Abstract:
A presente dissertação versa sobre os processos de formação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que no âmbito da Política de Informática e Estratégia de Implementação do Governo Electrónico em Moçambique (EIGEM: 2006-2014) são levados a cabo pelos Centros Provinciais de Recursos Digitais, vulgos CPRDs, uma Instituição tutelada pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia, através do Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC). Tendo como base os objectivos traçados no âmbito da EIGEM, objecto desta dissertação, no presente trabalho, analisa-se até que ponto os processos de formação nestes Centros contribuem para a generalização ou massificação do uso das TIC em Moçambique. Para o alcance deste propósito, um misto de métodos e técnicas de recolha de dados foi usado permitindo assim, compreender, ao pormenor, a própria evolução do governo electrónico no geral e em Moçambique, em particular, as abordagens feitas nas diversas políticas nacionais, regionais e globais, como são os casos das estratégias do Governo electrónico e do Ensino Secundário, o Plano Tecnológico da Educação, a Agenda 2025, a NEPAD e os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio. Foram igualmente visitadas algumas instituições com o intuito de entrevistar seus representantes, dos quais foi possível obter mais informações para dar forma e conteúdo a presente dissertação. A recolha de dados de campo envolveu igualmente alguns aspectos teóricos que suportam as análises dos propocessos em estudo e como resultado estes dados permitiram concluir que apesar de haver uma contribuição significativa rumo a informatização, há ainda muitos desafios que vão deste a criação de capacidades infra-estruturais, materiais e financeiras ao desafio principal que é o de capacidade humana, o homem capaz de contribuir com o seu saber para o bom desempenho das pessoas e instituições com o uso efectivo e eficiente das Tecnologias de Informação e Comunicação.