dc.contributor.advisor |
Tembe, Cristina Augusto |
|
dc.contributor.author |
Bape, Iolanda Maria Faustino |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-20T06:59:22Z |
|
dc.date.available |
2023-03-20T06:59:22Z |
|
dc.date.issued |
2020-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/751 |
|
dc.description.abstract |
The present study analyses the process of implementation of progression through learning
cycles at Escola Primária Completa 30 de Janeiro da Matola, in order to understand how
the teachers implement it during the teaching and learning process. In the development of the
present study, the qualitative approach was followed and, by the nature of the approach, the
instruments used in data collection were structured interview guides as well as lesson and
school observation guides. The interviews were applied to all participants. The population
involved in this study is made up of 2979 individuals, of which, due to the need to delimitate
the study, using the probabilistic random method, 35 participants were selected and subdivided
into four groups consisting (i) of 8 students from the 3 cycles, (ii)18 teachers, (iii) one (1)
manager, (iv) 8 guardians. The analysis of the documents and the interviews made us
understand that the students progress from one cycle to the other without having the skills
foreseen for each cycle, due to difficulties in understanding or lack of mastery of the
guidelines that guide the implementation of innovation by the teachers. Beyond the factors
mentioned above, the study allowed us to understand that the political and technical factors;
the lack of infrastructures, influence negatively the implementation of the learning cycle
progression in the evaluation system. The study also concluded that the high number of
subjects, the three-shift mode that reduces the time spent in school to guarantee formative
evaluation and the inadequacy of teaching facilities that promote the success of the teaching
and learning process as a whole, contributes to the failure to implement the innovation in
question. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Processo ensino - aprendizagem |
en_US |
dc.subject |
Ciclos de aprendizagem |
en_US |
dc.subject |
Plano curricular |
en_US |
dc.subject |
Currículo do ensino básico |
en_US |
dc.title |
Análise da implementação da progressão por ciclos de aprendizagem na Escola Primária Completa 30 de Janeiro da Matola |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
O presente estudo analisa o processo de implementação da Progressão por Ciclos de
Aprendizagem na Escola Primária Completa 30 de Janeiro da Matola, de modo a perceber como é
que os professores a implementam durante o processo de ensino e aprendizagem. No desenvolvimento
do presente estudo seguiu-se a abordagem qualitativa e, pela natureza da abordagem, os instrumentos
usados na recolha de dados foram fichas de entrevista estruturada, fichas de observação de aulas e
fichas de observação da escola. As entrevistas foram aplicadas a todos os participantes. A população
envolvida neste estudo é constituída por um universo de 2979 indivíduos, dos quais, pela necessidade
de delimitar o estudo, recorrendo ao método aleatório probabilístico, foram seleccionados 35
participantes subdivididos em quatro grupos constituídos por (i) 08 alunos dos 3 ciclos, (ii) 18
professores, (iii) uma 1 gestora, (iv) 8 encarregados de educação. A análise dos documentos e das
entrevistas permitiu perceber que os alunos progridem de um ciclo para o outro sem possuírem as
competências previstas para cada ciclo, devido a dificuldades de compreensão ou falta de domínio das
directrizes que orientam a implementação da inovação por parte dos professores. Além dos factores
acima referidos, o estudo permitiu compreender que factores de ordem política e técnica, a falta de
infra estruturas, influenciam negativamente na implementação da progressão por ciclos de
aprendizagem no sistema de avaliação. O estudo concluiu também que, o elevado número de
disciplinas, a modalidade de três turnos lectivos que reduz o tempo de permanência na escola para
garantir avaliação formativa, a insuficiência de meios de ensino que promovem o sucesso do processo
de ensino e aprendizagem no seu todo, concorrem para o insucesso da implementação da inovação em
causa. |
en_US |