dc.contributor.advisor |
Tembe, Cristina |
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dc.contributor.author |
Boane, Filipe Carlitos |
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dc.date.accessioned |
2023-03-20T06:59:13Z |
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dc.date.available |
2023-03-20T06:59:13Z |
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dc.date.issued |
2019-12 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/750 |
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dc.description.abstract |
This research aims to analyze the process of continuous teacher training for the
implementation of curricular innovations introduced in 2004 in Basic Education, at
the level of ZIP Beira-Mar, with a view to improving the professional performance of
teachers. The methodological approach adopted followed the precepts of mixed,
qualitative and quantitative research. 37 participants were selected, of which 30
teachers, 5 school directors, and 2 technicians, 1 from the SDEJT of Marracuene and
1 from the MINEDH. Data collection was based on the questionnaire survey,
interview and document analysis. For the analysis of results, content analysis and
statistical procedures were used, using Excel, to calculate percentages and create
graphs. The results of the research indicate that the continuous training, for the
introduction of curricular innovations, was not effective, a fact that affects the
professional performance of the teachers, because a considerable part had not
developed the necessary skills to face the new challenges. In conclusion, the
continuous training of teachers on curricular innovations in Basic Education at ZIP
Beira-Mar, was not comprehensive, as the teachers involved did not reply at the level
of their schools. In addition, continuous training actions are affected by factors such
as the lack of guidance documents for consultation in schools, combined with
difficulties for their interpretation by teachers; the poor psycho-pedagogical training
of teachers; the difficulties in guaranteeing permanent supervision by the directors
and senior management bodies, as well as involving the community. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Formação contínua |
en_US |
dc.subject |
Inovação curricular |
en_US |
dc.subject |
Desempenho profissional dos professores |
en_US |
dc.title |
Análise do processo de formação contínua de professores para a implementação das inovações curriculares no Ensino Básico ao nível da ZIP Beira-Mar, distrito de Marracuene |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
A presente pesquisa tem como objectivo analisar o processo de formação contínua de
professores para a implementação das inovações curriculares introduzidas em 2004 no
Ensino Básico, ao nível da ZIP Beira-Mar, tendo em vista a melhoria do desempenho
profissional dos professores. A abordagem metodológica adoptada seguiu os preceitos
da pesquisa mista, qualitativa e quantitativa. Foram seleccionados 37 participantes,
dos quais 30 professores, 5 directores de escola, e 2 técnicos, sendo 1 do SDEJT de
Marracuene e 1 do MINEDH. A recolha de dados baseou-se no inquérito por
questionário, na entrevista e na análise documental. Para a análise de resultados
recorreu-se à análise de conteúdo e a procedimentos estatísticos, através do Excel,
para cálculo de percentagens e criação de gráficos. Os resultados da pesquisa indicam
que a formação contínua, para a introdução de inovações curriculares, não foi eficaz,
facto que afecta o desempenho profissional dos professores, porque parte considerável
não desenvolvera as competências necessárias para fazer face aos novos desafios. Em
conclusão, a formação contínua dos professores sobre as inovações curriculares no
Ensino Básico na ZIP Beira-Mar, não foi abrangente, pois os professores envolvidos
não faziam a réplica ao nível das suas escolas. Ademais, as acções de formação
contínua são afectadas por factores como a exiguidade de documentos orientadores
para consulta nas escolas, aliada a dificuldades para a sua interpretação pelos
professores; a fraca formação psico-pedagógica dos professores; as dificuldades para
garantir uma supervisão permanente por parte dos directores e das instâncias
superiores de gestão, bem como para envolver a comunidade. |
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