DSpace Repository

Relações de género nas escolhas profissionais dos candidatos aos cursos de ciências e ciências sociais na UEM em 2017

Show simple item record

dc.contributor.advisor Paulo, Margarida
dc.contributor.author Muchanga, Elsa Maria
dc.date.accessioned 2023-03-16T12:59:54Z
dc.date.available 2023-03-16T12:59:54Z
dc.date.issued 2022-10-30
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/746
dc.description.abstract This dissertation aims to analyze gender relations in the career choices of students applying for natural and social science courses at UEM, since there is a low participation of women in these courses. Thus, for data collection, a survey questionnaire was used to collect quantitative data and semi-structured interviews were used to collect qualitative data. The results of the study showed that the inquired students are below thirty years of age, single and attend courses in the face-to-face regime. The interviewed students are attending university for the first time and consider their choice of course as safe. They intend to attend the course of their choice to raise their degree, although some would have chosen another course, if they could. The course preference is not associated with gender, so there is no easy course that they identify with gender. For the students interviewed, the course of attendance guarantees prestige, security, stability and autonomy in employment. Barriers to girl’s attendance in natural and social science courses are not based on the influence of images presented in the books about professions in the early grades and/or on the influence of childhood play, but are due to the fact that women display a possible weak ability in this area and have little female representation in the professions of natural and social sciences in the choice of the course. The study concluded that gender relations in the career choices of students applying for natural and social science courses at UEM in 2017 are at a satisfactory stage, as the applicants’ career choices were associated with gender relations en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Relações de género en_US
dc.subject Escolha profissional en_US
dc.subject Curso de ciências en_US
dc.subject Curso de ciências sociais en_US
dc.subject Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.subject Professional choice en_US
dc.subject Science course en_US
dc.subject Social science course en_US
dc.subject Gender relations en_US
dc.subject Eduardo Mondlane University en_US
dc.title Relações de género nas escolhas profissionais dos candidatos aos cursos de ciências e ciências sociais na UEM em 2017 en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.resumo Esta dissertação tem como objectivo analisar as relações de género nas escolhas profissionais dos candidatos aos cursos de ciências e ciências sociais na UEM, visto que nestes cursos há uma participação reduzida de mulheres. Sendo assim, para a recolha de dados, realizou-se um inquérito para obter dados quantitativos e entrevistas semiestruturadas para obter dados qualitativos. Os resultados do estudo mostraram que os estudantes inqueridos estão abaixo de trinta anos de idade, são solteiros e frequentam cursos no regime presencial. Os estudantes entrevistados frequentam a universidade pela primeira vez e consideram segura a escolha do curso. Estes pretendem fazer o curso escolhido para elevar o seu grau, apesar de que alguns optariam por um outro curso, se pudessem. A preferência do curso não está associada ao género, por isso não há curso fácil que se identifica com o sexo. Para os estudantes entrevistados, o curso de frequência garante prestígio, segurança, estabilidade e autonomia no emprego. As barreiras à frequência de cursos de ciências e ciências sociais por parte da rapariga não estão baseadas na influência das imagens apresentadas nos livros sobre as profissões nas classes iniciais e/ou na influência das brincadeiras de infância, mas devem-se ao facto de as mulheres apresentarem um possível fraco domínio nessa área e terem pouca representatividade feminina nas profissões de ciências e ciências sociais na escolha do curso. O estudo concluiu que as relações de género nas escolhas profissionais dos candidatos aos cursos de ciências e ciências sociais na UEM, em 2017, estão num estágio satisfatório, dado que as escolhas profissionais dos candidatos estavam associadas a relações de género en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account