Abstract:
Esta pesquisa foi desenvolvida na Escola Secundaria Quisse Mavota (ESQM) e propõe a teoria construtivista e alguns conceitos da teoria behaviorista. Nesta pesquisa, o papel do professor e de orientador, parceiro colectivo. O aluno e visto como uma lâmpada a iluminar nas actividades, tornando-se mais activo na construção do seu próprio conhecimento. O objectivo geral da pesquisa e integra as TICs no processo de ensino e aprendizagem do grau dos adjectivos nas aulas da disciplina de Português numa abordagem de ensino centrado no aluno. A pergunta principal da pesquisa e: como e que as TICs podem contribuir na aprendizagem centrada no aluno, no ensino do grau dos adjectivos nas aulas da disciplina da Língua Portuguesa? A metodologia seguida baseou-se no modelo de pesquisa de desenvolvimento, onde foi desenhado e desenvolvido em cinco partes um protótipo da aula que envolveu os intervenientes desta pesquisa, no processo de desenho, testagem e avaliação. O grupo alvo nesta pesquisa foram os alunos dão Ensino Secundário Geral (ESG), com uma amostra seleccionada por conveniência, constituída por 61 alunos da 8ª classe. Os instrumentos e técnicas de recolha de dados foram: questionários, entrevistas, análise documental e observação. Os resultados obtidos indicam que as aulas com as TICs são flexíveis, estimulam o aluno tornam-no mais activo e proporciona maior interactividade. Demonstram ainda que e relevante a aprendizagem do grau dos adjectivos com a ajuda do computador, portanto, há necessidade dos professores adquirirem novas competências para desenvolverem conteúdos das suas aulas, integrado as TICs para ajudarem os seus alunos a desenvolverem, de forma interdisciplinar, as habilidades do uso das TICs nas aulas. As principais conclusões demonstram que as TICs podem constituir uma alternativa para uma boa aprendizagem dos alunos. O ensino centrado no aluno pode melhorar significamente a sua aprendizagem, eles podem experimentar tarefas, exercícios interactivos, ligados as suas experiencias quotidianas. Sugere-se para as futuras pesquisas, sejam usadas outras ferramentas das TICs e modelos diferentes para desenhar aulas com as TICs. Recomenda-se a continuidade da pesquisa, que sejam disponibilizados recursos e software educacionais aos professores para desenhar aulas, que sejam programadas actividades de formação e monitoria para treinarem os seus alunos neste tipo de aula.