DSpace Repository

Representações sociais dos professores sobre a avaliação de desempenho: um estudo de caso na Escola Secundária Heróis Moçambicanos, cidade de Maputo

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gonçalves, António Cipriano Parafino
dc.contributor.author Saúte, Neiva Olga Raimundo
dc.date.accessioned 2023-03-20T12:16:57Z
dc.date.available 2023-03-20T12:16:57Z
dc.date.issued 2022-02
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/760
dc.description.abstract his research-paper examines the social representations that the teachers build-up on the evaluation of the performance of the teacher in the Herois Moçambicanos Secondary School. With a descriptive character and qualitative approach, the research had as sample a sum of 64 teachers corresponding to 85.33% of the total population who were submitted to a questionnaire, the collecting tool of data used in research. Moreover, we have used the structured interview submitted to the Assistant-director of that school. The results of the research show that the process of the assessment of performance is carried out in accordance with the prescriptions laid down in the Management System of Performance in Public Administration (SIGEDAP) of Mozambique. The teachers have always access to the results of the assessment, they receive the feedback, and they are given space for complain if they disagree with the results, while considering relevant indicators of the evaluation. Nevertheless, they confess that the evaluation system paves the motivation of the teachers, although the monitoring activity of the degree of implementation of the individual plan of activities is not consistent, since it does not always happen. With regard to the social representations that the teachers build-up on the assessment of performance from the meanings that they attribute to this process, the description of these meanings is done through the processes of objectivation and anchorage. Thus, the study reveals also that in the process of objectivation, the relationship that the correspondents establish with the social object (the assessment of the performance) happens in direct manner, that is, through the knowledge that they possess about the process of the evaluation of the performance through the experience, and, the anchoring process starts incorporating other elements that were unexpected in AD: it starts to designate new elements of knowledge from the web of categories known beforehand. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Representações sociais en_US
dc.subject Avaliação de desempenho en_US
dc.subject Avaliação de desempenho dos professores en_US
dc.title Representações sociais dos professores sobre a avaliação de desempenho: um estudo de caso na Escola Secundária Heróis Moçambicanos, cidade de Maputo en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.resumo A presente pesquisa analisa as representações sociais que os professores constroem sobre a avaliação de desempenho docente na Escola Secundária Heróis Moçambicanos. A pesquisa, de carácter descritiva e abordagem qualitativa, teve como amostra por conveniência, um total de 64 professores correspondendo a 85.33% da população total, que foram submetidos a um questionário. Para além deste, usamos a entrevista estruturada submetida ao director pedagógico daquela escola. Resultados da pesquisa mostram que o processo da avaliação de desempenho é levado a cabo de acordo com o que está previsto no Sistema de Gestão de Desempenho na Administração Pública (SIGEDAP) de Moçambique. Os professores têm sempre acesso aos resultados da avaliação de desempenho (AD), recebem feedback, e lhes é dada a oportunidade para reclamar dos resultados, caso não concordem, ao mesmo tempo que consideram relevantes os indicadores da avaliação. Além disso, referem que o sistema de avaliação estimula a motivação dos professores, pese embora a actividade de monitoria do grau de cumprimento do plano individual de actividades não seja consistente, uma vez que ela nem sempre ocorre. Quanto às representações sociais que os professores constroem sobre AD a partir dos significados que atribuem a esse processo, a descrição destes significados é feita pelos processos de objectivação e ancoragem. Assim, o estudo revela ainda que, no processo de objectivação, a relação que os inquiridos estabelecem com o objecto social (avaliação de desempenho) acontece de forma directa, ou seja, pelo conhecimento que eles possuem sobre o processo de avaliação de desempenho através da experiência. E, o processo de ancoragem passa já a incorporar outros elementos que não estavam previstos na AD, ou seja, passa a denominar novos elementos de saber a partir de uma rede de categorias anteriores familiares. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account