dc.contributor.advisor |
Gonçalves, António Cipriano Parafino |
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dc.contributor.author |
Tovela, Amélia Joaquina |
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dc.date.accessioned |
2023-03-20T12:17:14Z |
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dc.date.available |
2023-03-20T12:17:14Z |
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dc.date.issued |
2021-12 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/762 |
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dc.description.abstract |
Based on the assumption that contemporary world is characterized by ethical drama which is
manifested by the lack solidary, by oppression, hatred, violence, security problems youth,
marginally and delinquency, domestic violence and bullying in schools, competitiveness, liquid
relationships, avoidance of responsibility and commitment, intolerance with relation to the
other and negation of the other, the present work deals with the contribution of the theory of
complexity of de Morin‟s education for the development of ethics. For this purpose, a
bibliographic search based on documentary analysis as a data collection technique. As the
ethics of complexity and Education in Edgar Morin, it is concluded that it is necessary to
educate oneself, as the understand that we are one in relation to ourselves, the others and the
planet, despite the fragments of specific knowledge that divide us, Furthermore, a reform must
be introduced that consists of the development of complex ethics composed of self-ethics that
act the individual level, socio-ethics that act at the community level, and anthropometrics level
trinitarian circuit of the individual, species and society. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Ética |
en_US |
dc.subject |
Ética da complexidade |
en_US |
dc.subject |
Edgar Morin |
en_US |
dc.title |
A ética da complexidade como fundamento da educação em Edgar Morin |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
Partindo do pressuposto segundo o qual o mundo contemporâneo é caracterizado pelo drama
ético que se manifesta pela falta de solidariedade, pela opressão, ódio, violência, problemas de
segurança pública, marginalidade e delinquência juvenil, violência doméstica e bullying nas
escolas, competitividade, relações líquidas, fuga de responsabilidade e compromisso,
intolerância com relação ao outro e negação do outro, o presente trabalho aborda sobre a
contribuição da teoria da complexidade da educação de Morin para o desenvolvimento da ética.
Para o efeito, realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada na análise documental como
técnica de recolha de dados. Sendo a ética da complexidade um fundamento da Educação,
conclui-se que é necessário educar-se para a compreensão não apenas do outro, mas de si
mesmo, como a compreensão do mundo, compreender que somos unos em relação a nós
mesmos, os outros e o planeta, apesar dos fragmentos de saberes específicos que nos dividem.
Ademais, deve introduzir-se uma reforma que consista no desenvolvimento da ética complexa
composta pela auto-ética que actua em nível individual, pela sócio-ética que actua em nível
comunitário e pela antropoética que actua no nível trinitário do circuito indivíduo, espécie e
sociedade. |
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