dc.contributor.advisor |
Dias, Maria da Conceição Loureiro |
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dc.contributor.author |
Parbato, Danilo Hijaze |
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dc.date.accessioned |
2023-03-16T12:57:28Z |
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dc.date.available |
2023-03-16T12:57:28Z |
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dc.date.issued |
2014-02 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/738 |
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dc.description.abstract |
Quality in higher education is perceived in different factors of the training process and,
according to Westerheijden (2008), for there to be quality assurance, accountability and
continuous quality improvement is necessary. With an interest in quality assurance, this
study analyzes the process of implementing the Teacher Performance Appraisal System
(SADE) at Eduardo Mondlane University (UEM) and aims to capture some perceptions
about its functioning, its relationship with quality assurance and its alignment with the
self-assessment of the quality of the teaching staff at UEM. A case study was used, in a
descriptive approach, with a qualitative method and quantitative support to capture the
perceptions in five faculties. From the literature review, document analysis and
perceptions captured as a result of a questionnaire applied to teachers, interviews with
SADE managers, faculty directors and students, it is identified that SADE's relationship
with the quality assurance of teaching occurs only in terms of content (objectives,
results and expected uses). It was concluded that although the opinion on the relevance
of SADE is favorable, the degree of satisfaction in relation to aspects of system
management is quite low, with evidence that there is no use in its results for greater
motivation and impact on quality teachers' work. To correct this scenario,
recommendations are made to improve the management of the teacher performance
appraisal process and align it with the quality self-evaluation process, in the teacher
dimension, in the light of the Academic Quality Assurance System at Eduardo
Mondlane University (SIQUAL) and the National Higher Education Evaluation,
Accreditation and Quality Assurance System (SINAQES) of Mozambique. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
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dc.rights |
openAcess |
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dc.subject |
Gestão e garantia da qualidade |
en_US |
dc.subject |
Avaliação de desempenho do docente |
en_US |
dc.subject |
Ensino superior |
en_US |
dc.title |
Avaliação do desempenho do docente na Universidade Eduardo Mondlane - contribuição para a garantia da qualidade |
en_US |
dc.type |
thesis |
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dc.description.resumo |
A qualidade no ensino superior é percepcionada em distintos factores do processo de
formação e, segundo Westerheijden (2008), para que haja garantia de qualidade é
necessário a prestação de contas e melhoria contínua da qualidade. Com interesse na
garantia da qualidade, o presente estudo analisa o processo de implementação do Sistema
de Avaliação de Desempenho do Docente (SADE) na Universidade Eduardo Mondlane
(UEM) e tem como objectivo captar algumas percepções sobre o seu funcionamento, a sua
relação com a garantia da qualidade e o seu alinhamento com a auto-avaliação da
qualidade do corpo docente na UEM. Recorreu-se ao estudo de caso, numa abordagem
descritiva, com método qualitativo e suporte quantitativo para captar as percepções em
cinco faculdades. A partir da revisão de literatura, da análise documental e das percepções
captadas em resultado de um questionário aplicado a docentes, das entrevistas a gestores
do SADE, directores de faculdade e estudantes, identifica-se que a relação do SADE com a
garantia da qualidade do docente ocorre apenas a nível dos conteúdos (objectivos,
resultados e utilidades previstas). Concluiu-se que apesar de a opinião sobre a relevância
do SADE ser favorável, o grau de satisfação em relação aos aspectos da gestão do sistema
é bastante baixo, com evidências de que não há utilidade nos seus resultados para uma
maior motivação e impacto na qualidade do trabalho dos docentes. Para corrigir esse
cenário, são feitas recomendações para se melhorar a gestão do processo de avaliação do
desempenho do docente e alinhá-lo com o processo de auto-avaliação da qualidade, na
dimensão corpo docente, à luz do Sistema de Garantia de Qualidade Académica da
Universidade Eduardo Mondlane (SIQUAL) e do Sistema Nacional de Avaliação,
Acreditação e Garantia da Qualidade do Ensino Superior (SINAQES) de Moçambique. |
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