DSpace Repository

Translanguaging e cross-cultural learning na educação bilingue em Moçambique: análise sobre a participação dos alunos na construção de conhecimento científico

Show simple item record

dc.contributor.author Chambo, Gervásio Absolone
dc.date.accessioned 2022-02-21T10:00:03Z
dc.date.available 2022-02-21T10:00:03Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.issn ISSN 2307-3918
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/595
dc.description.abstract Os níveis de participação e de interacção dos alunos no programa transicional em Moçambique são qualitativamente elevados nas primeiras três classes leccionadas em língua materna. Os alunos e o professor colaboram activamente na construção do conhecimento nas aulas. Contudo, este cenário desaparece quando, o Português (L2) torna-se meio de instrução a partir da 4a classe. Os alunos não possuem a proficiência em L2 que os possibilite participar activamente na construção do conhecimento nas aulas. Os alunos recorrem às estratégias de safetalk (silêncio, timidez, repetição, coro, voz baixa e murmúrio) como estratégia de participação nas aulas (CHICK, 1996). O ensino-aprendizagem torna-se inflexível e monótono. Com base na pesquisa-acção participativa, o estudo discute o impacto linguístico e pedagógico da translanguaging (GARCÍA, 2009; GARCÍA e WEI, 2014) e de cross-cultural learning/ collateral learning (JEGEDE, 1995; JEGEDE, 1999; JEGEDE e AIKENHEAD, 1999; AIKENHEAD e JEGEDE, 1999) como proposta pedagógica para o ensino-aprendizagem da ciência nas classes de pós-transição. Os resultados deste estudo mostram que a incorporação de recursos linguísticos e os fundos de conhecimentos no ensino da ciência promovem a participação qualitativa dos alunos nas aulas, desenvolve a proficiência e as habilidades académicas em ambas línguas e flexibiliza e dinamiza o ensino-aprendizagem. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Rev. cient. UEM en_US
dc.subject Ciência en_US
dc.subject Fundos de conhecimentos en_US
dc.subject Translanguaging en_US
dc.subject Cross-cultural learning en_US
dc.title Translanguaging e cross-cultural learning na educação bilingue em Moçambique: análise sobre a participação dos alunos na construção de conhecimento científico en_US
dc.title.alternative Translanguaging, cross-cultural learning in Mozambican bilingual education program: analyzing the pupils participation on scientific knowledge construction en_US
dc.type article en_US
dc.embargo.terms openAcess en_US
dc.description.resumo The levels of participation and interaction of pupils from Mozambican transitional program is qualitatively high in the first three grades where they are instructed in their mother tongues. There is a rich pedagogical collaboration between teachers and pupils in the construction of knowledge in the classroom. However, this scenario disappears when Portuguese (L2) becomes the language of instruction at grade 4. The pupils do not have proficiency in Portuguese to participate actively in the construction of knowledge in the classroom. So, they activate safetalk strategies (silence, become timid, repetition, chorus, low voice and murmuring) for pupils’ participation in the classroom (CHICK, 1996). The teaching and learning process becomes inflexible and monotonous. Using participative action research, this study discusses the linguistic-pedagogical impact of translanguaging (GARCÍA, 2009; GARCÍA and WEI, 2014) and cross-cultural/ collateral learning (JEGEDE, 1995; JEGEDE, 1999; JEGEDE and AIKENHEAD, 1999; AIKENHEAD and JEGEDE, 1999) as a pedagogical proposal for science teaching and learning in post-transition grades. The results of this study show that the incorporation of linguistic resources and funds of knowledge into science learning and teaching contents improves qualitative participation of the pupils, helps them to develop linguistic and academic skills in both languages and enhances dynamic and flexible learning. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account