Abstract:
Este estudo analisa as práticas discursivas em Português (L2) nas aulas
de Ciências Naturais na 4a classe do programa de educação bilíngue cujo currículo
determina a pedagogia de separação de línguas, exposição máxima do Português e
evitação de uso da língua primeira (L1) nas classes de pós-transição. Com base na
observação de aulas lecionadas em L1 antes da transição e nas lecionadas em Por-
tuguês depois da transição mais as entrevistas aos professores, o estudo constatou
que os baixos níveis de proficiência dos alunos em Português contribuem para que
não participem e não interajam nas aulas lecionadas com base no padrão discursivo
“Initiation-Response-Feedback” (IRF). Alternativamente, os professores exploram
o “Safetalk” como padrão discursivo para garantir o progresso da aula sem salva-
guardar a aprendizagem. O estudo conclui que os professores lecionam à luz das
pedagogias instituídas pelo currículo ao invés da pedagogia bilíngue na qual não
foram capacitados.