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Análise da utilização dos resultados de avaliação no processo de ensino e aprendizagem: experiências e práticas dos professores da 12ª classe da disciplina de Matemática da Escola Secundária 25 de Setembro de Quelimane

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dc.contributor.advisor Bazo, Manuel
dc.contributor.author Coelho, Eugénia Rosita de Moreira Rodrigues
dc.date.accessioned 2023-03-16T12:57:37Z
dc.date.available 2023-03-16T12:57:37Z
dc.date.issued 2018-11
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/739
dc.description.abstract The analysis of evaluation and assessment processes and the impact of their results leads the teacher and the school to reflect on new ways of understanding education. In order to better understand the use of evaluation and assessment results in the teaching and learning process, a study was carried out at 25 de Setembro de Quelimane High School, where the following research question was sought: to what extent are evaluation assessment results used for the improvement in school and the consequent improvement of the performance of the students of the Grade 12 in the subject of Mathematics? This problem was raised with the aim of analyzing the use of evaluation and assessment results in the teaching and learning process in the Grade 12 in Mathematics. The study was carried out upon a qualitative approach complemented with quantitative and action-research based. This research concluded that teachers of the participating school use the assessment results for self-assessment and for the improvement of teaching and learning process, thus improving teaching methods and students' achievement. Regarding the assessment types and functions, it was concluded that teachers use the three types and functions, namely diagnostic, formative and summative. The present study also concluded that in some teachers and leaders of the ES 25 de Setembro de Quelimane there is a pedagogical deficit, lack of knowledge of the assessment norms used in Mozambique and low levels of motivation and commitment. And finally the school leaders/members of the Board consider that the use of the assessment results in the improvement of the students' school performance is very effective while other teachers consider it reasonable. Based on these findings, the study recommends improving the monitoring and evaluation system of the teaching and learning process, based on self- reflection, self-evaluation and performance feedback at all levels. The research also recommends that MINEDH should encourage and increase the creation of professional learning communities at all levels (school, district, provincial and national) and its participation in similar international organizations as well as create conditions for teacher motivation and commitment in the teaching and learning process. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Processo ensino - aprendizagem en_US
dc.subject Aproveitamento escolar en_US
dc.subject Aperfeiçoamento escolar en_US
dc.title Análise da utilização dos resultados de avaliação no processo de ensino e aprendizagem: experiências e práticas dos professores da 12ª classe da disciplina de Matemática da Escola Secundária 25 de Setembro de Quelimane en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.resumo A análise dos processos avaliativos e do impacto dos seus resultados leva o professor e a escola a reflectirem sobre novas formas de entender a educação. Para melhor compreender a utilização dos resultados de avaliação no processo de ensino e aprendizagem realizou-se um estudo na Escola Secundária 25 de Setembro de Quelimane, onde se procurou responder à seguinte questão de pesquisa: em que medida os resultados da avaliação são utilizados para o aperfeiçoamento escolar e, consequente, melhoria do desempenho dos alunos da 12a classe na disciplina de Matemática? Este problema foi levantado com o objectivo de analisar a utilização dos resultados de avaliação no processo de ensino e aprendizagem na 12a classe na disciplina de Matemática. O estudo foi desenvolvido sob uma abordagem qualitativa (entrevistas) complementada com a quantitativa (questionários) e baseada na investigação-acção. A presente pesquisa concluiu que os professores da escola em análise utilizam os resultados da avaliação para a autoavaliação e aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem, portanto para a melhoria dos métodos de ensino e do aproveitamento dos alunos, embora de forma não sistematizada. Quanto aos tipos, formas e funções de avaliação concluiu-se que os professores usam os três, nomeadamente diagnóstica, formativa e sumativa. O presente estudo também concluiu que em alguns professores e líderes da ES 25 de Setembro de Quelimane há um défice pedagógico, falta de conhecimento das normas de avaliação vigentes em Moçambique e índices de motivação e comprometimento baixos. E por fim os membros da Direcção consideram que a utilização dos resultados de avaliação na melhoria do aproveitamento escolar dos alunos é muito efectiva enquanto outros professores a consideram razoável. Com base nestas conclusões, o estudo recomenda o aperfeiçoamento do sistema de monitoria e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, com base na autorreflexão, autoavaliação e feedback do desempenho a todos os níveis. A pesquisa também recomenda que o MINEDH devia incentivar e incrementar a criação de comunidades de aprendizagem profissional a todos os níveis (escolar, distrital, provincial e nacional) e sua participação em organizações internacionais congéneres assim como criar condições para a motivação e o comprometimento dos professores no processo de ensino e aprendizagem. en_US


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