dc.contributor.advisor |
Zimbico, Octávio |
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dc.contributor.author |
António, Januário Jamal Paulo Fernando |
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dc.date.accessioned |
2023-03-16T12:57:09Z |
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dc.date.available |
2023-03-16T12:57:09Z |
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dc.date.issued |
2020-09 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/736 |
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dc.description.abstract |
This research is about the level of student involvement in decision-making in higher
education institutions, a case study of São Tomas de Moçambique University (USTM) in
2018. The study was guided by the following specific objectives: to identify the staff
involved in decision making at USTM; to describe the decision making process at USTM;
to indicate the level of student involvement in decision making at USTM; to list the merits
and demerits of involving students in decision making at USTM. For data collection,
questionnaires, interviews and observations were used. Data were collected from students,
lectures and board members from four faculties. To select respondents, intentional
sampling was used. Statistical research methods were used to organize, summarize and
analyze the data collected to draw the conclusions. The survey results identified that the
staff involved in decision-making in HEIs are the board members headed by the dean or
general director, college directors and course coordinators. Rarely students are involved in
decision making. Immediate decisions are usually made without prior consultation or
listening meetings especially when there is an emerging problem in the institution. There
are specific levels of decision making where the student can be involved. Students are
never involved in drafting and revising the institution's standards such as pedagogical
regulation. Students are rarely allowed to give their own strategies on how to improve
discipline in the institution, but in certain cases they are allowed to present their strategies
on how to improve their academic performance. HEI managers rarely dialogue with
students or consult students when making certain decisions, and rarely do students have
room to question or present their ideas, opinions or concerns to board members. Involving
students in decision making makes them identify with joint decisions; student morale is
high and authoritarian standards are reduced. Involving students in decision-making is
disadvantageous as there may be a danger of exposing institutional secrets and the process
may be very slow. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Ensino superior |
en_US |
dc.subject |
Tomada de decisões |
en_US |
dc.subject |
Gestão participativa |
en_US |
dc.title |
Formas de envolvimento dos estudantes na tomada de decisões nas instituições de ensino superior: estudo de caso da Universidade São Tomas de Moçambique (USTM) no ano 2018 |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
Nesta dissertação investigou-se sobre o nível de envolvimento dos estudantes na tomada de
decisões nas instituições de ensino superior, caso de estudo da Universidade São Tomas de
Moçambique (USTM) no ano 2018. O estudo foi orientado pelos seguintes objectivos
específicos: Identificar o pessoal envolvido na tomada de decisões na USTM; Descrever o
processo de tomada de decisões na USTM; Indicar o nível de envolvimento dos estudantes
na tomada de decisões na USTM; Enumerar os méritos e deméritos de envolver os
estudantes na tomada de decisões na USTM. Para a recolha de dados usou-se os
questionários, entrevistas e observação. Os dados foram recolhidos aos estudantes, docentes
e membros da direcção em quatro faculdades. Para seleccionar os respondentes foi usada
amostragem intencional. Usou-se os métodos estatísticos de pesquisa para organizar,
resumir e analisar os dados recolhidos para elaborar as conclusões. Os resultados da
pesquisa identificaram que o pessoal envolvido na tomada de decisões nas IES são os
membros da direcção dirigidos pelo reitor, directores das faculdades e coordenadores dos
cursos. Dificilmente os estudantes são envolvidos na tomada de decisões. As decisões
imediatas são geralmente tomadas sem uma prévia consulta ou reuniões de auscultação
especialmente quando há um problema emergente na instituição. Existem níveis específicos
de tomada de decisão onde o estudante pode ser envolvido. Os estudantes nunca são
envolvidos na elaboração e revisão das normas da instituição tais como o regulamento
pedagógico. Raramente os estudantes são permitidos a darem suas próprias estratégias de
como melhorar a disciplina na instituição, mas em certos casos são permitidos a
apresentarem as suas estratégias de como melhorar o aproveitamento pedagógico.
Dificilmente os gestores das IES dialogam com estudantes ou consultam aos estudantes
para tomar certas decisões e são casos escassos que os estudantes têm espaço para
questionar ou apresentar suas ideias, opiniões ou inquietações aos membros da direcção.
Envolver estudantes na tomada de decisões faz com que se identifiquem com as decisões
conjuntas; a moral dos estudantes fica elevada e as normas autoritárias ficam reduzidas.
Envolver estudantes na tomada de decisões é desvantajoso visto que poderá haver perigo de
expor os segredos institucionais e o processo poderá ser muito lento. |
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