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Análise do uso de tecnologias digitais como recursos pedagógicos no contexto de emergência: caso da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane

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dc.contributor.advisor Maluleque, Castelo Mário
dc.contributor.author Nhantumbo, Fátima Alberto
dc.date.accessioned 2023-03-20T12:17:55Z
dc.date.available 2023-03-20T12:17:55Z
dc.date.issued 2022-09
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/767
dc.description.abstract The present study aims to analyse the use of Digital Technologies (DT) as pedagogical resources in the FACED at UEM, in the context of emergency, in this period where the world is ravaged by Covid-19, a pandemic that makes emerging the need to redesigning teaching work from a face-to-face format to a hybrid format, with a view to understanding teaching from a competent, reflective and active professional perspective, capable of identifying and applying the best pedagogical solutions in new situations, typical of a rapidly changing world. For this purpose, a survey was carried out at FACED/UEM in Maputo city. The study is essentially qualitative, whose sample consisted of forty-six (46) respondents, of which four (4) managers, ten (10) professors and thirty-two (32) students. In this study, the interview was used as a data collection instruments for managers and professors and the questionnaire for students. The results indicate that there is an effort by managers, professors and students to use Digital Technologies in the teaching and learning process, with the need to improve connectivity to facilitate interactivity in the FACED between the participants involved in this process. The study concluded that different platforms were used (moodle, WhatsApp, Google classroom e E-mail), according to the objectives to be achieved and their accessibility, however, the one that was chosen for its official use, at UEM, was Moodle. It also concludes that it is necessary to invest in the development of physical and virtual environments that allow for more interactive and participatory learning. The study also concluded that there is necessary to reflect on the meyhodology to be used in teaching and learning process based on the challenges imposed by the pandemy. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Tecnologias digitais en_US
dc.subject Ensino híbrido en_US
dc.subject Recursos pedagógicos en_US
dc.subject Processo de ensino - aprendizagem en_US
dc.title Análise do uso de tecnologias digitais como recursos pedagógicos no contexto de emergência: caso da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.resumo O presente estudo tem como objectivo analisar o uso das Tecnologias Digitais como recursos pedagógicos na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), no contexto de emergência, nesta época em que o mundo é assolado pela COVID-19, uma pandemia que torna emergente a necessidade de se redesenhar o trabalho docente de um formato presencial para o formato híbrido, tendo em vista a compreensão da docência na perspectiva profissional competente, reflexivo e actuante, capaz de identificar e aplicar as melhores soluções pedagógicas em situações novas, próprias de um mundo em rápidas mudanças. Para o efeito, desenvolveu-se uma pesquisa na FACED/UEM na cidade de Maputo. O estudo é essencialmente qualitativo, cuja amostra consistiu em 46 (quarenta e seis) respondentes, sendo 4 (quatro) gestores, 10 (dez) docentes e 32 (trinta e dois) estudantes. Neste estudo, foi utilizada a entrevista como instrumento de recolha de dados para os gestores e docentes e o questionário para os estudantes. Os resultados indicam que existe um esforço dos gestores, dos docentes e estudantes para a utilização das Tecnologias Digitais (TD) no processo de ensino e aprendizagem (PEA), havendo a necessidade de melhorar a conectividade na FACED para facilitar a interactividade entre os intervenientes neste processo. O estudo concluiu que foram utilizadas diferentes plataformas (moodle, WhatsApp, Google classroom e E-mail), de acordo com os objectivos a alcançar e da acessibilidade das mesmas, contudo, a que se elegeu para o seu uso oficial, na UEM, foi moodle. O estudo concluiu ainda que é necessário reflectir sobre a metodologia a ser usada no processo de ensino e aprendizagem a partir dos desafios impostos pela pandemia. en_US


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