DSpace Repository

Análise da cadeia produtiva de batata reno na região do Vale do Zambeze (Moçambique): estrutura de produção, governança e coordenação

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sitoe, Almeida Alberto
dc.contributor.author António, Júlio
dc.date.accessioned 2021-10-19T09:15:49Z
dc.date.available 2021-10-19T09:15:49Z
dc.date.issued 2009-12-12
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/565
dc.description.abstract Desde o início de implementação do Protocolo sobre trocas comerciais na SADC, em janeiro de 2001, tem havido progressos no sistema de abastecimento de alimentos moçambicano, resultantes da liberalização do comércio intraregional em matéria de bens e serviços, do desenvolvimento de novas tecnologias de informação e da melhoria das principais vias de acesso. Tais mudanças têm provocado alterações significativas na base produtiva, aumentando a interdependência entre os segmentos produtivos e elevando a competitividade. A pesquisa tem como objetivos analisar a estrutura da cadeia produtiva de batata reno no Vale do Zambeze, em Moçambique e as determinantes para a escolha das estruturas de governança que fazem com que os produtores de batata reno transacionem mais com intermediários exportadores do que os intermediários nacionais. A partir da Teoria dos Custos de Transação são discutidas as estratégias contratuais de suprimento das unidades de produção de batata reno e comercialização atacadista e varejista. Para o entendimento das relações contratuais, o do ambiente competitivo, na primeira fase, desenvolveu-se um modelo de análise sistêmica da cadeia e, em seguida descreveu-se a estrutura da cadeia produtiva, os ambientes institucional, organizacional e tecnológico. Finalmente, fez-se a análise das transações e estruturas de governança entre os segmentos e, a coordenação sistêmica da cadeia produtiva. Os resultados permitiram identificar que coexistem três arranjos contratuais: mercado e dois híbridos: contratos implícitos e parceria na produção. As redes sociais consuetudinárias coordenam as atividades da cadeia produtiva de batata reno do Vale do Zambeze, e que no canal de distribuição baseado nesses tipos de redes não possível a substituição instantânea de seus membros para que a produção seja comercializada no mercado nacional. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Federal Rural de Pernambuco en_US
dc.subject Batata reno en_US
dc.subject Vale do Zambeze en_US
dc.subject Liberalização do comércio en_US
dc.subject Produção de batata reno en_US
dc.subject Governança en_US
dc.title Análise da cadeia produtiva de batata reno na região do Vale do Zambeze (Moçambique): estrutura de produção, governança e coordenação en_US
dc.type thesis en_US
dc.embargo.terms openAcess en_US
dc.description.resumo Since the beginning of implementation of trade Protocol in SADC, in January of 2001, progress has been achieved in the food supply system in Mozambique. This was a result of intraregional trade liberalization in several areas including goods and services, new information technologies and access. Such progress have provoked significant changes in the productive base, improving linkages along production clusters and raisin the competitiveness. Thus, in this study, we investigate the Irish potato production chain and the determinants of the transactions relationship between the local farmers with exporting intermediate (wholesale and retail) in the Zambezi Valley region in Mozambique. The theory of transaction costs was used to examine the current contractual strategies in use among the stakeholders along the Irish potato production chain. To understand the specificities of contractual mechanism and the competitive environment, we firstly developed the model which encompasses the contractual relations in the production chain, and general description of stakeholders and the analysis of the transactions between the local farmers and intermediate was undertaken. A key result of our analysis is that both the local farmers and the intermediate traders – wholesalers and retail - are guided by three different marketing and contractual strategies, namely the implicit contracts, the partnership and integration in the production, and the free market strategy. The common social networks co-ordinate the activities of the potato chain production, and the distribution chain based on these types of networks possible the instantaneous substitution of its members so that the production is commercialized in the national market. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account