Abstract:
O trabalho que se apresenta foi realizado em três estabelecimentos penitenciários moçambicanos
localizados na província de Maputo nomeadamente: o Estabelecimento Penitenciário Especial
para Mulheres (EPEM), o Estabelecimento Penitenciário Provincial de Maputo (EPPM) e o
Estabelecimento Penitenciário Especial de Máxima Segurança da Machava (EPEMSM), tendo
como tema “O Ensino Técnico Profissional como Factor para a Ressocialização nos
Estabelecimentos Penitenciários”.
De acordo com os relatórios dos Conselhos Coordenadores do Serviço Nacional Penitenciário -
SERNAP (2013, 2014, 2015 e 2016) a reincidência criminal em Moçambique vem crescendo este
facto tem criado muita discussão quanto as providências e medidas que devem ser tomadas para a
sua mitigação. Muitos são os entendimentos sobre o assunto, mas prepondera a opinião sobre a
efectivação do ensino técnico profissional nos estabelecimentos penitenciários para o combate ao
desemprego e a reincidência criminal.
A sociedade afligida pelo medo apela pelo afastamento dos autores da violência do convívio
social. Entretanto, se esquecem que os estabelecimentos penitenciários deverão estar preparados
para o internamento, educação e reinserção social.
Percebe-se que existem políticas de reintegração social dos indivíduos privados de liberdade nos
estabelecimentos penitenciários contudo, não encontram um ambiente que favoreça a sua
implementação, motivo pelo qual esta pesquisa busca fazer uma análise sobre ensino técnico
profissional como factor para a ressocialização dos indivíduos privados de liberdade nos
estabelecimentos penitenciários moçambicanos.
A reintegração e reinserção social dos reclusos constituem o resultado final do sistema de justiça
moçambicana, um fenómeno que envolve a sociedade na sua extensão daí a importância do
envolvimento das famílias, das autoridades tradicionais e administrativas.A pesquisa faz um estudo das políticas públicas de reinserção social, do seu nível de
implementação e do quotidiano das actividades do ensino técnico profissional em curso nos
estabelecimentos penitenciários em estudo.
São aspectos fundamentais analisados na pesquisa o sexo, a faixa etária, a ocupação e o nível de
instrução dos reclusos antes da prisão. É observado ainda o tratamento educativo (ensino técnico
profissional) dispensado durante o período de reclusão, o contacto com o exterior como processo
de manutenção dos vínculos sociais e, o empenho do sistema penitenciário no sentido de criar
uma plataforma que firme o ensino técnico profissional e que assegure a reintegração e reinserção
social dos reclusos no meio familiar, comunitário e social.
Constactou-se que a superlotação, a falta de recursos materiais, humanos e financeiros tem sido
um entrave à materialização das políticas públicas de reinserção social existentes. O ensino
técnico profissional no sistema penitenciário moçambicano padece ainda com o descaso das
entidades competentes, com a falta de efetivação dos preceitos das políticas públicas
penitenciárias, que possui como um dos principais objectivos a promoção de programas do
ensino técnico profissional, da ressocialização dos condenados e da reinserção destes no
convívio social.
Uma das formas de proporcionar um retorno saudável do recluso a esse convívio é por meio do
trabalho, aproveitando-se do período de cumprimento de pena para garantir a qualificação
profissional, para que o recluso ao retornar a sociedade possa encontrar facilmente um meio de
prover sustento para si e para a sua família por meio de trabalho lícito.
Os métodos utilizados para expor a real situação do ensino técnico nos estabelecimentos
penitenciários foram a pesquisa bibliográfica e de campo, com a intenção limitada de
demonstrar a visão do sistema penitenciário por meio de entrevista aos funcionários do
SERNAP, Polícia da República de Moçambique (PRM), Município da Província de Maputo e as
demais instituições públicas e privadas relevantes, os reclusos em cumprimento de pena e em
liberdade.