Abstract:
Este artigo analisa a contribuição dos serviços financeiros digitais para a inclusão financeira em
Moçambique, com base no modelo Autoregressive Distributed Lag (ARDL), para o período de
janeiro de 2011 a setembro de 2019. Estudamos dois modelos para analisar a contribuição do digital
serviços financeiros para a inclusão financeira (medida pelo número de contas bancárias) em
Moçambique. O primeiro modelo utiliza meios de pagamentos digitais tradicionais como variáveis independentes,
tais como o volume de transacções financeiras através de caixas automáticas (ATM), pontos de vendas (POS), transferências electrónicas de fundos inter e intrabancários, débito directo e remessas nacionais e transfronteiriças. O segundo modelo considera meios digitais inovadores de pagamentos, como
internet banking, mobile banking e dinheiro eletrônico. Concluímos que, excluindo
remessas e débito direto, que apresentam baixos níveis de penetração no país, e internet
transações bancárias, as restantes variáveis contribuem para a inclusão financeira. Nossos resultados confirmam
o papel crucial que os serviços financeiros digitais desempenham na inclusão financeira, particularmente na melhoria
acesso e utilização de serviços pela população mal servida.