DSpace Repository

Percepções e reflexões dos professores sobre as práticas pedagógicas de translinguagem no ensino bilíngue em Moçambique

Show simple item record

dc.contributor.author Chambo, Gervásio Absolone
dc.date.accessioned 2022-02-21T12:11:00Z
dc.date.available 2022-02-21T12:11:00Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/596
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo discutir as percepções e reflexões dos professores de ensino bilíngue em Moçambique sobre a exploração das práticas de translinguagem nas classes de pós-transição. Com base na análise de entrevistas não-estruturadas e das sessões de discussão em grupo no processo de validação interna e externa dos resultados, este estudo constatou que os professores reconhecem os problemas pedagógicos associados ao uso da pedagogia monoglóssica nas classes de pós-transição. No entanto, os professores que participaram nas experiências práticas de translinguagem são favoráveis ao uso desta nas classes de pós- transição ao passo que os professores que exclusivamente analisaram as evidências de translinguagem na sala de aulas defendiam a perspectiva monoglóssica nas práticas de translinguagem. O estudo conclui que os professores analisam a relevância das práticas de translinguagem nas classes de pós-transição a partir de visões da pedagogia monoglóssica e das evidências de aprendizagem qualitativa da L2 e dos conteúdos académicos. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Forum linguístic en_US
dc.subject Translinguagem en_US
dc.subject Ensino bilíngue en_US
dc.subject Professores en_US
dc.subject Pedagogia monoglóssica/ heteroglóssica en_US
dc.subject Moçambique en_US
dc.subject Translanguaging en_US
dc.subject Bilingual education en_US
dc.subject Teachers en_US
dc.subject Monoglossic/ heteroglossic pedagogy en_US
dc.title Percepções e reflexões dos professores sobre as práticas pedagógicas de translinguagem no ensino bilíngue em Moçambique en_US
dc.title.alternative Teacher’s perceptions and reflections on translanguaging pedagogical practices in bilingual education in Mozambique en_US
dc.title.alternative Percepciones y reflexiones de los profesores sobre las prácticas pedagógicas de translenguaje en la enseñanza bilingüe en Mozambique en_US
dc.type article en_US
dc.embargo.terms openAcess en_US
dc.description.resumo This study aims to discuss the perceptions and reflections of bilingual education teachers in Mozambique on the exploration of translingual practices in post-transition grades. Basing on the analysis of unstructured interviews and the group discussion sessions in the process of internal and external validation of the results, this study found that teachers recognize the pedagogical problems associated with the use of monoglossic pedagogy in post-transition grades. However, teachers who participated in the translingual practice experiences favoured the use of translanguaging in post-transition grades whereas teachers who exclusively analysed the evidence of translanguaging in the classroom advocated the monoglossic pedagogical perspective in translingual practices. The study concludes that the teachers’ reflections about using of translanguaging pedagogical practices in post-transition grades are based on monoglossic pedagogy perspective and the evidence of qualitative learning of L2 and academic contents. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account