DSpace Repository

A desigualdade social e o acesso ao ensino superior: um estudo sobre os critérios de elegibilidade às bolsas de estudo na Universidade Eduardo Mondlane

Show simple item record

dc.contributor.advisor Langa, Patrício
dc.contributor.advisor Zavale, Nelson
dc.contributor.author Matola, Eugénia Maria
dc.date.accessioned 2022-08-05T11:42:22Z
dc.date.available 2022-08-05T11:42:22Z
dc.date.issued 2017-05-12
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/680
dc.description.abstract É objectivo do presente estudo analisar os critérios de elegibilidade das bolsas de estudo na UEM tendo em conta as condições socio-económicas dos estudantes beneficiários. Para o efeito optou- se por descrever separadamente as condições socio-económicas dos estudantes, bem como as das suas famílias. A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) é uma instituição de ensino superior moçambicana que concede bolsas de estudo como meio de facultar bens e/ou serviços com a finalidade de assegurar que estudantes considerados carentes de condições socio-económicas possam suportar os encargos relativos à sua formação superior nos cursos oferecidos pela instituição. Esta iniciativa reflecte tanto o reconhecimento da existência de desigualdades sociais em Moçambique como a importância de assumir a sua responsabilidade de garantir que as condições socio-económicas não sejam uma barreira para o acesso dos estudantes à formação superior. Os princípios que orientam e sustentam a atribuição de bolsas de estudo definem o estudante carente como o legítimo beneficiário, mas a constatação da existência de estudantes bolseiros cujas modalidades de consumo indicam condições socio-económicas favoráveis conduziu à problematização dos critérios de elegibilidade dos estudantes bolseiros do ponto de vista de uma abordagem das desigualdades sociais, da trajectória escolar dos estudantes e da sociologia das organizações. A triangulação entre os dados qualitativos e quantitativos na recolha e análise dos dados permitiu observar que alguns estudantes bolseiros e suas famílias não apresentam condições socio- económicas para custear a formação superior, enquanto outros reúnem estas condições. As limitações na aplicação dos critérios de elegibilidade em relação à possibilidade do conhecimento da realidade socio-económica dos estudantes e a aceitação de documentos cuja veracidade é impossível de observar são alguns factores que permitem a existência de estudantes não carentes como bolseiros. Conclui-se assim, que os critérios de elegibilidade na UEM facilitam a atribuição de bolsas de estudo a estudantes não carentes. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.subject Desigualdades sociais en_US
dc.subject Trajectória escolar en_US
dc.subject Bolsa de estudo en_US
dc.subject Social inequalities en_US
dc.subject Scholarship en_US
dc.subject School trajectory en_US
dc.subject Higher education en_US
dc.title A desigualdade social e o acesso ao ensino superior: um estudo sobre os critérios de elegibilidade às bolsas de estudo na Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.type thesis en_US
dc.embargo.terms openAcess en_US
dc.description.resumo The objective of this study is to analyze the eligibility criteria for scholarships at Eduardo Mondlane University (UEM) taking into account the socio-economic conditions of the beneficiary students. For this purpose, we chose to describe separately the socio-economic conditions of the students, as well as those of their families. UEM is a Mozambican higher education institution that grants scholarships as a means of ensuring that students considered deprived of socio-economic conditions can bear the costs related to their education. This initiative reflects both recognition of the existence of social inequalities in Mozambique and the importance of assuming its responsibility to ensure that socio-economic conditions are not a barrier to students' access to higher education. The principles underlying granting of scholarships define the needy student as the legitimate beneficiary. However, there are some students who benefit from scholarship even if their consumption patterns indicate favorable socio-economic conditions. This situation has led me to question the eligibility criteria for students to have scholarships on grounds of approaches of social inequalities, student’ school trajectory and sociology of organizations. The triangulation between qualitative and quantitative data collection and analysis allowed me to observe that some scholarship holders and their families do not meet socio-economic conditions to fund higher education, while others meet these conditions. Two factors seem to account for the existence of students who hold scholarship but are not in needy or do meet the socio- economic conditions: (i) limitations in the application of the eligibility criteria in relation to the possibility of knowing the socio-economic reality of the students; (ii) the acceptance of documents whose truthfulness is impossible to observe. Therefore, as a conclusion, it seems that eligibility criteria in UEM facilitate the award of scholarships to non-deprived students. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account