dc.contributor.advisor |
Goncalves, António Cipriano Parafino |
|
dc.contributor.author |
Langa, Sérgio Jeremias |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-23T11:05:59Z |
|
dc.date.available |
2023-05-23T11:05:59Z |
|
dc.date.issued |
2023-03-01 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/780 |
|
dc.description.abstract |
In the work entitled “Television and education for the values of local culture in Mozambique: a study from
the programming grid of three television channels”, we took as object the programming grids of three television
channels in Mozambique and proposed a discussion that establishes a relationship between Television, Education
and Local Cultural Values. Given that canned television content predominates on national television in an average
order of 50%, we question the meaning of national television educational action and its social axiological dimension
for Mozambicans. Our questioning is supported by the Gramscian consideration according to which Television is one
of the most important institutions of civil society that has the function of educating for the consensus of fundamental
social groups and, thus, constitutes a trench of struggle for hegemony. Understood in this way, Television is a
mediation of non-formal education. The objective is, therefore, to understand that education for local cultural values is
provided by national television channels in Mozambique. From a methodological point of view, we took Dialectics as
a compass that led us to possible answers to our investigative concern. The research results indicate that Portuguese
colonial education imposed a rupture with the cultural and social values of the natives and such rupture, as our study
will show, has extended to the present. In Television, we identified a grid dependent on content whose values are
inherent to the dominant countries in the media industry, unrelated to the local culture, so the education provided by
the analyzed television channels is not for the values of local culture, nor for the cultural memory based on in
ancestry. As a suggestion, we point to the need for a Mozambiology in the programming schedules of Mozambican
television, a fact that may allow Mozambican Television to contribute to an education for the values of local culture. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Televisão |
en_US |
dc.subject |
Valores locais |
en_US |
dc.subject |
Grelha da programação |
en_US |
dc.subject |
Cultura |
en_US |
dc.title |
A televisão e a educação para valores da cultura local em Moçambique: um estudo a partir da grelha de programação de três canais de televisão (TVM, MIRAMAR E STV) |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
No trabalho intitulado “A televisão e a educação para os valores da cultura local em
Moçambique: um estudo a partir da grelha da programação de três canais de Televisão”,
propusemo-nos a discutir a relação entre a Televisão, Educação e os Valores Culturais Locais, a
partir das grelhas de programação de três canais televisivos em Moçambique. Atendendo a que os
conteúdos televisivos Enlatados
coexistem na Televisão nacional numa razão média de 50%,
questionámos o significado da acção educativa televisiva nacional e da sua dimensão axiológica
social para os moçambicanos. O nosso questionamento tem respaldo na consideração gramsciana
segundo a qual a Televisão é uma das mais importantes instituições da sociedade civil que tem a
função de educar para o consenso dos grupos sociais fundamentais e, assim, constitui-se numa
trincheira de luta pela hegemonia. Assim entendida, a Televisão é uma instância mediadora de
educação não formal. O objectivo é, por conseguinte, o de compreender que educação para valores
culturais locais é propiciada por aqueles três canais nacionais de Televisão em Moçambique. Sob o ponto de
vista metodológico, tomámos a Dialéctica como bússola que nos conduziu às possíveis respostas à
inquietação investigativa. Os resultados da pesquisa indicam que a Educação colonial portuguesa
impôs uma ruptura com os valores culturais e sociais dos nativos e tal ruptura, como o nosso
estudo vai mostrar, perdura até ao presente. Na Televisão identificámos uma grelha dependente de
conteúdos cujos valores são inerentes aos países dominantes na indústria mediática, alheios à
cultura local, pelo que a educação propiciada pelos canais de Televisão analisados não é para os
valores da cultural local, tão pouco para a memória cultural alicerçada na ancestralidade. Como
sugestão, apontamos para a necessidade de uma moçaxiologia nas grelhas de programação das
televisões moçambicanas, o que poderá permitir que a Televisão moçambicana contribua para uma
educação para os valores da cultura local. |
en_US |