dc.contributor.advisor |
Bazo, Manuel |
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dc.contributor.author |
Macuvele, Flora |
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dc.date.accessioned |
2023-03-16T12:58:02Z |
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dc.date.available |
2023-03-16T12:58:02Z |
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dc.date.issued |
2019-07 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/742 |
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dc.description.abstract |
The basic education in the Mozambique Education System continues to record many school
dropouts on the part of girls especially in rural areas. These school dropouts are a confirmation
that the basic education still faces many weaknesses and that the challenges to stop this
phenomena that increases the levels of illiteracy are even greater. Despite efforts by the
government to ensure the retention and not school dropout for girls, the socioeconomic, cultural
and other factors exert a counter-force. Thus, the role of school leadership in the reduction of
school dropout is crucial. The present study analyses the influence of school leadership in
retention and continuation of the studies of girls at Complete Primary Schools (EPC) of
Chirrindzene and Chiconela in Xai-Xai, Gaza province, with the following research question: to
what extent the school leadership influences the retention and continuation of the studies of girls
at Complete Primary Schools of Chirrindzene and Chiconela? This research in the form of a case
study, is predominantly qualitative (interviews and observations) and complemented by a
quantitative method (questionnaires) came to the conclusion that in both schools under this
study, the leadership influences the retention of girls and continuation of their studies. However,
it is necessary to have a multidisciplinary approach and comprehensive retention policies and
their implementation in order to protect the girl, especially in rural areas from the harmful effects
of the condition of extreme poverty in which they live, finding ways to motivate and keep them
in the educational system. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Sistema Nacional de Educação |
en_US |
dc.subject |
Liderança escolar |
en_US |
dc.subject |
Retenção da rapariga na escola |
en_US |
dc.subject |
Continuação dos estudos |
en_US |
dc.title |
Análise da influência da liderança escolar na retenção e continuação dos estudos da rapariga nas escolas primárias: casos das Escolas Primárias Completas de Chirrindzene e Chiconela em Xai-Xai, Província de Gaza |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
O ensino básico no Sistema de Educação em Moçambique continua a registar muitos
desperdícios por abandono e ou desistência por parte da rapariga sobretudo nas zonas rurais.
Estes desperdícios são uma confirmação de que ainda subsistem muitas fraquezas no ensino
básico e que os desafios para estancar este fenómeno que aumenta os níveis de analfabetismo são
ainda maiores. Não obstante os esforços desenvolvidos pelo governo para assegurar a retenção e
não abandono a escola pela rapariga, os factores socioeconómicos, culturais e outros exercem
uma força contrária. Assim, o papel da liderança escolar na redução do desperdício escolar é
determinante. O presente estudo analisa a influência da liderança escolar na retenção e
continuação dos estudos da rapariga das Escolas Primárias Completas (EPC) de Chirrindzene e
Chiconela em Xai-Xai, Província de Gaza, com a seguinte pergunta de pesquisa: Em que medida
a liderança escolar influencia a retenção e continuação dos estudos da rapariga nas Escolas
Primárias Completas de Chirrindzene e Chiconela? Esta pesquisa em forma de estudo de caso,
predominantemente qualitativa (entrevistas e observação), complementada pelo método
quantitativo (questionários), concluiu que nas duas escolas em estudo a liderança influencia a
retenção da rapariga e continuação dos seus estudos, contudo é necessária uma abordagem
multidisciplinar e exaustiva das políticas de retenção e seu modo de implementação por forma a
proteger a rapariga, especialmente a das zonas rurais, dos efeitos nocivos da condição de pobreza
extrema em que ela vive, encontrando formas de a motivar e mantê-la no sistema educativo. |
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