dc.contributor.advisor |
Tembe, Cristina |
|
dc.contributor.author |
Matusse, Ana Paula Xavier |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-16T12:59:28Z |
|
dc.date.available |
2023-03-16T12:59:28Z |
|
dc.date.issued |
2019-04 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/744 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation addresses the integration of HIV/AIDS contents in the curriculum of the 1st cycle
of general secondary education in the Portuguese subject, seeking to reconcile what is reflected in
the Curriculum of General Secondary Education with the reality found in the classroom. Thus, the
main objective of this research is to analyze how integration, mentioned above, contributes to the
awareness of students in the prevention, treatment and fight against the disease. In this perspective,
it is suspected that the school level is not being given due attention or that its approach in the
classroom by teachers is not being effective. Therefore, not knowing the origin of this situation,
the following research problem was formulated in the expectation of finding sustainable answers:
How the transversal approach of HIV/AIDS in the discipline of Portuguese Curriculum of the 1st
Cycle of Secondary Education General, does it convey the knowledge necessary for the awareness,
prevention and combat of the disease within the students? In order to respond to this problem, we
sought to look at the objectives and contents of the Portuguese course, for teaching strategies, the
role of the teacher and the availability of time for this transversal approach. To carry out the
research, Josina Machel Secondary School was selected for research among six secondary schools
in the Kampfumo District. So for the data collection of this research was used the technique of
observation of classes, of surveys, of interviews and of documentary analysis. After analyzing the
contents in the Portuguese program, the teaching and learning strategies, the role of the teacher
and the availability of time, it was possible to verify that within all these components the
difficulties encountered for integration of HIV /AIDS contents in the curriculum, more specifically
in the classroom, for the production of desired results at the level of the type of individual to be
formed. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
HIV/SIDA |
en_US |
dc.subject |
Ensino secundário geral |
en_US |
dc.subject |
Plano Curricular |
en_US |
dc.subject |
Transversalidade |
en_US |
dc.subject |
Conteúdos programáticos |
en_US |
dc.subject |
Programa da disciplina de Português |
en_US |
dc.title |
Análise da integração dos conteúdos de HIV/Sida na disciplina de português no currículo do 1º ciclo do ensino secundário geral |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
A presente dissertação aborda a integração dos conteúdos de HIV/SIDA no currículo do 1o ciclo
do ensino secundário geral na disciplina de Português, procurando conciliar o que vem plasmado
no Plano Curricular do Ensino Secundário Geral com a realidade encontrada na sala de aulas.
Assim, a pesquisa efectuada tem como principal objectivo analisar o modo como integração, ora
mencionada, contribui para consciencializar os alunos na prevenção, tratamento e combate da
doença. Nessa perspectiva, suspeita-se que não se esteja a dar a devida atenção ao nível das escolas
ou que a sua abordagem na sala de aulas por parte dos professores não esteja a ser efectiva.
Portanto, não sabendo ainda sobre a origem desta situação formulou-se o seguinte problema de
pesquisa na expectativa de encontrar respostas sustentáveis a respeito: de que forma a abordagem
transversal do HIV/SIDA, na disciplina de Português do Currículo do 1o Ciclo do Ensino
Secundário Geral, transmite os saberes necessários para a consciencialização, prevenção e
combate da doença no seio dos alunos? Com vista a dar resposta a esta problemática se procurou
olhar para os objectivos e conteúdos da disciplina de português, para as estratégias de ensino, o
papel do professor e a disponibilidade de tempo dessa abordagem transversal. Para realização da
pesquisa foi seleccionada a Escola Secundária Josina Machel para a pesquisa de entre as seis
escolas secundárias do Distrito Kampfumo. Assim para a recolha de dados desta pesquisa usou-se
a técnica de observação de aulas, de inquéritos, de entrevistas e da análise documental. Depois
analisar os conteúdos no programa de português, as estratégias de ensino e aprendizagem, o papel
do professor e a disponibilidade de tempo, foi possível verificar que dentro de todas estas
componentes são perceptíveis as dificuldades encontradas para integração dos conteúdos de
HIV/SIDA no currículo, mais especificamente na sala de aulas, para a produção de resultados
desejados a nível do tipo de indivíduo que se pretende formar. |
en_US |