dc.contributor.advisor |
Joanguete, Celestino |
|
dc.contributor.author |
Rufai, Edson Filomeno Joaquim |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-18T10:10:08Z |
|
dc.date.issued |
2023-08-01 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/813 |
|
dc.description.abstract |
Digital innovation has become increasingly important for economic growth in Mozambique,
especially for micro, small and medium-sized enterprises (MSMEs). This study aims to analyze
how digital innovation can contribute to the economic growth of mozambican MSMEs, identifying
the main barriers and challenges faced in the implementation of digital technologies.
To achieve this objective, were carried out a bibliographical review on the subject, questionnaires
with owners, managers and employees of MSMEs operating in Maputo City, and interviews with
associations that represent these companies. The empirical data collected revealed that MSME's
face barriers related to lack of financial resources, technical skills, infrastructure, knowledge and
information, in addition to government regulations.
However, the adoption of digital innovation can bring significant benefits, such as increasing the
efficiency and productivity of companies, reducing operating costs and expanding the scope of
business. Digital innovation in mozambican MSMEs has contributed to the country's economic
growth, as these companies represent a significant part of the business sector and play an important
role in generating jobs and stimulating local development.
It is important to emphasize that this study has some limitations, such as the limited availability of
information on the use of digital technologies in mozambican MSMEs and difficulties in accessing
some companies. However, the results obtained can serve as a basis for understanding the reality
of the companies surveyed and as a reference for future work in the same area of study |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Inovação digital |
en_US |
dc.subject |
Crescimento económico |
en_US |
dc.subject |
Micro, Pequenas e Médias empresas |
en_US |
dc.subject |
Digital innovation |
en_US |
dc.subject |
Micro, Small and Medium enterprises |
en_US |
dc.subject |
Economic growth |
en_US |
dc.title |
Inovação digital em MPME’s Moçambicanas e sua contribuição para o crescimento económico do país |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2023-10-18 |
|
dc.description.resumo |
A inovação digital tem se tornado cada vez mais importante para o crescimento económico em
Moçambique, especialmente para as micro, pequenas e médias empresas (MPME's). Este estudo
tem como objectivo analisar como a inovação digital pode contribuir para o crescimento
económico das MPME's moçambicanas, identificando as principais barreiras e desafios
enfrentados na implementação de tecnologias digitais.
Para alcançar esse objectivo, foi realizada a revisão bibliográfica sobre o tema, preenchido
questionários com proprietários, gestores e colaboradores de MPME's actuantes na Cidade de
Maputo, e entrevistas com associações que representam essas empresas. Os dados empíricos
colectados revelaram que as MPME's enfrentam, dentre várias, barreiras relacionadas à falta de
recursos financeiros, habilidades técnicas, infra-estruturas, conhecimento e informação, além de
regulamentações governamentais.
É importante ressaltar que este estudo possui algumas limitações, como a disponibilidade limitada
de informações sobre o uso de tecnologias digitais nas MPME's moçambicanas e as dificuldades
de acesso a algumas empresas. No entanto, os resultados obtidos podem servir como base para
compreender a realidade das empresas pesquisadas e como referência para futuros trabalhos na
mesma área de estudo.
Este estudo evidenciou que a adopção e implementação da inovação digital tem um impacto
positivo nas MPME's moçambicanas, contribuindo para o crescimento económico do país. As
empresas que adoptaram estratégias de inovação digital experimentaram melhorias na eficiência
operacional, acesso a novos mercados, estímulo à criatividade e inovação. No entanto, a percepção
de um custo elevado associado à inovação digital pode ser um obstáculo para algumas empresas |
en_US |