Abstract:
Este trabalho tem como objectivo analisar o processo de formação de professores em
exercício do Instituto de Magistério Primário da Matola e contribuir para que se
desenvolva uma postura criativa e reflexiva desses formandos e uma consequente melhoria
da qualidade do ensino.
O objecto desta pesquisa é o desenvolvimento da postura criativa e reflexiva por parte dos
formandos que, ao mesmo tempo, são professores em exercício em Moçambique.
Ao se desenvolverem posturas criativas durante a formação desses profissionais, parte-se
do princípio que terão nas suas práticas futuras condições de as aplicarem e,
consequentemente, despertarem e desenvolverem nos seus alunos atitudes criativas e
reflexivas.
Trata-se de uma proposta de pesquisa qualitativa, descritiva, incluindo o que é denominado
de estudo de caso. A pesquisa é do tipo exploratória, pelo facto de ter como principal
finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias para a formulação de
abordagens mais condizentes com o desenvolvimento de actividades posteriores. Por esta
razão, a pesquisa exploratória constitui a primeira etapa do presente estudo para
familiarizar o pesquisador com o assunto que se procura investigar.
Os resultados da pesquisa revelam que a criatividade e a reflexividade não fazem parte do
Processo de Ensino e Aprendizagem, como se pôde observar nas aulas assistidas tanto no
IMAP como na Escola Primária do Jardim, especificamente em relação aos formadores e
formandos assistidos.
A relação teoria e prática é feita sem que os intervenientes tenham consciência plena da
verdadeira interligação entre estes dois aspectos. Se a formação de professores em
exercício aliar a reflexão à acção, essa relação tenderá a desenvolver um professor criativo
e reflexivo no exercício das suas actividades profissionais.