dc.contributor.author |
Chambo, Gervásio Absolone |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-21T12:11:00Z |
|
dc.date.available |
2022-02-21T12:11:00Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/596 |
|
dc.description.abstract |
Este estudo tem como objetivo discutir as percepções e reflexões dos professores de ensino bilíngue em Moçambique
sobre a exploração das práticas de translinguagem nas classes de pós-transição. Com base na análise de entrevistas não-estruturadas
e das sessões de discussão em grupo no processo de validação interna e externa dos resultados, este estudo constatou que os
professores reconhecem os problemas pedagógicos associados ao uso da pedagogia monoglóssica nas classes de pós-transição. No
entanto, os professores que participaram nas experiências práticas de translinguagem são favoráveis ao uso desta nas classes de pós-
transição ao passo que os professores que exclusivamente analisaram as evidências de translinguagem na sala de aulas defendiam a
perspectiva monoglóssica nas práticas de translinguagem. O estudo conclui que os professores analisam a relevância das práticas de
translinguagem nas classes de pós-transição a partir de visões da pedagogia monoglóssica e das evidências de aprendizagem
qualitativa da L2 e dos conteúdos académicos. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Forum linguístic |
en_US |
dc.subject |
Translinguagem |
en_US |
dc.subject |
Ensino bilíngue |
en_US |
dc.subject |
Professores |
en_US |
dc.subject |
Pedagogia monoglóssica/ heteroglóssica |
en_US |
dc.subject |
Moçambique |
en_US |
dc.subject |
Translanguaging |
en_US |
dc.subject |
Bilingual education |
en_US |
dc.subject |
Teachers |
en_US |
dc.subject |
Monoglossic/ heteroglossic pedagogy |
en_US |
dc.title |
Percepções e reflexões dos professores sobre as práticas pedagógicas de translinguagem no ensino bilíngue em Moçambique |
en_US |
dc.title.alternative |
Teacher’s perceptions and reflections on translanguaging pedagogical practices in bilingual education in Mozambique |
en_US |
dc.title.alternative |
Percepciones y reflexiones de los profesores sobre las prácticas pedagógicas de translenguaje en la enseñanza bilingüe en Mozambique |
en_US |
dc.type |
article |
en_US |
dc.embargo.terms |
openAcess |
en_US |
dc.description.resumo |
This study aims to discuss the perceptions and reflections of bilingual education teachers in Mozambique on the
exploration of translingual practices in post-transition grades. Basing on the analysis of unstructured interviews and the group
discussion sessions in the process of internal and external validation of the results, this study found that teachers recognize the
pedagogical problems associated with the use of monoglossic pedagogy in post-transition grades. However, teachers who
participated in the translingual practice experiences favoured the use of translanguaging in post-transition grades whereas teachers
who exclusively analysed the evidence of translanguaging in the classroom advocated the monoglossic pedagogical perspective in
translingual practices. The study concludes that the teachers’ reflections about using of translanguaging pedagogical practices in
post-transition grades are based on monoglossic pedagogy perspective and the evidence of qualitative learning of L2 and academic
contents. |
en_US |