dc.contributor.advisor |
Muiambo, Hermínio |
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dc.contributor.author |
Manguene, Hélder Shelton Abel |
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dc.date.accessioned |
2023-01-31T11:33:44Z |
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dc.date.available |
2023-01-31T11:33:44Z |
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dc.date.issued |
2022-05-05 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/728 |
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dc.description.abstract |
Paved roads are designed for 10-15 years of life. However, many paved roads suffer degradation
before reaching their life span due to the degradation of the asphalt pavement that occurs by the
aging of the asphalt by load conditions and climatic factors giving rise to cracks and permanent
deformation. As a way of improving the performance of the asphalt pavement and prolonging its
life, polymers, oils and other additives have been chosen to modify the asphalt. The present work
aims to evaluate the influence of the addition of engine oil on the consistency and thermal
properties of asphalt modified by high density polyethylene (HDPE). In this study, compositions
were prepared containing asphalt, engine oil and HDPE, varying the concentration of engine oil
in 2.5%, 5%, 7.5% and 10% and keeping the HDPE concentration at 5%. The samples were
characterized by conventional tests: penetration and softening point viscosity, ductility, aging in
a Rotational Thin Film Oven (RTFO) and Thermogravimetric Analysis (TGA). According to the
results, the addition of HDPE to virgin asphalt causes an increase in the consistency of virgin
asphalt, which then linearly reduces as engine oil is added in an increasing manner. Conventional
tests showed improvements in asphalt applicability in terms of crack resistance and permanent
deformation; TGA showed a slight increase in stability for the modified asphalt samples at
elevated temperatures; the RTFO showed improvement in thermal stability for virgin asphalt
after addition of HDPE which then reduced slightly after addition of motor oil without exceeding
the acceptable limit |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Asfalto |
en_US |
dc.subject |
Degradação do pavimento |
en_US |
dc.subject |
Polietileno de alta densidade |
en_US |
dc.subject |
Óleo de motor |
en_US |
dc.title |
Preparação e caracterização do asfalto modificado com polietileno de alta densidade e óleo de motor reciclado |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
As estradas pavimentadas são projectadas para 10-15 anos de vida. Entretanto, muitas vias asfaltadas sofrem degradação antes de atingir o tempo de vida devido à degradação do pavimento
asfáltico que ocorre pelo envelhecimento devido às condições de carga e factores climáticos,
dando lugar a trincas e à deformação permanente. Como forma de melhor a performance do
pavimento asfáltico e prolongar o seu tempo de vida útil, tem-se optado pela modificação do
asfalto usando polímeros, óleos e outros aditivos. O presente trabalho tem como objectivo avaliar
a influência da adição do óleo do motor sobre a consistência e propriedades térmicas do asfalto
modificado por polietileno de alta densidade (HDPE). Para o estudo foram preparadas
composições contendo asfalto, óleo de motor e HDPE, variando a concentração do óleo de motor
em 2.5%, 5%, 7.5% e 10% e mantendo fixa a concentração de HDPE em 5%. As amostras foram
caracterizadas por ensaios convencionais de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade,
ductilidade, envelhecimento em Estufa de Película Delgada Rotacional (RTFO) e Análise
Termogravimétrica (TGA). De acordo com os resultados, a adição do HDPE ao asfalto virgem
causa um aumento da sua consistência, que depois se reduz linearmente à medida que se adiciona
o óleo de motor de maneira crescente. Os ensaios convencionais mostraram melhorias na
aplicabilidade do asfalto em termos de resistência a trincas e deformação permanente; a TGA
mostrou um ligeiro aumento de estabilidade para as amostras de asfalto modificado em
temperaturas elevadas; a RTFO mostrou melhoria na estabilidade térmica para do asfalto virgem
após a adição do HDPE que depois reduziu ligeiramente após a adição do óleo de motor sem
exceder o limite aceitável |
en_US |