dc.contributor.advisor |
Gonçalves, António Cipriano Parafino |
|
dc.contributor.author |
Munguambe, Berta Moisés |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-16T13:00:03Z |
|
dc.date.available |
2023-03-16T13:00:03Z |
|
dc.date.issued |
2019-02 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/747 |
|
dc.description.abstract |
This study analyses the Escola Primária Completa 4 de Outubro school council contribution in
pedagogical management. In order to analyse the role of that organ in the students education
development.
The research took place in the district of Boane, concretely in the Chinonaquila township in the
school mentioned above.
The research qualifies itself as qualitative become it brings an approach that fits the purposes of
the same, precisely because it's observance allowed to collect relevant information to the selected
environment knowledge for the research. For that, was chosen a sample of 10 individuals in a
universe of 21, which corresponds to the total population of the research universe. The research
methods used were the questionnaire and interview. The questionnaire was addressed to the
teachers and the school board. The local community (parents and the guardian's) were submitted
to semi-structured interviews, which consisted of pre-defined questions.
The questionnaire method used for the teachers and management staff enable to reach more
people simultaneously, in addition to faster and more accurate response. The semi-structured
interview used to local community, was due to the fact that it has the privilege of being used with
the whole population segment "illiterate” and literate.
In conclusion, can be said that the Escola Primária Completa 4 de Outubro council is
concentrated in the hands of the school headmistress, where there is no opening to the other
members to give their contribution, thus making difficult the council contribution to the good
pedagogical management so, compromising the students pedagogical developmen |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Conselho de escola |
en_US |
dc.subject |
Gestão democrática |
en_US |
dc.subject |
Gestão pedagógica |
en_US |
dc.title |
Análise da contribuição do conselho de escola na gestão pedagógica, o caso da Escola Primária 4 de Outubro |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
O presente estudo tem por objectivo compreender a Contribuição do Conselho de Escola na
gestão pedagógica na Escola Primária Completa 4 de Outubro. Esta pesquisa teve lugar no
distrito de Boane concretamente no povoado de Chinonaquila na escola supra citada.
A pesquisa é um estudo de caso, traz uma abordagem que se ajusta aos propósitos da mesma,
justamente porque a sua observância permitiu recolher informação relevante para o
conhecimento do ambiente seleccionado para a pesquisa. Para tal, foi colhido uma amostra de 10
indivíduos num universo de 21, o que corresponde a população total do universo de pesquisa.
Foram usados como instrumentos de pesquisa o questionário e um guião de entrevista. O
questionário foi dirigido aos professores e à direcção da escola. A comunidade local (pais e
encarregados de educação) foram submetidos às entrevistas semi-estruturadas, que consistiram
em questões pré-determinadas.
O uso do questionário para os professores e o pessoal direcção permitiu que se atingisse maior
número de pessoas simultaneamente para além de obter respostas mais rápidas e mais precisas.
Quanto ao uso de entrevistas semi-estruturadas à comunidade local, deveu-se ao facto da mesma
ter o privilégio de poder ser utilizada com todos os segmentos da população: “analfabetos” ou
alfabetizados.
O estudo concluiu que o Conselho de Escola Primária Completa 4 de Outubro encontra-se
centralizada nas mãos da directora da escola onde não há uma abertura para que os demais
membros possam dar o seu contributo em opiniões dificultando deste modo com que o conselho
contribua para uma boa gestão pedagógica comprometendo deste modo o desenvolvimento
pedagógico dos alunos. |
en_US |