dc.contributor.advisor |
Gonçalves, António Cipriano Parafino |
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dc.contributor.author |
Chirindza, Delisa Angelina |
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dc.date.accessioned |
2023-03-16T12:57:54Z |
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dc.date.available |
2023-03-16T12:57:54Z |
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dc.date.issued |
2019-06 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/741 |
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dc.description.abstract |
The present dissertation aims to verify the access and inclusion of talented candidates in higher
education in the School of Communication and Arts (Escola de Comunicação e Artes) of
Eduardo Mondlane University. It was a qualitative study supported by combination of methods
and techniques of data collection, in order to offer a panoramic overview of Higher Education
Institution of arts in Mozambique within its evaluation and selection processes of admission
exams of talented candidates in music and theater courses at Eduardo Mondlane University. It
was undertaken a comparative approach to focus on performative courses in the period between
2012 and 2018, because there were made changes in these courses especially in the management
of admission exams, available places, and curriculum reforms. There were used semi-structured
interviews to four categories of participants in the study, namely, courses directors; exams
elaboration commission; evaluators; and members of Admissions Department of UEM. It was
applied an statistic compilation of data method of admission reports from 1999 to 2018 and two
papers of admission exams from 2012 to 2018. Through this research it was possible to see that
in legal terms, in Mozambique there are not regulations regarding inclusion of talented people.
Within UEM and ECA there are no inclusive models of admission exams, selection, and access
conditions and other condiments of identification of talented candidates and with potential to
higher abilities in arts and other areas of knowledge. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Acesso ao ensino superior |
en_US |
dc.subject |
Exames de admissão |
en_US |
dc.subject |
Cursos de artes |
en_US |
dc.title |
Análise do acesso e inclusão de candidatos com talento nos cursos de artes na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane: legislação, os processos avaliativos e selectivos nos exames de admissão |
en_US |
dc.type |
thesis |
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dc.description.resumo |
O presente estudo tem como objectivo averiguar sobre o acesso e inclusão dos candidatos com
talento no ensino superior nos cursos de artes na Escola de Comunicação e Artes da
Universidade Eduardo Mondlane. Tratou-se, de um estudo qualitativo, com recurso métodos e
técnicas combinadas na recolha de dados, a fim de oferecer um panorama da situação das
Instituições de Ensino Superior (IES) de artes em Moçambique, quanto aos processos de
avaliação e selecção nos exames de admissão de candidatos com talento nos cursos de Música e
Teatro na Universidade Eduardo Mondlane. Realizou-se uma abordagem comparativa com foco
nos cursos performativos, Música e Teatro da Escola de Comunicação e Artes da Universidade
Eduardo Mondlane, nos períodos de 2012 à 2018 pelo facto de terem ocorrido neste intervalo
mudanças nos cursos de Artes na ECA-UEM no que concerne a gestão dos processos de exame
de admissão, vagas e ingressos e reformas curriculares. As entrevistas semi-estruturadas foram
aplicadas a quatro categorias de participantes do estudo, nomeadamente: directores dos cursos
das artes da ECA (2); comissão de elaboração dos exames de admissão dos cursos das artes da
ECA (5); Júri de avaliação dos exames práticos dos cursos das artes da ECA (9) e; Corpo técnico
administrativo do Departamento de Admissão à UEM (2). Para complementar a informação
colhida dos participantes, foi feita a análise e a compilação estatística de dados dos relatórios dos
exames de admissão da UEM de 1999 á 2018 e das pautas dos exames de admissão da UEM de
2012 a 2018. Através da pesquisa realizada foi possível apurar que em termos legais, em
Moçambique, não existe um trato legislativo em todos níveis de ensino que regule o direito à
educação especial e inclusiva para pessoas com talento. Por sua vez, na UEM e, na ECA não
existem modelos de exames de admissão inclusivos e selectivos e, condições de acesso
diversificado para a identificação e reconhecimento de candidatos com talento e com potencial
para altas habilidades nas artes e em outras áreas de conhecimento. |
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