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O Ensino Técnico Profissional como factor para a ressocialização nos estabelecimentos penitenciários

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dc.contributor.advisor Araújo, Manuel G. Mendes de
dc.contributor.author Sitoe, Wagner Alexandre
dc.date.accessioned 2022-08-08T07:41:39Z
dc.date.available 2022-08-08T07:41:39Z
dc.date.issued 2017-05-01
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/684
dc.description.abstract O trabalho que se apresenta foi realizado em três estabelecimentos penitenciários moçambicanos localizados na província de Maputo nomeadamente: o Estabelecimento Penitenciário Especial para Mulheres (EPEM), o Estabelecimento Penitenciário Provincial de Maputo (EPPM) e o Estabelecimento Penitenciário Especial de Máxima Segurança da Machava (EPEMSM), tendo como tema “O Ensino Técnico Profissional como Factor para a Ressocialização nos Estabelecimentos Penitenciários”. De acordo com os relatórios dos Conselhos Coordenadores do Serviço Nacional Penitenciário - SERNAP (2013, 2014, 2015 e 2016) a reincidência criminal em Moçambique vem crescendo este facto tem criado muita discussão quanto as providências e medidas que devem ser tomadas para a sua mitigação. Muitos são os entendimentos sobre o assunto, mas prepondera a opinião sobre a efectivação do ensino técnico profissional nos estabelecimentos penitenciários para o combate ao desemprego e a reincidência criminal. A sociedade afligida pelo medo apela pelo afastamento dos autores da violência do convívio social. Entretanto, se esquecem que os estabelecimentos penitenciários deverão estar preparados para o internamento, educação e reinserção social. Percebe-se que existem políticas de reintegração social dos indivíduos privados de liberdade nos estabelecimentos penitenciários contudo, não encontram um ambiente que favoreça a sua implementação, motivo pelo qual esta pesquisa busca fazer uma análise sobre ensino técnico profissional como factor para a ressocialização dos indivíduos privados de liberdade nos estabelecimentos penitenciários moçambicanos. A reintegração e reinserção social dos reclusos constituem o resultado final do sistema de justiça moçambicana, um fenómeno que envolve a sociedade na sua extensão daí a importância do envolvimento das famílias, das autoridades tradicionais e administrativas.A pesquisa faz um estudo das políticas públicas de reinserção social, do seu nível de implementação e do quotidiano das actividades do ensino técnico profissional em curso nos estabelecimentos penitenciários em estudo. São aspectos fundamentais analisados na pesquisa o sexo, a faixa etária, a ocupação e o nível de instrução dos reclusos antes da prisão. É observado ainda o tratamento educativo (ensino técnico profissional) dispensado durante o período de reclusão, o contacto com o exterior como processo de manutenção dos vínculos sociais e, o empenho do sistema penitenciário no sentido de criar uma plataforma que firme o ensino técnico profissional e que assegure a reintegração e reinserção social dos reclusos no meio familiar, comunitário e social. Constactou-se que a superlotação, a falta de recursos materiais, humanos e financeiros tem sido um entrave à materialização das políticas públicas de reinserção social existentes. O ensino técnico profissional no sistema penitenciário moçambicano padece ainda com o descaso das entidades competentes, com a falta de efetivação dos preceitos das políticas públicas penitenciárias, que possui como um dos principais objectivos a promoção de programas do ensino técnico profissional, da ressocialização dos condenados e da reinserção destes no convívio social. Uma das formas de proporcionar um retorno saudável do recluso a esse convívio é por meio do trabalho, aproveitando-se do período de cumprimento de pena para garantir a qualificação profissional, para que o recluso ao retornar a sociedade possa encontrar facilmente um meio de prover sustento para si e para a sua família por meio de trabalho lícito. Os métodos utilizados para expor a real situação do ensino técnico nos estabelecimentos penitenciários foram a pesquisa bibliográfica e de campo, com a intenção limitada de demonstrar a visão do sistema penitenciário por meio de entrevista aos funcionários do SERNAP, Polícia da República de Moçambique (PRM), Município da Província de Maputo e as demais instituições públicas e privadas relevantes, os reclusos em cumprimento de pena e em liberdade. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.subject Estabelecimento penitenciário en_US
dc.subject Ensino Técnico Profissional en_US
dc.subject Serviço Nacional Penitenciário en_US
dc.subject Reintegração e reinserção social dos reclusos en_US
dc.title O Ensino Técnico Profissional como factor para a ressocialização nos estabelecimentos penitenciários en_US
dc.type thesis en_US
dc.embargo.terms openAcess en_US
dc.description.resumo The work presented was carried out in three Mozambican penitentiary establishments located in Maputo province, namely: the Special Penitentiary Establishment for Women (EPEM), the Maputo Provincial Penitentiary (EPPM) and the Machava Maximum Security Special Penitentiary (EPEMSM), having as the theme “Professional Technical Education as a Factor for Resocialization in the Penitentiary Establishments”. According to the reports of the Coordinating Councils of the National Penitentiary Service - SERNAP (2013, 2014, 2015 and 2016) criminal recidivism in Mozambique has been growing this year. This fact has created a lot of discussion about the measures and measures that should be taken to its mitigation. There are many understandings on the subject, but the opinion on the implementation of professional technical education in penitentiary establishments to combat unemployment and criminal recidivism. A society afflicted by fear calls for the removal of perpetrators of violence from living together Social. However, they forget that penitentiary establishments must be prepared for internment, education and social reintegration. It can be seen that there are policies for the social reintegration of individuals deprived of their liberty in the penitentiary establishments, however, do not find an environment that favors their implementation, which is why this research seeks to analyze technical education as a factor for the resocialization of individuals deprived of their liberty in the Mozambican penitentiary establishments. The reintegration and social reintegration of prisoners constitute the final result of the justice system Mozambican, a phenomenon that involves society in its extension, hence the importance of involvement of families, traditional and administrative authorities.The research makes a study of public policies for social reintegration, their level of implementation and day-to-day activities of vocational technical education in progress in the penitentiary establishments under study. The fundamental aspects analyzed in the research are sex, age group, occupation and level of instruction of prisoners before arrest. Educational treatment is also observed (technical education professional) released during the period of imprisonment, contact with the outside as a process maintenance of social bonds and the commitment of the penitentiary system in the sense of creating a platform that strengthens professional technical education and ensures reintegration and reintegration of prisoners in the family, community and social environment. It was found that overcrowding, lack of material, human and financial resources has been an obstacle to the materialization of existing public policies for social reintegration. The education professional technician in the Mozambican penitentiary system still suffers from the neglect of the competent authorities, with the lack of effectiveness of the precepts of public policies penitentiaries, which has as one of its main objectives the promotion of programs of the vocational technical education, the resocialization of convicts and their reintegration into the social conviviality. One of the ways to provide a healthy return of the inmate to this conviviality is through the work, taking advantage of the sentence period to guarantee the qualification professional, so that the inmate upon returning to society can easily find a means of provide sustenance for himself and his family through lawful work. The methods used to expose the real situation of technical education in establishments penitentiaries were bibliographic and field research, with the limited intention of demonstrate the vision of the penitentiary system through interviews with the staff of the SERNAP, Police of the Republic of Mozambique (PRM), Municipality of Maputo Province and the other relevant public and private institutions, inmates serving their sentences and in freedom. en_US


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