dc.contributor.advisor |
Cipriano, António |
|
dc.contributor.author |
Batista, Clarismundo de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-20T06:59:30Z |
|
dc.date.available |
2023-03-20T06:59:30Z |
|
dc.date.issued |
2020-11 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/752 |
|
dc.description.abstract |
The present study intends to understand how the process of ethical - pedagogical formation of the
Mozambican Protestant theologian takes place in a context of socio-cultural changes in the country.
For this, using a predominantly qualitative methodology and focused on the literature review, it
begins by describing some of the main socio-anthropological changes in Mozambique and shows
the importance of the ethical-pedagogical training of the national Protestant theologians. Then,
based on the literature review and documentary analysis, the study characterizes some of the socio-
cultural changes in the country, examining the guidelines for the ethical-pedagogical training of a
theologian at the Biblical School of the Igreja Assembly of God of Mozambique. Data collection
took place through participant observation, documentary analysis provided by the institution, that is,
the curriculum proposal, school calendar, and semi-open interview, using a questionnaire that
served as a script for qualitative research with a totally voluntary participation. The results indicate
the trainers' desire to be prepared to face this existing crisis, as well as the desire to help other
learners, and revealed the relevance of this work to implement measures that make the Protestant
theologian even more qualified for this demand. . The research revealed that the ethical and
pedagogical training of the Mozambican theologian provides them with the necessary subsidies to
respond to the challenges of the contemporary world, but with gaps that must be filled, with
measures such as: increasing the workload for disciplines such as ethics, sociology and
anthropology and continuing education to update knowledge appropriate to the challenges of the
postmodern world. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Formação ético - pedagógica |
en_US |
dc.subject |
Teólogia |
en_US |
dc.subject |
Escola Bíblica |
en_US |
dc.subject |
Teólogo protestante |
en_US |
dc.title |
A formação ético-pedagógica do teólogo protestante no contexto de mudanças sócio-culturais em Moçambique: o caso da Assembleia de Deus |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
O presente estudo pretende compreender como se realiza o processo da formação ético - pedagógica
do teólogo protestante moçambicano em um contexto de mudanças sócio-culturais no país. Para
isso, através de uma metodologia predominante qualitativa e incidido na revisão bibliográfica,
começa por fazer a descrição de
algumas das principais mudanças sócio-antropológicas em
Moçambique e mostra a importância da formação ético-pedagógica dos teólogos protestantes
nacionais. Depois, com base na revisão bibliográfica e analise documental, o estudo caracteriza
algumas das mudanças sócio-culturais no país, examinando as diretrizes da formação ético-
pedagógico de um teólogo na Escola Bíblica da Igreja Assembleia de Deus de Moçambique. A
coleta de dados se deu através da observação participante, da analise documental fornecida pela
instituição, ou seja, da proposta curricular, calendário escolar, e de entrevista semiaberta, usando um
questionário que serviu como roteiro para a pesquisa qualitativa com uma participação totalmente
voluntária. Os resultados indicam o anseio dos formadores em estarem preparados para o
enfrentamento a esta crise existente, bem como, o desejo em ajudar outros aprendentes, e revelou a
pertinência desta obra para que sejam implementadas medidas que tornem o teólogo protestante
ainda mais qualificado para esta demanda. A pesquisa revelou que a formação ético - pedagógica do
teólogo moçambicano proporciona-os subsídios necessários para responder aos desafios do mundo
contemporâneo, porém com lacunas que deverão ser preenchidas, com medidas, tais como: o
aumento da carga horária para disciplinas como ética, sociologia e antropologia e uma formação
continuada para reactualização do conhecimento adequado aos desafios do mundo pós-moderno. |
en_US |