dc.contributor.advisor |
Guro, Manuel Zianja |
|
dc.contributor.author |
Ernesto, António |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-23T11:06:08Z |
|
dc.date.available |
2023-05-23T11:06:08Z |
|
dc.date.issued |
2023-04-01 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/781 |
|
dc.description.abstract |
The present research aims to analyse the phenomenon of school dropout in the Marista School
of Manhiça district. It had a perspective of qualitative research combined with descriptive
matters and incorporating some quantitative analysis based on official statistics from
Department of Education. For the collection of data, it was the survey or inquiry and non-
structured interview, which were applied to the teachers, parents or the guardians and the
headmasters of the institution, The main issue was formulated in the following way: What are
the causes and factors of school dropout in the Marista School of Manhiça district. The study or
research involved more or less 56 people who were inquired and interviewed, and they were
able to answer, among different socioeconomic professional categories, such as: the
headmasters (3), teachers (33) making almost 49,3% of teachers, parents and the guardian of
education (20). After analysing the collected data, there was an observation of significative
average of school dropout; many pupils/students have great difficulties in remaining or staying
motivated to invest on school learning. This reality occurs because of following causes (low
average of students, disinterest, sexual abuse and harassment, consumption of alcohol and
drugs, low level of education of parents, seasonal employment, teachers without motivation
and absences) and there are also some factors (low preparation in previous classes, social
stability or conditions, schools without vacances during the registrations) and others elements
such as: inadequate didactics materials, irrelevant curriculum towards the local context and
unadopted to school, school absenteeism, precoce paternity, low socioeconomic level of the
families and lack of incentive from parents. There is a need of having new strategies of
promotion and appreciation of the school learning, which are largely neglected towards the
understanding of the major relevance of professional activity less qualified. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Abandono escolar |
en_US |
dc.subject |
Escola Marista da Manhiça |
en_US |
dc.subject |
Aproveitamento pedagógico |
en_US |
dc.subject |
Processo de ensino - aprendizagem |
en_US |
dc.title |
Causas e factores que influenciam a ocorrência do abandono escolar de alunos: um estudo de caso na Escola Marista da Manhiça |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
O presente trabalho, que teve como objectivo analisar o fenómeno do abandono escolar na
escola Marista da Manhiça, teve uma perspectiva de pesquisa qualitativa e de carácter
descritivo, incorporando a análise quantitativa a partir das estatísticas oficiais do Sector de
Educação. Para recolha de dados, foi usada o questionário e a entrevista não-estruturada,
critério aplicado aos professores, pais e encarregados de educação, e directores da escola. A
questão de partida foi formulada nos seguintes termos: Que causas e factores influenciam o
Abandono Escolar na Escola Marista da Manhiça? Não obstante, o estudo inquiriu um total de
56 indivíduos que responderam ao questionário e entrevista, sendo de diferentes categorias
sócio-profissionais: directores (3), professores (33) que correspondem a 49,3 % do número de
professores, pais e encarregados de educação (20). Após uma análise dos dados colectados, foi
observado que há uma taxa significativa de insucesso e abandono escolar: muitos alunos têm
realmente dificuldade em permanecer motivados para investir nas aprendizagens escolares.
Esta realidade deve-se a diferentes causas (Baixo rendimento de aluno, desinteresse,
indisciplina, abuso e assédio sexual, consumo de drogas/alcoolismo, baixo nível de
escolaridade dos pais, trabalho caseiro/emprego sazonal, falta de motivação e absentismo dos
professores) e a vários factores: (a fraca preparação inicial nas classes prévias, instabilidade
social/condições sociais, falta de vagas noutras escolas dando compasso de espera) e outros
elementos adicionais, tais como: materiais didácticos pouco adequados, currículo irrelevante
para o contexto, inadaptação à escola, paternidade precoce, baixo nível sócio-económico das
famílias e ausência de incentivo por parte dos pais. Detecta-se a necessidade de novas
estratégias de promoção e de valorização das aprendizagens escolares, ainda largamente
negligenciadas face à percepção de maior relevância da actividade profissional pouco
qualificada. |
en_US |