DSpace Repository

Análise do processo de formação contínua de professores para a implementação das inovações curriculares no Ensino Básico ao nível da ZIP Beira-Mar, distrito de Marracuene

Show simple item record

dc.contributor.advisor Tembe, Cristina
dc.contributor.author Boane, Filipe Carlitos
dc.date.accessioned 2023-03-20T06:59:13Z
dc.date.available 2023-03-20T06:59:13Z
dc.date.issued 2019-12
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/750
dc.description.abstract This research aims to analyze the process of continuous teacher training for the implementation of curricular innovations introduced in 2004 in Basic Education, at the level of ZIP Beira-Mar, with a view to improving the professional performance of teachers. The methodological approach adopted followed the precepts of mixed, qualitative and quantitative research. 37 participants were selected, of which 30 teachers, 5 school directors, and 2 technicians, 1 from the SDEJT of Marracuene and 1 from the MINEDH. Data collection was based on the questionnaire survey, interview and document analysis. For the analysis of results, content analysis and statistical procedures were used, using Excel, to calculate percentages and create graphs. The results of the research indicate that the continuous training, for the introduction of curricular innovations, was not effective, a fact that affects the professional performance of the teachers, because a considerable part had not developed the necessary skills to face the new challenges. In conclusion, the continuous training of teachers on curricular innovations in Basic Education at ZIP Beira-Mar, was not comprehensive, as the teachers involved did not reply at the level of their schools. In addition, continuous training actions are affected by factors such as the lack of guidance documents for consultation in schools, combined with difficulties for their interpretation by teachers; the poor psycho-pedagogical training of teachers; the difficulties in guaranteeing permanent supervision by the directors and senior management bodies, as well as involving the community. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Formação contínua en_US
dc.subject Inovação curricular en_US
dc.subject Desempenho profissional dos professores en_US
dc.title Análise do processo de formação contínua de professores para a implementação das inovações curriculares no Ensino Básico ao nível da ZIP Beira-Mar, distrito de Marracuene en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.resumo A presente pesquisa tem como objectivo analisar o processo de formação contínua de professores para a implementação das inovações curriculares introduzidas em 2004 no Ensino Básico, ao nível da ZIP Beira-Mar, tendo em vista a melhoria do desempenho profissional dos professores. A abordagem metodológica adoptada seguiu os preceitos da pesquisa mista, qualitativa e quantitativa. Foram seleccionados 37 participantes, dos quais 30 professores, 5 directores de escola, e 2 técnicos, sendo 1 do SDEJT de Marracuene e 1 do MINEDH. A recolha de dados baseou-se no inquérito por questionário, na entrevista e na análise documental. Para a análise de resultados recorreu-se à análise de conteúdo e a procedimentos estatísticos, através do Excel, para cálculo de percentagens e criação de gráficos. Os resultados da pesquisa indicam que a formação contínua, para a introdução de inovações curriculares, não foi eficaz, facto que afecta o desempenho profissional dos professores, porque parte considerável não desenvolvera as competências necessárias para fazer face aos novos desafios. Em conclusão, a formação contínua dos professores sobre as inovações curriculares no Ensino Básico na ZIP Beira-Mar, não foi abrangente, pois os professores envolvidos não faziam a réplica ao nível das suas escolas. Ademais, as acções de formação contínua são afectadas por factores como a exiguidade de documentos orientadores para consulta nas escolas, aliada a dificuldades para a sua interpretação pelos professores; a fraca formação psico-pedagógica dos professores; as dificuldades para garantir uma supervisão permanente por parte dos directores e das instâncias superiores de gestão, bem como para envolver a comunidade. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account