dc.contributor.advisor |
Guro, Manuel Zianja |
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dc.contributor.author |
Phiri, Paulo Bonifácio |
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dc.date.accessioned |
2023-03-16T13:00:13Z |
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dc.date.available |
2023-03-16T13:00:13Z |
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dc.date.issued |
2019-04 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/748 |
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dc.description.abstract |
This dissertation analyzed the perceptions and practices of primary school teachers of the 3rd
cycle of primary education of Matola pedagogical influence zones 4 and 1 of the Moamba
district on CBC (current). It was intended to analyze these teachers' perceptions and practices
at this level of education in the above-mentioned schools against the competency-based
curriculum and specifically to describe the perception that primary school teachers have
about BCC (in use), to describe the process of planning the teaching and learning process in
order to meet the demands that this curriculum model imposes, to identify the criteria and
methods and selection used by primary school teachers in guiding their classes and to explain
the criteria, techniques and instruments used for the assessment of competences acquired by
students. It was a field research with mixed approach, involving 4 Matola and 5 Moamba
schools with a total of 69 teachers, including managers. As obtained results, teachers have a
fragmented perception of BCC as, of the 69 participants, 30 focus on the student, eight on
active methods, 28 on formative assessment. The procedures consist of the teacher using the
manuals and dosages that are elaborated taking into account the programs and the PCEB for
their daily planning. About the methods, 75.3% use the expository method as main and often
exclusively. Regarding to assessment, it continues to have a summative and non-formative
focus as there is no record of learning follow-up and no different assessment techniques from
the questionnaire (written test) are systematically used. From the research, it is concluded that
although teachers have fragmented perception, they also have a reasonable perception about
BCC , yet their practices are far from what this curriculum model requires. Hence, it is
suggested that the reflection on the contextual conditions before the curriculum reform,
greater focus on dissemination, teachers' involvement in curriculum changes and indication
of managers with training related to school management. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
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dc.rights |
openAcess |
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dc.subject |
Processo ensino - aprendizagem |
en_US |
dc.subject |
Currículo baseado em competências |
en_US |
dc.subject |
Reforma curricular |
en_US |
dc.title |
Análise das percepções e práticas de professores primários do 3º ciclo no contexto de um currículo baseado em competências: caso da ZIP 4 do distrito da Matola e ZIP 1 do distrito da Moamba na província de Maputo |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
A presente dissertação analisou as percepções e práticas dos professores primários do 3o ciclo
do ensino primário das Zonas de Influência Pedagógica 4 do Distrito da Matola e 1 do Distrito da
Moamba sobre o CBC (vigente). Pretendia-se analisar estas percepções e práticas dos professores
neste nível de ensino nas escolas acima mensionadas face ao currículo que é baseado em
competências e especificamente, descrever a percepção que os professores primários do 3o ciclo têm
em relação ao CBC (em uso), descrever o processo de planificação do Processo de Ensino-
Aprendizagem com vista a responder as exigências que esse modelo de currículo impõe, identificar os
métodos e critérios de selecção usados pelos professores do ensino primário do 3o ciclo na orientação
das suas aulas e explicar os critérios, técnicas e instrumentos usados para a avaliação das
competências adquiridas pelos alunos. Tratou-se de uma pesquisa de campo com abordagem mista,
envolvendo 4 escolas da Matola e 5 da Moamba com um total de 69 professores, incluindo gestores.
Obteve-se como resultados que os professores têm uma percepção fragmentada do CBC na
medida em que, dos 69 participantes, 30 dão ênfase a centralidade no aluno, oito, nos
métodos activos, 28 na avaliação formativa. Os procedimentos consistem em o professor
recorrer aos manuais e dosificações que por sua vez são elaborados tendo em conta os
programas e o PCEB para a sua planificação diária. Quanto aos métodos 75.3% usam o
método expositivo como principal e, muitas vezes, de forma exclusiva. Em relação a
avaliação continua a ter foco sumativo e não formativa na mediuda em que não há registo de
acompanhamento das aprendizagens e não se usa de forma sistematizadas as técnicas de
avaliação diferente do questinario (teste escrito). Concluiu-se com a pesquisa que os professores
possuem uma percepção razoável sobre o CBCembora muitos de forma fragmentada, apesar disso, as
suas práticas estão distantes do que este modelo curricular exige, por exemplo, persistem professores
que leccionam sem planificar aulas, utilização frequente e por vezes exclusiva da exposição, a não
produção e utilização de materiais concretizadores e foco na avaliação sumativa, o que influencia
negativamente no desenvolvimento de competências. Daí que sugere-se a reflexão sobre as condições
contextuais antes da reforma curricular, maior foco na divulgação, envolvimentos dos professores nas
mudanças curriculares e indicação de gestores com formações relacionadas à gestão escolar. |
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