dc.contributor.advisor |
Gonçalves, António Cipriano Parafino |
|
dc.contributor.author |
Saúte, Neiva Olga Raimundo |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-20T12:16:57Z |
|
dc.date.available |
2023-03-20T12:16:57Z |
|
dc.date.issued |
2022-02 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/760 |
|
dc.description.abstract |
his research-paper examines the social representations that the teachers build-up on the
evaluation of the performance of the teacher in the Herois Moçambicanos Secondary School.
With a descriptive character and qualitative approach, the research had as sample a sum of 64
teachers corresponding to 85.33% of the total population who were submitted to a
questionnaire, the collecting tool of data used in research. Moreover, we have used the
structured interview submitted to the Assistant-director of that school. The results of the
research show that the process of the assessment of performance is carried out in accordance
with the prescriptions laid down in the Management System of Performance in Public
Administration (SIGEDAP) of Mozambique. The teachers have always access to the results
of the assessment, they receive the feedback, and they are given space for complain if they
disagree with the results, while considering relevant indicators of the evaluation.
Nevertheless, they confess that the evaluation system paves the motivation of the teachers,
although the monitoring activity of the degree of implementation of the individual plan of
activities is not consistent, since it does not always happen. With regard to the social
representations that the teachers build-up on the assessment of performance from the
meanings that they attribute to this process, the description of these meanings is done through
the processes of objectivation and anchorage. Thus, the study reveals also that in the process
of objectivation, the relationship that the correspondents establish with the social object (the
assessment of the performance) happens in direct manner, that is, through the knowledge that
they possess about the process of the evaluation of the performance through the experience,
and, the anchoring process starts incorporating other elements that were unexpected in AD: it
starts to designate new elements of knowledge from the web of categories known beforehand. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Representações sociais |
en_US |
dc.subject |
Avaliação de desempenho |
en_US |
dc.subject |
Avaliação de desempenho dos professores |
en_US |
dc.title |
Representações sociais dos professores sobre a avaliação de desempenho: um estudo de caso na Escola Secundária Heróis Moçambicanos, cidade de Maputo |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
A presente pesquisa analisa as representações sociais que os professores constroem sobre a
avaliação de desempenho docente na Escola Secundária Heróis Moçambicanos. A pesquisa,
de carácter descritiva e abordagem qualitativa, teve como amostra por conveniência, um total
de 64 professores correspondendo a 85.33% da população total, que foram submetidos a um
questionário. Para além deste, usamos a entrevista estruturada submetida ao director
pedagógico daquela escola. Resultados da pesquisa mostram que o processo da avaliação de
desempenho é levado a cabo de acordo com o que está previsto no Sistema de Gestão de
Desempenho na Administração Pública (SIGEDAP) de Moçambique. Os professores têm
sempre acesso aos resultados da avaliação de desempenho (AD), recebem feedback, e lhes é
dada a oportunidade para reclamar dos resultados, caso não concordem, ao mesmo tempo que
consideram relevantes os indicadores da avaliação. Além disso, referem que o sistema de
avaliação estimula a motivação dos professores, pese embora a actividade de monitoria do
grau de cumprimento do plano individual de actividades não seja consistente, uma vez que
ela nem sempre ocorre. Quanto às representações sociais que os professores constroem sobre
AD a partir dos significados que atribuem a esse processo, a descrição destes significados é
feita pelos processos de objectivação e ancoragem. Assim, o estudo revela ainda que, no
processo de objectivação, a relação que os inquiridos estabelecem com o objecto social
(avaliação de desempenho) acontece de forma directa, ou seja, pelo conhecimento que eles
possuem sobre o processo de avaliação de desempenho através da experiência. E, o processo
de ancoragem passa já a incorporar outros elementos que não estavam previstos na AD, ou
seja, passa a denominar novos elementos de saber a partir de uma rede de categorias
anteriores familiares. |
en_US |