DSpace Repository

Análise da influência da liderança escolar na retenção e continuação dos estudos da rapariga nas escolas primárias: casos das Escolas Primárias Completas de Chirrindzene e Chiconela em Xai-Xai, Província de Gaza

Show simple item record

dc.contributor.advisor Bazo, Manuel
dc.contributor.author Macuvele, Flora
dc.date.accessioned 2023-03-16T12:58:02Z
dc.date.available 2023-03-16T12:58:02Z
dc.date.issued 2019-07
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/742
dc.description.abstract The basic education in the Mozambique Education System continues to record many school dropouts on the part of girls especially in rural areas. These school dropouts are a confirmation that the basic education still faces many weaknesses and that the challenges to stop this phenomena that increases the levels of illiteracy are even greater. Despite efforts by the government to ensure the retention and not school dropout for girls, the socioeconomic, cultural and other factors exert a counter-force. Thus, the role of school leadership in the reduction of school dropout is crucial. The present study analyses the influence of school leadership in retention and continuation of the studies of girls at Complete Primary Schools (EPC) of Chirrindzene and Chiconela in Xai-Xai, Gaza province, with the following research question: to what extent the school leadership influences the retention and continuation of the studies of girls at Complete Primary Schools of Chirrindzene and Chiconela? This research in the form of a case study, is predominantly qualitative (interviews and observations) and complemented by a quantitative method (questionnaires) came to the conclusion that in both schools under this study, the leadership influences the retention of girls and continuation of their studies. However, it is necessary to have a multidisciplinary approach and comprehensive retention policies and their implementation in order to protect the girl, especially in rural areas from the harmful effects of the condition of extreme poverty in which they live, finding ways to motivate and keep them in the educational system. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Sistema Nacional de Educação en_US
dc.subject Liderança escolar en_US
dc.subject Retenção da rapariga na escola en_US
dc.subject Continuação dos estudos en_US
dc.title Análise da influência da liderança escolar na retenção e continuação dos estudos da rapariga nas escolas primárias: casos das Escolas Primárias Completas de Chirrindzene e Chiconela em Xai-Xai, Província de Gaza en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.resumo O ensino básico no Sistema de Educação em Moçambique continua a registar muitos desperdícios por abandono e ou desistência por parte da rapariga sobretudo nas zonas rurais. Estes desperdícios são uma confirmação de que ainda subsistem muitas fraquezas no ensino básico e que os desafios para estancar este fenómeno que aumenta os níveis de analfabetismo são ainda maiores. Não obstante os esforços desenvolvidos pelo governo para assegurar a retenção e não abandono a escola pela rapariga, os factores socioeconómicos, culturais e outros exercem uma força contrária. Assim, o papel da liderança escolar na redução do desperdício escolar é determinante. O presente estudo analisa a influência da liderança escolar na retenção e continuação dos estudos da rapariga das Escolas Primárias Completas (EPC) de Chirrindzene e Chiconela em Xai-Xai, Província de Gaza, com a seguinte pergunta de pesquisa: Em que medida a liderança escolar influencia a retenção e continuação dos estudos da rapariga nas Escolas Primárias Completas de Chirrindzene e Chiconela? Esta pesquisa em forma de estudo de caso, predominantemente qualitativa (entrevistas e observação), complementada pelo método quantitativo (questionários), concluiu que nas duas escolas em estudo a liderança influencia a retenção da rapariga e continuação dos seus estudos, contudo é necessária uma abordagem multidisciplinar e exaustiva das políticas de retenção e seu modo de implementação por forma a proteger a rapariga, especialmente a das zonas rurais, dos efeitos nocivos da condição de pobreza extrema em que ela vive, encontrando formas de a motivar e mantê-la no sistema educativo. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account