Abstract:
Os Portos representam um elemento chave das redes de navegação envolvidas para apoiar a
conectividade dos mercados globais. Portanto, é crucial realizar uma avaliação de
segurança efectiva dos portos para garantir a robustez e sustentabilidade. Esta tese propõe
um Quadro de Gestão de Risco (QGR) para abordar questões encontradas durante o
processo de análise de risco no Porto da Matola. O QGR começa com a identificação de
perigos (HAZID), que foi realizada através de uma revisão de bibliográfica apropriada,
observações e conversas com especialistas portuários no Porto da Matola durante o estágio.
Os vários perigos identificados foram organizados em critérios de risco correspondentes.
Foram identificados sete critérios de risco, nomeadamente: Critérios de Risco Ambiental,
Segurança Portuária, Erro Humano, Técnico, Gestão de Segurança, Empresarial e de
Desastres Naturais. Em cada critério de risco existem vários perigos relacionados. No
entanto, a ordem na qual as decisões ou tácticas de design são incorporadas em uma
empresa tem um impacto significativo sobre o quão bem o dinheiro disponível é tratado na
solução de arquitetura para riscos. Como resultado, na segunda fase do QGR proposto para
esta pesquisa foi realizada uma avaliação de risco. O princípio da avaliação de risco é
organizar os critérios de risco em uma sequência de prioridade. O método Analytical
Hierarchal Process (AHP) foi utilizado para determinar os pesos relativos dos critérios de
risco identificados e priorizados. Os cinco critérios de alto risco de peso foram
selecionados para seguir nas próximas etapas do QGR. Os perigos de cada critério de risco
também foram tratados no ambiente AHP, o objectivo era encontrar os perigos de alto peso
relacionados a cada um dos cinco principais critérios de risco. Os perigos prioritários de
cada critério de risco foram tratados como o evento de topo a ser usado para conduzir o
FTA na etapa subsequente do QGR. No entanto, porque a segurança portuária é uma das
principais preocupações da autoridade portuária, é crucial abordar o nível de segurança do
porto da Matola e isso foi incorporado no QGR. O nível de segurança dos Portos baseia-se
no quadro do código ISPS, e para aceder a este nível, a Tabela de Fatores de Risco de
Segurança (SRFT) e o Trapezoidal Fuzzy Number (TFN) foram as ferramentas de apoio, e
uma vez aplicado o nível de segurança para o porto da Matola foram considerados
moderados de acordo com o código ISPS. No QGR, as alternativas de mitigação são
abordadas como último passo. Para alternativas de mitigação as normas internacionais, ISO
e códigos internacionais de segurança aplicados em terminais portuários foram o foco para
alternativas de mitigação dos critérios de risco.