dc.contributor.advisor |
Chimbutane, Feliciano Salvador |
|
dc.contributor.advisor |
Miranda, Ana Ruth Moresco |
|
dc.contributor.author |
Zimba, Carlos António Nhaca |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-28T12:51:59Z |
|
dc.date.available |
2022-09-28T12:51:59Z |
|
dc.date.issued |
2022-01 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/711 |
|
dc.description.abstract |
The objectives of this work are to describe and compare the orthographic and perceptual performance
of obstruent consonants in Portuguese of Mozambican students who have Emakhuwa as L1 and those
who have Portuguese as L1, as well as verify the existence of possible correlations between
orthographic and perceptual performance in both groups. As hypotheses, with regard to descriptive
data, we expect that participants from both groups obtain a greater number of hits than errors in the
classes studied and that, within the classes, the feature cue [voice] is the least robust for the
experimental group and the most robust for the trace group. As for the comparative data, we expect
that the experimental group presents lower orthographic and perceptual performance compared to the
participants of the control group. As far as correlation data are concerned, we expect that between
spelling and perception there are correlations. The collection of perception data was done using the
phonological contrasts identification test (Rauber et al., 2012) and the collection of orthographic data
was based on the dictation of images. As main results, at the level of descriptive data, we observed a
greater number of hits than errors in the two classes studied at the perceptual and orthographic level.
We also observed that, within the two classes studied, the experimental group had lower performance
in the trace cue [voice]. With regard to comparative data, we found out that participants in the
experimental group with Portuguese as L2, present lower orthographic and perceptual performance
compared to participants in the control group with Portuguese as L1. Another result showed that, in
general, there are no correlations between spelling and perception at the level of the participants of the
studied groups, in the two phonological classes. The study concluded that the poor performance
observed in the spelling of Portuguese stops by the experimental group is perhaps related to the lack of
voiced consonants in the Emakhuwa linguistic system. Regarding the balanced performance verified in
the spelling of fricatives, the study concluded that this was probably due to the fact that participants in
the experimental group had developed skills similar to those of the experimental group, as a result of
their literacy experience throughout schooling. Regarding the lack of correlations observed in the class
of obstruents in both groups, in general, the study concluded that, eventually, in the advanced phase of
schooling, regardless of the L1 or L2 context, when the correlation is measured between perceptual
and spellings the same tends not to exist. |
en_US |
dc.description.sponsorship |
Fundos de Pós-graduação |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Ortografia |
en_US |
dc.subject |
percepção auditiva; |
en_US |
dc.subject |
Aquisição da escrita |
en_US |
dc.subject |
Língua segunda |
en_US |
dc.subject |
Língua materna |
en_US |
dc.title |
Ortografia e percepção de consoantes obstruentes do Português de alunos moçambicanos com Emakhuwa como L1 e Português como L1 |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
Os objectivos deste trabalho são descrever e comparar o desempenho ortográfico e perceptual de
consoantes obstruentes do Português de alunos moçambicanos que têm o Emakhuwa como L1 e dos
que têm Português como L1, bem como verificar a existência de eventuais correlações entre
desempenho ortográfico e perceptual em ambos grupos. Como hipóteses, no concernente a dados
descritivos, esperamos que participantes de ambos grupos obtenham maior número de acertos do que
de erros nas classes estudadas e que no interior das classes a pista de traço [voz] seja a menos robusta
para o grupo experimental e a mais robusta para o grupo de controlo. Quanto aos dados comparativos
esperamos que o grupo experimental apresente menor desempenho ortográfico e perceptual em
comparação com os participantes do grupo de controlo. No que diz respeito aos dados da correlação,
esperamos que entre ortografia e percepção existam correlações. A recolha de dados de percepção foi
feita a partir do teste de identificação de contrastes fonológicos (Rauber et al., 2012) e a recolha de
dados ortográficos foi feita com base no ditado de imagens. Como principais resultados, ao nível de
dados descritivos, observamos maior número de acertos do que de erros nas duas classes estudadas ao
nível perceptual e ortográfico. Observamos também que, no interior das duas classes estudadas, o
grupo experimental teve menor desempenho na pista de traço [voz]. No que diz respeito aos dados
comparativos, verificamos que participantes do grupo experimental com Português como L2,
apresentam menor desempenho ortográfico e perceptual comparativamente aos participantes do grupo
de controlo com Português como L1. Outro resultado mostrou que, em geral, não existem correlações
entre ortografia e percepção ao nível dos participantes dos grupos estudados, nas duas classes
fonológicas. O estudo concluiu que o fraco desempenho observado na ortografia das oclusivas do
Português por parte do grupo experimental, porventura, relaciona-se com a falta de consoantes
vozeadas no sistema linguístico do Emakhuwa. Quanto ao desempenho equilibrado verificado na
ortografia das fricativas o estudo concluiu que tal se deveu, provavelmente, ao facto de os participantes
do grupo experimental terem desenvolvido competências similares às do grupo experimental, como
resultado da experiência de letramento ao longo da escolarização. No concernente à falta de
correlações verificada na classe das obstruentes em ambos grupos, de um modo geral, o estudo
concluiu que, eventualmente, na fase adiantada da escolarização, independentemente do contexto de
L1 ou L2, quando a correlação é medida entre dados perceptuais e ortográficos a mesma tende a não
existir. |
en_US |