dc.contributor.advisor |
Macuane, José Jaime |
|
dc.contributor.author |
Santos, Rosete de Villanar Faustino Dos |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-08T08:01:43Z |
|
dc.date.available |
2022-08-08T08:01:43Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/685 |
|
dc.description.abstract |
A corrupção é um mal do qual enfermam muitos estados, existindo no entanto a necessidade
do seu controlo e combate, facto que movimenta governos, instituições e cidadãos de forma
colectiva e individual, no sentido de melhorar a governação, através do aumento da
transparência. O sector público moçambicano não está isento deste mal, onde a corrupção
manifesta-se nos diversos sectores.
No entanto, este estudo cingiu-se na análise do impacto das medidas adoptadas pelo Governo
de Moçambique no âmbito da reforma do sector público, tendo em conta que após algumas
medidas introduzidas foi realizada a Pesquisa Nacional de Governação e Corrupção, que
revelou a existência de índices críticos da corrupção. Nisto, o Governo adoptou outras
medidas anti-corrupção, com destaque para a Estratégia Anti-corrupção. Com efeito, mais
tarde foi realizada a Segunda Pesquisa Nacional de Governação e Corrupção que revelou a
prevalência da corrupção, com enfoque para algumas áreas como a da prestação de serviços
públicos em particular na Polícia e nas Alfândegas, o que desperta a preocupação em
perceber o porquê da prevalência da corrupção mesmo com as medidas adoptadas pelo
Governo para o seu combate. Nesse contexto, o presente estudo privilegiou a pesquisa
bibliográfica e a documental. Por tratar-se de estudo de caso também privilegiou a entrevista
semi-estruturada dirigida à alguns funcionários públicos prestadores de serviços,
especificamente a Polícia e as Alfândegas, assim como alguns utentes destas duas áreas.
Assim, aplicada metodologia acima mencionada, o estudo permitiu a percepção de que a
prevalência da corrupção é possibilitada pela limitada capacidade do supervisor em controlar
seus funcionários no exercício das suas funções, sobretudo no cumprimento das normas e na
sua colaboração no processo de implementação das reformas de combate à corrupção. Esta
conclusão também apoia-se na teoria do Principal-agente, defendida pelos autores (Brehm e
Gates 1997), que será exaustivamente explorada no capítulo que trata do enquadramento
teórico e em outras partes do presente estudo. Do momento, importa realçar que persiste
ainda a necessidade de se criar incentivos que garantam que funcionários públicos se sintam
atraídos pelo dever do bem servir e desincentivos de modo a desencorajar actos corruptos,
partindo do pressuposto de que a supervisão só produz resultados desejados quando os
agentes se identificam com os processos em curso, e não pela imposição do supervisor. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.subject |
Corrupção |
en_US |
dc.subject |
Combate |
en_US |
dc.subject |
Sector público |
en_US |
dc.subject |
Impacto e reformas |
en_US |
dc.title |
O impacto das medidas do governo no combate à pequena corrupção no sector público no período 2004-2010: um olhar sobre os subornos na prestação dos serviços públicos |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.embargo.terms |
openAcess |
en_US |
dc.description.resumo |
Corruption is a matter that affect many states, having a need of control and combat it,
situation that move governments, institutions and collective and individual citizens to
improve the governing , through the transparency. The Mozambican public sector is not
beyond this matter, where the corruption is manifest in varied sectors.
However, this study was circumscribed in the analysis of the impact of the measures adopted
by the Mozambican Government in the scope of public sector improvement, knowing that
after introduction of some measures were realized the Nation Governing and Corruption
Research that has revealed the existence of critic indices of corruption. Thus, the government
has adopted other anti-corruption measures such as the Anti-Corruption Strategy. Further,
were taken in action the second Nation Governing and Corruption Research that revealed the
prevalence of the corruption with detach for areas such as public service rendered in
particular the police and custom-house, fact that awaken the preoccupation and desire of
knowing why the corruption prevails even with the measures adopted by the government to
combat it. In this context, this study has privileged the bibliographical and documental
research. Because it is a case study also favored the semi-structured interview addressed to
some public servants service providers specifically the Police and Customs, as well as some
users of these two areas.
After applied the methodologies above, the study allow understanding that the prevalence of
corruption is enabled by the supervisor’s limited capacity of controlling his staff in the
exercise of their functions, mainly in the accomplishments of the rules and collaboration in
the process e of implementation on the corruption combat reforms. This conclusion also relies
on Principal-agent theory, advocated by the authors (Brehm and Gates 1997), which will be
thoroughly explored in the chapter that deals with the theoretical framework and other parts
of this study. The moment it is noted that there are still the need of creating incentives that
guarantee that the public worker feel attracted by the duty of good serving and unstimulating
the corruption acts, assuming that the supervision just produce the desired results when the
workers identify themselves with the process and not with the imposing of supervision. |
en_US |