dc.contributor.advisor |
Buque, Domingos |
|
dc.contributor.author |
Mathe, Simião Salvador |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-20T07:00:59Z |
|
dc.date.available |
2023-03-20T07:00:59Z |
|
dc.date.issued |
2021-08 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/758 |
|
dc.description.abstract |
This research work investigates subtractive bilingualism in the Department of Language Sciences
of the Faculty of Language Sciences and Communication at the Pedagogical University of
Mozambique. Specifically, the study aimed not only to identify the causes and impact of subtractive
bilingualism among students in the Language Department of the Faculty of Language Sciences,
Communication and Arts at the Pedagogical University, but also to analyze these causes and impact
and propose mitigation strategies for subtractive bilingualism in teaching a new language. In
methodological terms, the work falls within a qualitative approach, having used semi-structured
interviews, document analysis and observations for data collection in order to answer the research
questions. Because data collection took place in the period in which social distancing had been
established as a preventive measure against the pandemic of COVID-19, the interviews with
teachers and students participating in the study were in a virtual form, through the Zoom platform.
From the triangulated analysis of the collected data, it was concluded that the causes of subtractive
bilingualism among the students of the selected course are the lack of opportunities for using their
first language throughout the course and the students' negative attitude towards their first language
as well as the lack of knowledge about subtractive bilingualism phenomenon by students and
lecturers. A remarkable impact of this linguistic phenomenon among the students is that English
has become the language in which they have the most language knowledge and confidence. That
is, their linguistic and communicative competences are more refined in English than in their first
language, which in this case is Portuguese. As a recommendation, the study points out the need to
elucidate the students and teachers about Subtractive Bilingualism and to create more explicit
opportunities for the use of the students' first language. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Bilinguismo |
en_US |
dc.subject |
Bilinguismo subtractivo |
en_US |
dc.subject |
Ensino bilingue |
en_US |
dc.subject |
Ensino e aprendizagem de L2. |
en_US |
dc.title |
O bilinguismo subtractivo em estudantes do ensino superior: causas, seu impacto e sugestões para a sua mitigação: o caso da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e artes da Universidade Pedagógica |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
Este trabalho de pesquisa investiga o bilinguismo subtractivo no Departamento de Ciências da
Linguagem da Faculdade de Ciências de Linguagem e Comunicação da Universidade Pedagógica
de Moçambique. Especificamente, o estudo visava não só identificar as causas e o impacto do
bilinguismo subtractivo entre os estudantes do Departamento de Ciências da Linguagem da
Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e artes da Universidade Pedagógica como
também analisar essas causas e impacto e propor estratégias de mitigação do bilinguismo
subtractivo no ensino de uma nova língua. Em termos metodológicos, o trabalho enquadra-se
numa abordagem qualitativa, tendo recorrido a entrevistas semiestruturadas, análise documental e
observações para a recolha de dados de modo a responder às perguntas da pesquisa. Porque a
recolha de dados decorreu no período em que se havia estabelecido o distanciamento social como
medida preventiva contra a pandemia da COVID-19, as entrevistas com docentes e discentes
participantes do estudo foram de forma virtual, através da plataforma Zoom. Da análise triangulada
dos dados recolhidos, concluiu-se que as causas do bilinguismo subtractivo entre os estudantes do
curso selecionado são a falta de oportunidades para uso da sua língua primeira ao longo do curso
e a atitude negativa dos estudantes relativamente à sua primeira língua bem como o
desconhecimento do fenómeno bilinguismo subtractivo entre os estudantes e os docentes. Um
impacto notável deste fenómeno linguístico entre os estudantes é o facto de a língua inglesa ter se
tornado a língua na qual têm mais conhecimentos linguísticos e mais confiança. Isto é, as suas
competências linguística e comunicativa estão mais apuradas na língua inglesa do que na sua
primeira língua, que no caso vertente é o português. Como recomendação, o estudo aponta a
necessidade de elucidação dos estudantes e docentes sobre o Bilinguismo Subtractivo e criação de
mais oportunidades explicitas para o uso da primeira língua dos estudantes. |
en_US |