DSpace Repository

Avaliação do desempenho do docente na Universidade Eduardo Mondlane - contribuição para a garantia da qualidade

Show simple item record

dc.contributor.advisor Dias, Maria da Conceição Loureiro
dc.contributor.author Parbato, Danilo Hijaze
dc.date.accessioned 2023-03-16T12:57:28Z
dc.date.available 2023-03-16T12:57:28Z
dc.date.issued 2014-02
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/738
dc.description.abstract Quality in higher education is perceived in different factors of the training process and, according to Westerheijden (2008), for there to be quality assurance, accountability and continuous quality improvement is necessary. With an interest in quality assurance, this study analyzes the process of implementing the Teacher Performance Appraisal System (SADE) at Eduardo Mondlane University (UEM) and aims to capture some perceptions about its functioning, its relationship with quality assurance and its alignment with the self-assessment of the quality of the teaching staff at UEM. A case study was used, in a descriptive approach, with a qualitative method and quantitative support to capture the perceptions in five faculties. From the literature review, document analysis and perceptions captured as a result of a questionnaire applied to teachers, interviews with SADE managers, faculty directors and students, it is identified that SADE's relationship with the quality assurance of teaching occurs only in terms of content (objectives, results and expected uses). It was concluded that although the opinion on the relevance of SADE is favorable, the degree of satisfaction in relation to aspects of system management is quite low, with evidence that there is no use in its results for greater motivation and impact on quality teachers' work. To correct this scenario, recommendations are made to improve the management of the teacher performance appraisal process and align it with the quality self-evaluation process, in the teacher dimension, in the light of the Academic Quality Assurance System at Eduardo Mondlane University (SIQUAL) and the National Higher Education Evaluation, Accreditation and Quality Assurance System (SINAQES) of Mozambique. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Gestão e garantia da qualidade en_US
dc.subject Avaliação de desempenho do docente en_US
dc.subject Ensino superior en_US
dc.title Avaliação do desempenho do docente na Universidade Eduardo Mondlane - contribuição para a garantia da qualidade en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.resumo A qualidade no ensino superior é percepcionada em distintos factores do processo de formação e, segundo Westerheijden (2008), para que haja garantia de qualidade é necessário a prestação de contas e melhoria contínua da qualidade. Com interesse na garantia da qualidade, o presente estudo analisa o processo de implementação do Sistema de Avaliação de Desempenho do Docente (SADE) na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e tem como objectivo captar algumas percepções sobre o seu funcionamento, a sua relação com a garantia da qualidade e o seu alinhamento com a auto-avaliação da qualidade do corpo docente na UEM. Recorreu-se ao estudo de caso, numa abordagem descritiva, com método qualitativo e suporte quantitativo para captar as percepções em cinco faculdades. A partir da revisão de literatura, da análise documental e das percepções captadas em resultado de um questionário aplicado a docentes, das entrevistas a gestores do SADE, directores de faculdade e estudantes, identifica-se que a relação do SADE com a garantia da qualidade do docente ocorre apenas a nível dos conteúdos (objectivos, resultados e utilidades previstas). Concluiu-se que apesar de a opinião sobre a relevância do SADE ser favorável, o grau de satisfação em relação aos aspectos da gestão do sistema é bastante baixo, com evidências de que não há utilidade nos seus resultados para uma maior motivação e impacto na qualidade do trabalho dos docentes. Para corrigir esse cenário, são feitas recomendações para se melhorar a gestão do processo de avaliação do desempenho do docente e alinhá-lo com o processo de auto-avaliação da qualidade, na dimensão corpo docente, à luz do Sistema de Garantia de Qualidade Académica da Universidade Eduardo Mondlane (SIQUAL) e do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia da Qualidade do Ensino Superior (SINAQES) de Moçambique. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account