dc.contributor.advisor |
Araújo, Manuel G. Mendes de |
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dc.contributor.author |
Sitoe, Wagner Alexandre |
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dc.date.accessioned |
2022-08-08T07:41:39Z |
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dc.date.available |
2022-08-08T07:41:39Z |
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dc.date.issued |
2017-05-01 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/684 |
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dc.description.abstract |
O trabalho que se apresenta foi realizado em três estabelecimentos penitenciários moçambicanos
localizados na província de Maputo nomeadamente: o Estabelecimento Penitenciário Especial
para Mulheres (EPEM), o Estabelecimento Penitenciário Provincial de Maputo (EPPM) e o
Estabelecimento Penitenciário Especial de Máxima Segurança da Machava (EPEMSM), tendo
como tema “O Ensino Técnico Profissional como Factor para a Ressocialização nos
Estabelecimentos Penitenciários”.
De acordo com os relatórios dos Conselhos Coordenadores do Serviço Nacional Penitenciário -
SERNAP (2013, 2014, 2015 e 2016) a reincidência criminal em Moçambique vem crescendo este
facto tem criado muita discussão quanto as providências e medidas que devem ser tomadas para a
sua mitigação. Muitos são os entendimentos sobre o assunto, mas prepondera a opinião sobre a
efectivação do ensino técnico profissional nos estabelecimentos penitenciários para o combate ao
desemprego e a reincidência criminal.
A sociedade afligida pelo medo apela pelo afastamento dos autores da violência do convívio
social. Entretanto, se esquecem que os estabelecimentos penitenciários deverão estar preparados
para o internamento, educação e reinserção social.
Percebe-se que existem políticas de reintegração social dos indivíduos privados de liberdade nos
estabelecimentos penitenciários contudo, não encontram um ambiente que favoreça a sua
implementação, motivo pelo qual esta pesquisa busca fazer uma análise sobre ensino técnico
profissional como factor para a ressocialização dos indivíduos privados de liberdade nos
estabelecimentos penitenciários moçambicanos.
A reintegração e reinserção social dos reclusos constituem o resultado final do sistema de justiça
moçambicana, um fenómeno que envolve a sociedade na sua extensão daí a importância do
envolvimento das famílias, das autoridades tradicionais e administrativas.A pesquisa faz um estudo das políticas públicas de reinserção social, do seu nível de
implementação e do quotidiano das actividades do ensino técnico profissional em curso nos
estabelecimentos penitenciários em estudo.
São aspectos fundamentais analisados na pesquisa o sexo, a faixa etária, a ocupação e o nível de
instrução dos reclusos antes da prisão. É observado ainda o tratamento educativo (ensino técnico
profissional) dispensado durante o período de reclusão, o contacto com o exterior como processo
de manutenção dos vínculos sociais e, o empenho do sistema penitenciário no sentido de criar
uma plataforma que firme o ensino técnico profissional e que assegure a reintegração e reinserção
social dos reclusos no meio familiar, comunitário e social.
Constactou-se que a superlotação, a falta de recursos materiais, humanos e financeiros tem sido
um entrave à materialização das políticas públicas de reinserção social existentes. O ensino
técnico profissional no sistema penitenciário moçambicano padece ainda com o descaso das
entidades competentes, com a falta de efetivação dos preceitos das políticas públicas
penitenciárias, que possui como um dos principais objectivos a promoção de programas do
ensino técnico profissional, da ressocialização dos condenados e da reinserção destes no
convívio social.
Uma das formas de proporcionar um retorno saudável do recluso a esse convívio é por meio do
trabalho, aproveitando-se do período de cumprimento de pena para garantir a qualificação
profissional, para que o recluso ao retornar a sociedade possa encontrar facilmente um meio de
prover sustento para si e para a sua família por meio de trabalho lícito.
Os métodos utilizados para expor a real situação do ensino técnico nos estabelecimentos
penitenciários foram a pesquisa bibliográfica e de campo, com a intenção limitada de
demonstrar a visão do sistema penitenciário por meio de entrevista aos funcionários do
SERNAP, Polícia da República de Moçambique (PRM), Município da Província de Maputo e as
demais instituições públicas e privadas relevantes, os reclusos em cumprimento de pena e em
liberdade. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.subject |
Estabelecimento penitenciário |
en_US |
dc.subject |
Ensino Técnico Profissional |
en_US |
dc.subject |
Serviço Nacional Penitenciário |
en_US |
dc.subject |
Reintegração e reinserção social dos reclusos |
en_US |
dc.title |
O Ensino Técnico Profissional como factor para a ressocialização nos estabelecimentos penitenciários |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.embargo.terms |
openAcess |
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dc.description.resumo |
The work presented was carried out in three Mozambican penitentiary establishments
located in Maputo province, namely: the Special Penitentiary Establishment
for Women (EPEM), the Maputo Provincial Penitentiary (EPPM) and the
Machava Maximum Security Special Penitentiary (EPEMSM), having
as the theme “Professional Technical Education as a Factor for Resocialization in the
Penitentiary Establishments”.
According to the reports of the Coordinating Councils of the National Penitentiary Service -
SERNAP (2013, 2014, 2015 and 2016) criminal recidivism in Mozambique has been growing this year.
This fact has created a lot of discussion about the measures and measures that should be taken to
its mitigation. There are many understandings on the subject, but the opinion on the
implementation of professional technical education in penitentiary establishments to combat
unemployment and criminal recidivism.
A society afflicted by fear calls for the removal of perpetrators of violence from living together
Social. However, they forget that penitentiary establishments must be prepared
for internment, education and social reintegration.
It can be seen that there are policies for the social reintegration of individuals deprived of their liberty in the
penitentiary establishments, however, do not find an environment that favors their
implementation, which is why this research seeks to analyze technical education
as a factor for the resocialization of individuals deprived of their liberty in the
Mozambican penitentiary establishments.
The reintegration and social reintegration of prisoners constitute the final result of the justice system
Mozambican, a phenomenon that involves society in its extension, hence the importance of
involvement of families, traditional and administrative authorities.The research makes a study of public policies for social reintegration, their level of
implementation and day-to-day activities of vocational technical education in progress in the
penitentiary establishments under study.
The fundamental aspects analyzed in the research are sex, age group, occupation and level of
instruction of prisoners before arrest. Educational treatment is also observed (technical education
professional) released during the period of imprisonment, contact with the outside as a process
maintenance of social bonds and the commitment of the penitentiary system in the sense of creating
a platform that strengthens professional technical education and ensures reintegration and reintegration
of prisoners in the family, community and social environment.
It was found that overcrowding, lack of material, human and financial resources has been
an obstacle to the materialization of existing public policies for social reintegration. The education
professional technician in the Mozambican penitentiary system still suffers from the neglect of the
competent authorities, with the lack of effectiveness of the precepts of public policies
penitentiaries, which has as one of its main objectives the promotion of programs of the
vocational technical education, the resocialization of convicts and their reintegration into the
social conviviality.
One of the ways to provide a healthy return of the inmate to this conviviality is through the
work, taking advantage of the sentence period to guarantee the qualification
professional, so that the inmate upon returning to society can easily find a means of
provide sustenance for himself and his family through lawful work.
The methods used to expose the real situation of technical education in establishments
penitentiaries were bibliographic and field research, with the limited intention of
demonstrate the vision of the penitentiary system through interviews with the staff of the
SERNAP, Police of the Republic of Mozambique (PRM), Municipality of Maputo Province and the
other relevant public and private institutions, inmates serving their sentences and in
freedom. |
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