dc.contributor.advisor |
Langa, Patrício |
|
dc.contributor.advisor |
Zavale, Nelson |
|
dc.contributor.author |
Matola, Eugénia Maria |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-05T11:42:22Z |
|
dc.date.available |
2022-08-05T11:42:22Z |
|
dc.date.issued |
2017-05-12 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/680 |
|
dc.description.abstract |
É objectivo do presente estudo analisar os critérios de elegibilidade das bolsas de estudo na UEM
tendo em conta as condições socio-económicas dos estudantes beneficiários. Para o efeito optou-
se por descrever separadamente as condições socio-económicas dos estudantes, bem como as das
suas famílias.
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) é uma instituição de ensino superior moçambicana
que concede bolsas de estudo como meio de facultar bens e/ou serviços com a finalidade de
assegurar que estudantes considerados carentes de condições socio-económicas possam suportar
os encargos relativos à sua formação superior nos cursos oferecidos pela instituição. Esta
iniciativa reflecte tanto o reconhecimento da existência de desigualdades sociais em
Moçambique como a importância de assumir a sua responsabilidade de garantir que as condições
socio-económicas não sejam uma barreira para o acesso dos estudantes à formação superior.
Os princípios que orientam e sustentam a atribuição de bolsas de estudo definem o estudante
carente como o legítimo beneficiário, mas a constatação da existência de estudantes bolseiros
cujas modalidades de consumo indicam condições socio-económicas favoráveis conduziu à
problematização dos critérios de elegibilidade dos estudantes bolseiros do ponto de vista de uma
abordagem das desigualdades sociais, da trajectória escolar dos estudantes e da sociologia das
organizações.
A triangulação entre os dados qualitativos e quantitativos na recolha e análise dos dados permitiu
observar que alguns estudantes bolseiros e suas famílias não apresentam condições socio-
económicas para custear a formação superior, enquanto outros reúnem estas condições. As
limitações na aplicação dos critérios de elegibilidade em relação à possibilidade do
conhecimento da realidade socio-económica dos estudantes e a aceitação de documentos cuja
veracidade é impossível de observar são alguns factores que permitem a existência de estudantes
não carentes como bolseiros. Conclui-se assim, que os critérios de elegibilidade na UEM
facilitam a atribuição de bolsas de estudo a estudantes não carentes. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.subject |
Desigualdades sociais |
en_US |
dc.subject |
Trajectória escolar |
en_US |
dc.subject |
Bolsa de estudo |
en_US |
dc.subject |
Social inequalities |
en_US |
dc.subject |
Scholarship |
en_US |
dc.subject |
School trajectory |
en_US |
dc.subject |
Higher education |
en_US |
dc.title |
A desigualdade social e o acesso ao ensino superior: um estudo sobre os critérios de elegibilidade às bolsas de estudo na Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.embargo.terms |
openAcess |
en_US |
dc.description.resumo |
The objective of this study is to analyze the eligibility criteria for scholarships at Eduardo
Mondlane University (UEM) taking into account the socio-economic conditions of the
beneficiary students. For this purpose, we chose to describe separately the socio-economic
conditions of the students, as well as those of their families.
UEM is a Mozambican higher education institution that grants scholarships as a means of
ensuring that students considered deprived of socio-economic conditions can bear the costs
related to their education. This initiative reflects both recognition of the existence of social
inequalities in Mozambique and the importance of assuming its responsibility to ensure that
socio-economic conditions are not a barrier to students' access to higher education.
The principles underlying granting of scholarships define the needy student as the legitimate
beneficiary. However,
there are some students who benefit from scholarship even if their
consumption patterns indicate favorable socio-economic conditions. This situation has led me to
question the eligibility criteria for students to have scholarships on grounds of approaches of
social inequalities, student’ school trajectory and sociology of organizations.
The triangulation between qualitative and quantitative data collection and analysis allowed me to
observe that some scholarship holders and their families do not meet socio-economic conditions
to fund higher education, while others meet these conditions. Two factors seem to account for
the existence of students who hold scholarship but are not in needy or do meet the socio-
economic conditions: (i) limitations in the application of the eligibility criteria in relation to the
possibility of knowing the socio-economic reality of the students; (ii) the acceptance of
documents whose truthfulness is impossible to observe. Therefore, as a conclusion, it seems that
eligibility criteria in UEM facilitate the award of scholarships to non-deprived students. |
en_US |