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Análise do contributo da formação contínua psicopedagógica dos docentes da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane

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dc.contributor.advisor Muianga, Xavier
dc.contributor.author Timóteo, Eva Ercília
dc.date.accessioned 2023-03-20T12:16:47Z
dc.date.available 2023-03-20T12:16:47Z
dc.date.issued 2023-01
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/759
dc.description.abstract The present study entitled Analysis of the Contribution of Continuing Psychopedagogical Training of Faculty of Medicine of the Eduardo Mondlane University (FAMED-UEM) in their teaching activity in the period 2015-2020, sought to analyze the contribution of this training at the Eduardo Mondlane University, particularly in the Faculty of Medicine. The study is qualitative in nature, as it sought to know the beliefs, ideas and/or meanings that the participants have in relation to the theme of the study. For this purpose, data collection was carried out through a semi-structured interview, assisted by document analysis, where institutional documents and others inherent to the subject of study were analyzed. 15 FAMED-UEM teachers were interviewed, who work part-time and fulltime, aged between 30 and 60 years. The study was carried out at the Faculty of Medicine of the Eduardo Mondlane University. Data were analyzed based on the Content Analysis method, where categories and subcategories of analysis were defined. The study concluded that the continuing psycho-pedagogical training of teachers at the Faculty of Medicine brings a positive contribution of this training in the context of the preparation of teachers who are at the same time doctors, creating technical-pedagogical transformations. In addition, it is also concluded that teachers are aware of the existence of teacher training policies at UEM, however, some of the participants do not know any policy related to this type of training. This situation represents a weakness in relation to the dissemination of training policies in this institution. In relation to participation in continuous training, teachers’ mobility difficulties regarding the training location, lack of time, high workload and fixed training schedule. The study recommends the definition of diversified schedules, articulation between the organic units for the dissemination of information, creation of specific policies, use of training technologies to enhance continuous psychopedagogical training at UEM. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Formação contínua en_US
dc.subject Formação psicopedagógica en_US
dc.subject Faculdade de Medicina en_US
dc.title Análise do contributo da formação contínua psicopedagógica dos docentes da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.resumo No presente estudo intitulado Análise do Contributo da Formação Contínua Psicopedagógica dos Docentes da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane (FAMED-UEM) na sua actividade docente no período 2015-2020, procurou-se analisar o contributo desta formação a nível da Universidade Eduardo Mondlane, com maior particularidade na Faculdade de Medicina. O estudo é de natureza qualitativa, pois procurou conhecer crenças, ideias e/ou significados que os participantes possuem em relação à temática do estudo. A recolha de dados foi feita por meio da entrevista Semi-estruturada, coadjuvada pela análise documental, onde foram analisados documentos institucionais e outros inerentes ao tema de estudo. Foram entrevistados 15 docentes da FAMED-UEM que exercem as suas atribuições a tempo parcial e também a tempo inteiro, com idades compreendidas entre 30 e 60 anos. O estudo foi realizado na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane. Os dados foram analisados com base no método de Análise de Conteúdo, onde foram definidas categorias e subcategorias de análise. Com a pesquisa concluiu-se que a formação contínua psicopedagógica dos docentes da Faculdade de Medicina traz uma contribuição positiva no âmbito da preparação dos docentes que, ao mesmo tempo, são médicos, criando transformações técnico-pedagógicas. Além disso, conclui-se também que os docentes têm o conhecimento da existência das políticas de formação de docentes da UEM, entretanto, alguns dos participantes não conhecem qualquer política relacionada com este tipo de formação. Esta situação representa uma fraqueza em relação à divulgação das políticas de formação nesta instituição. Em relação à participação na formação contínua, os docentes enfrentaram dificuldades de mobilidade relativamente ao local de formação, falta de tempo, carga horária elevada e ao horário fixo da formação. O estudo recomenda a definição de horários diversificados, articulação entre as unidades orgânicas para divulgação das informações, criação de políticas específicas, uso das tecnologias de informação para potenciar a formação contínua psicopedagógica na UEM en_US


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