dc.contributor.advisor |
Macheca, Afonso Daniel |
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dc.contributor.author |
Arone, Maria Adelaide Crescência |
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dc.date.accessioned |
2023-03-13T10:38:18Z |
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dc.date.available |
2023-03-13T10:38:18Z |
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dc.date.issued |
2022-06-01 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/733 |
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dc.description.abstract |
Actualmente, a segurança no trabalho é um dos temas mais discutidos e disseminados em
todo o mundo, ultrapassando fronteiras, mesmo que ainda em estágios diferentes em cada
continente. Independentemente do porte da organização, este assunto é destaque na rotina
de qualquer empresa visto que a responsabilidade social e a preocupação com o bem estar
dos funcionários e de seus familiares são assuntos muito discutidos actualmente. O
problema abordado neste trabalho, é producto do uso limitado de ferramentas de gestão para
a identificação correcta dos riscos associados às actividades de manuseamento de
combustíveis na empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc), especificamente na área
do abastecimento de caminões-tanque. A fim de dar resposta a esta fragilidade desenvolveu se um trabalho de pesquisa e análise, com vista a dotar a mesma de ferramentas de gestão
de riscos eficientes. A metodologia utilizada cingiu-se à pesquisa-acção baseada em dados
históricos de ocorrências registradas na área de estudo, observação de prácticas e
comportamentos, análise das características dos sistemas de abastecimento em uso, e
posterior tratamento de dados utilizando ferramentas como, a análise de modos de falha e
efeitos, árvore de falhas e eventos, análise funcional e estatística de weibull. Os resultados
do estudo mostram que os componentes e funções mais críticas são as que estão
directamante relaccionadas aos operadores e ao sistema de abastecimento com maiores
indices de criticidade maiores que 4, bem como os riscos inerentes a operação, entre os tais,
derrames, paragem da operação por falha de equipamentos, incêndios e outros. Os
resultados obtidos apoiam a hipótese de que, a ocorrência dos riscos identificados é derivada
dos longos intervalos de realização das manutenções preventivas e acções de treinamento
estabelecidas pela empresa. |
en_US |
dc.language.iso |
eng |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Risk management |
en_US |
dc.subject |
Supply system |
en_US |
dc.subject |
Tanker trucks |
en_US |
dc.subject |
Management tools |
en_US |
dc.title |
Risks arising from the operation of tanker truck loading at Petróleos de Moçambique (PETROMOC) |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
Currently, safety at work is the most discussed and disseminated topics throughout the
world, crossing borders, even if still at different stages in each continent. Regardless of the
size of the organization, this subject is highlighted in the routine of any company since
social responsibility and concern for the well-being of employees and their families are
subjects that are much discussed today. The problem addressed in this work is the result of
the limited use of management tools for the correct identification of the risks associated
with the activities of handling fuels in the Petróleos de Moçambique (Petromoc) company,
specifically in the area of supply of tank trucks. In order to respond to the fragility, a
research and analysis work was developed, with the aim of providing the company with
efficient risk management tools. The methodology used was limited to action research based
on historical data of occurrences recorded in the study area, observation of practices and
behaviors, analysis of the characteristics of the supply systems in use, and subsequent data
processing, using tools such as analysis of failure modes and effects, tree of failures and
events, functional analysis and weibull statistics. The results of the study showed that the
most critical components and functions are those that are directly related to the operators
and the supply system with higher criticality indices greater than 4, as well as the risks
inherent to the operation, among which, spills, stoppage of the operation due to equipment
failure, fire and others. The results obtained support the hypothesis that the occurrence of
the identified risks is derived from the long intervals of carrying out preventive maintenance
and training actions established by the company. |
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