DSpace Repository

Análise da contribuição do conselho de escola na gestão pedagógica, o caso da Escola Primária 4 de Outubro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gonçalves, António Cipriano Parafino
dc.contributor.author Munguambe, Berta Moisés
dc.date.accessioned 2023-03-16T13:00:03Z
dc.date.available 2023-03-16T13:00:03Z
dc.date.issued 2019-02
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/747
dc.description.abstract This study analyses the Escola Primária Completa 4 de Outubro school council contribution in pedagogical management. In order to analyse the role of that organ in the students education development. The research took place in the district of Boane, concretely in the Chinonaquila township in the school mentioned above. The research qualifies itself as qualitative become it brings an approach that fits the purposes of the same, precisely because it's observance allowed to collect relevant information to the selected environment knowledge for the research. For that, was chosen a sample of 10 individuals in a universe of 21, which corresponds to the total population of the research universe. The research methods used were the questionnaire and interview. The questionnaire was addressed to the teachers and the school board. The local community (parents and the guardian's) were submitted to semi-structured interviews, which consisted of pre-defined questions. The questionnaire method used for the teachers and management staff enable to reach more people simultaneously, in addition to faster and more accurate response. The semi-structured interview used to local community, was due to the fact that it has the privilege of being used with the whole population segment "illiterate” and literate. In conclusion, can be said that the Escola Primária Completa 4 de Outubro council is concentrated in the hands of the school headmistress, where there is no opening to the other members to give their contribution, thus making difficult the council contribution to the good pedagogical management so, compromising the students pedagogical developmen en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Conselho de escola en_US
dc.subject Gestão democrática en_US
dc.subject Gestão pedagógica en_US
dc.title Análise da contribuição do conselho de escola na gestão pedagógica, o caso da Escola Primária 4 de Outubro en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.resumo O presente estudo tem por objectivo compreender a Contribuição do Conselho de Escola na gestão pedagógica na Escola Primária Completa 4 de Outubro. Esta pesquisa teve lugar no distrito de Boane concretamente no povoado de Chinonaquila na escola supra citada. A pesquisa é um estudo de caso, traz uma abordagem que se ajusta aos propósitos da mesma, justamente porque a sua observância permitiu recolher informação relevante para o conhecimento do ambiente seleccionado para a pesquisa. Para tal, foi colhido uma amostra de 10 indivíduos num universo de 21, o que corresponde a população total do universo de pesquisa. Foram usados como instrumentos de pesquisa o questionário e um guião de entrevista. O questionário foi dirigido aos professores e à direcção da escola. A comunidade local (pais e encarregados de educação) foram submetidos às entrevistas semi-estruturadas, que consistiram em questões pré-determinadas. O uso do questionário para os professores e o pessoal direcção permitiu que se atingisse maior número de pessoas simultaneamente para além de obter respostas mais rápidas e mais precisas. Quanto ao uso de entrevistas semi-estruturadas à comunidade local, deveu-se ao facto da mesma ter o privilégio de poder ser utilizada com todos os segmentos da população: “analfabetos” ou alfabetizados. O estudo concluiu que o Conselho de Escola Primária Completa 4 de Outubro encontra-se centralizada nas mãos da directora da escola onde não há uma abertura para que os demais membros possam dar o seu contributo em opiniões dificultando deste modo com que o conselho contribua para uma boa gestão pedagógica comprometendo deste modo o desenvolvimento pedagógico dos alunos. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account