dc.contributor.author |
Uamusse, Amália Alexandre |
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dc.contributor.author |
Cossa, Eugenia Flora Rosa |
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dc.contributor.author |
Kouleshova, Tatiana |
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dc.date.accessioned |
2022-08-24T07:37:35Z |
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dc.date.issued |
2019-11-21 |
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dc.identifier.citation |
Uamusse, A.; Cossa, E.; Kouleshova, Tatiana. A mulher em cursos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática no ensino superior moçambicano”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 28, n. 1, e68325, 2020 |
en_US |
dc.identifier.issn |
e68325 |
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dc.identifier.other |
http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-026x2020000100505&lng=pt |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/693 |
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dc.description.abstract |
This study aims to stimulate reflection on gender differences in science, technology, engineering
and mathematics (STEM) in higher education, assessing the situation of the years 2013 to 2017. The study
seeks to identify the main causes and propose interventions to promote access and increase participation
of girls and women. Being a qualitative study, data were collected through analysis of documents and
relevant literature focusing on the overall situation of access to higher education of women particularly
in STEM courses, considering global and local trends without neglecting the sociocultural, political and
historical factors that influence in the choice of courses and/or professions by women. The results
indicate that the full participation of women in STEM courses is still a huge challenge in Mozambique,
requiring adoption of strategies for the promotion of equal opportunities for women and men to access
scientific knowledge in general and in studies and professional practices in the area of STEM. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Revista Estudos Feministas |
en_US |
dc.relation.ispartofseries |
28;1 |
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dc.rights |
restritAcess |
en_US |
dc.subject |
Barreiras |
en_US |
dc.subject |
Ensino superior |
en_US |
dc.subject |
Mulher |
en_US |
dc.title |
A mulher em cursos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática no ensino superior moçambicano |
en_US |
dc.type |
article |
en_US |
dc.description.embargo |
2024-12-10 |
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dc.description.resumo |
: Neste artigo tem-se como objectivo estimular a reflexão sobre as diferenças de género nos
cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) no ensino superior moçambicano,
tendo como base a avaliação da situação dos anos 2013 a 2017. O estudo procura identificar as
principais causas e propor acções de intervenção para promover o acesso e maior participação de
raparigas e mulheres. Dada a sua natureza qualitativa, os dados foram colectados através da análise
documental e revisão de literatura relevantes, enfocando na situação geral do acesso ao ensino
superior pela mulher, particularmente nos cursos de STEM, considerando tendências mundiais e locais
e sem descurar os factores socioculturais, políticos e históricos que influenciam na escolha de cursos
e/ou profissões pelas mulheres. Os resultados indicam que a participação integral da mulher nos
cursos de STEM ainda é um desafio enorme em Moçambique, necessitando de adopção de estratégias
para a promoção de igualdade de oportunidades para mulheres e homens no acesso ao conhecimento
científico no geral e em estudos e exercício profissional na área de STEM |
en_US |
dc.journal |
Revista Estudos Feministas |
en_US |