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Análise das percepções dos professores e gestores escolares sobre a eficácia dos modelos de formação inicial dos professores do ensino bilingue em Moçambique: Caso das EPCs de Mafuiane; Moamba Km 20; 7 de Abril; Joaquim Chissano; Nsime e Mondoen

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dc.contributor.advisor Guro, Manuel Zianja
dc.contributor.author Chambal, Adelina Stela
dc.date.accessioned 2023-03-20T12:17:31Z
dc.date.available 2023-03-20T12:17:31Z
dc.date.issued 2022-11
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/764
dc.description.abstract Bilingual education is pointed out as a modality that allows the achievement of satisfactory results compared to the monolingual modality, since children enrolled in this type of education have greater interaction and communication between the student and the teacher in the classroom in the language of their domain. Faced with this reality, the present work sought to analyze the perceptions of teachers and school managers of the Complete Primary Schools of Mafuiane; Moamba Km 20; April 7th; Joaquim Chissano; Nsime and Mondoene regarding the effectiveness of teacher training models in bilingual education in Mozambique. Specifically, on the one hand, the consistency of teacher training models regarding the modality of bilingual education in Mozambique was described; on the other hand, the perceptions of managers and teachers involved in bilingual education in the Complete Primary Schools of Mafuiane were discussed; Moamba Km 20; April 7th; Joaquim Chissano; Nsime and Mondoene and finally, the didactic strategies adopted by the teachers of the Complete Primary Schools in Mafuiane were explained; Moamba Km 20; April 7th; Joaquim Chissano; Nsime and Mondoene. For this purpose, a combination of a qualitative-quantitative approach was chosen, combined with a semi-structured interview; questionnaire survey and observation as data collection tools. From the study carried out, it can be concluded that bilingual education in the 4 schools is not positive, as the teachers teach without specific training for this purpose, so we suggest investing in initial training and not in continuous training. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Processo ensino - aprendizagem en_US
dc.subject Gestor escolar en_US
dc.subject Ensino bilingue en_US
dc.subject Formação de professores en_US
dc.title Análise das percepções dos professores e gestores escolares sobre a eficácia dos modelos de formação inicial dos professores do ensino bilingue em Moçambique: Caso das EPCs de Mafuiane; Moamba Km 20; 7 de Abril; Joaquim Chissano; Nsime e Mondoen en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.resumo O ensino bilingue é apontado como uma modalidade que permite o alcance de resultados satisfatórios comparativamente à modalidade monolingue, pois as crianças matriculadas a este tipo de ensino têm maior interacção e comunicação do aluno e do professor na sala de aula na língua do seu domínio. Diante desta realidade, o presente trabalho procurou analisar as percepções dos professores e gestores escolares das EPCs de Mafuiane; Moamba Km 20; 7 de Abril; Joaquim Chissano; Nsime e Mondoene relativamente à eficácia dos modelos de formação de professores em ensino bilingue em Moçambique. Especificamente, por um lado, descreveu-se a consistência dos modelos de formação de professores no tocante à modalidade do ensino bilingue em Moçambique; por outro, discutiu-se as percepções dos gestores e professores envolvidos no ensino bilingue nas EPCs de Mafuiane; Moamba Km 20; 7 de Abril; Joaquim Chissano; Nsime e Mondoene e por fim, identificou-se as estratégias didácticas adoptadas pelos professores das EPCs de Mafuiane; Moamba Km 20; 7 de Abril; Joaquim Chissano; Nsime e Mondoene. Para o efeito, optou-se pela combinação da abordagem qualitativa-quantitativa, conjugada a entrevista semiestruturada; inquérito por questionário e observação como instrumentos de recolha de dados. Do estudo realizado, conclui-se que o ensino bilingue nas 4 escolas não é positiva, pois os professores leccionam sem uma formação específica para o efeito, daí que sugerimos o maior investimento na formação inicial de professores com vista a conferir-se aos graduados competências didácticas e metodológicas atinentes ao ensino bilingue. en_US


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