is an important element in ensuring customer satisfaction
and loyalty. Financial institutions seek to ensure elements to win customers and remain in the
competition through greater customer satisfaction and loyalty. In this sense, Banco Millennium
BIM, as part of its strategic plan, launched innovative and personalized services in the
Mozambican financial system designed to meet the financial needs and expectations of
different market segments. Based on this experience, this study sought to analyze the
relationship between the perceived quality of the services and products offered by Millennium
BIM and the satisfaction and loyalty of its customers. The theories of relationship marketing
and expectations, together with the SERVQUAL model, enabled the measurement of perceived
quality, obtained through statistical data from a questionnaire, in addition to qualitative
information collected through semi-structured interviews conducted with customers and bank
managers. The results of this research highlighted a strong and direct correlation between the
quality of services provided, customer satisfaction and subsequent customer loyalty. Among
the various factors explaining the loyalty of BIM customers over the five years of the study in
Maputo province, the strategic presence of branches and ATMs in locations frequented by
customers, when compared to other banks, was the most important. In addition, the
effectiveness of BIM in resolving client demands also proved to be a determining factor. A
quality of products and services, along with customer satisfaction and loyalty, are crucial
elements for the success of a financial institution. Coordinated actions are necessary to
strengthen Millennium BIM's capability by enhancing its services, listening to its customers,
and adapting to market changes to maintain and reinforce its competitive position. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Qualidade percebida |
en_US |
dc.subject |
Satisfação |
en_US |
dc.subject |
Fidelização de clientes |
en_US |
dc.title |
A relação entre a qualidade do serviço, satisfação e fidelização do cliente no sector bancário em Moçambique: o caso do Banco Millennium BIM na província de Maputo (2016-2020) |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
A qualidade dos produtos e serviços constitui um elemento importante na garantia da satisfação
e fidelização dos clientes. O sector bancário procura garantir elementos para conquistar clientes
e se manterem na concorrência através da maior satisfação e fidelização dos clientes. Neste
sentido o Banco Millennium BIM, no âmbito do seu plano estratégico, lançou no sistema
financeiro moçambicano serviços inovadores e personalizados concebidos para satisfazer as
necessidades e expectativas financeiras dos diferentes segmentos de mercado. Com base nessa
experiência, este estudo procurou analisar a relação entre a qualidade percebida dos serviços e
produtos oferecidos pelo Millennium BIM e a satisfação e fidelização de seus clientes. As
teorias do marketing relacional e das expectativas, juntamente com o modelo de SERVQUAL,
possibilitaram a mensuração da percepção de qualidade, obtida por meio de dados estatísticos
provenientes de um questionário, além de informações qualitativas coletadas por meio de
entrevistas semi-estruturadas conduzidas com clientes e gestores bancários. Os resultados desta
pesquisa destacaram uma forte e direta correlação entre a qualidade dos serviços prestados, a
satisfação dos clientes e sua subsequente fidelização. Entre os diversos fatores que explicam a
fidelização dos clientes do BIM ao longo dos cinco anos de estudo na província de Maputo, a
presença estratégica de balcões e ATMs em locais frequentados pelos clientes, quando
comparado com outros bancos considerados sistémicos, se mostrou crucial. Além disso, a
eficácia do BIM em resolver as demandas dos clientes também se revelou como um fator
determinante. A qualidade dos produtos e serviços, juntamente com a satisfação e a fidelização
dos clientes, são elementos cruciais para o sucesso de uma instituição financeira. Acçōes
coordenadas são necessárias para fortalecer a capacidade do Banco Millennium BIM
aprimorando seus serviços, ouvindo seus clientes e adaptando-se às mudanças do mercado para
manter e fortalecer sua posição competitiva. |
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