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O uso de operadores argumentativos opinativos na produção escrita de alunos da 12ª classe do ensino secundário geral em Moçambique: implicações semântico-discursivas

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dc.contributor.advisor Nhaombe, Henrique Ernesto
dc.contributor.author Atanásio, Nicolau
dc.date.accessioned 2021-09-25T02:27:09Z
dc.date.available 2021-09-25T02:27:09Z
dc.date.issued 2017-05-12
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/505
dc.description.abstract Este trabalho visou verificar a competência discursiva dos alunos da 12a Classe do Ensino Secundário Geral em Moçambique e as implicações semântico-discursivas no uso gramaticalmente incorrecto dos operadores argumentativos opinativos. Ao analisar o uso dos operadores, procurou saber se, no contexto multilingue do ensino e produção escrita de textos, havia uma aliança entre o factor de ser ou não falante nativo de língua portuguesa e escrevente. Este estudo foi feito no contexto do uso funcional da linguagem e abarcou apenas os operadores que estabelecem as relações de justificação, adição, oposição, explicitação e/ou conclusão entre os enunciados sob o ponto de vista de coesão textual, coerência discursiva, organização lógico- semântica e retórica na construção de textos argumentativos no género de opinião. Acolheu a abordagem do tipo exploratório-descritivo e explicativo dos níveis I e II do conhecimento, testes de preenchimento de espaços e redacções. Os materiais de pesquisa foram aplicados a 100 alunos da 12a Classe do ESG de duas escolas na Cidade de Lichinga. A abordagem inferiu os dados por via descritiva, cruzando os subsídios do método experimental e a análise qualitativa, tendo concluído que os alunos não buscavam compreender e/ou construir um texto escrito pelo género cognitivo a que pertencia por não observarem uma série de factores contextuais e linguísticos oferecidos pelas diversas possibilidades de leitura e construção de textos. O trabalho recomenda a exposição mais envolvente dos materiais de vocabulário, gramática e estruturas textuais de acordo com o nível etário e metas dos programas do ensino, de modo a superar as dificuldades prevalecentes. Espera-se que o trabalho constitua mais um contributo valioso para o processo de ensino da leitura e redacção de textos argumentativos no género de opinião com o uso efectivo dos recursos que a argumentação dispõe en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.subject Produção escrita en_US
dc.subject Textos argumentativos no género de opinião en_US
dc.subject Uso funcional da linguagem en_US
dc.subject Operadores argumentativos opinativos en_US
dc.subject Schemata en_US
dc.title O uso de operadores argumentativos opinativos na produção escrita de alunos da 12ª classe do ensino secundário geral em Moçambique: implicações semântico-discursivas en_US
dc.type thesis en_US
dc.embargo.terms openAcess en_US
dc.description.resumo This work aimed to analyse grade 12 students’ discourse competence at Secondary School Education in Mozambique and its semantic-discursive implications in the ungrammatical use of argumentative and suggestive conjunctions. When analysing such devices, it was necessary to know if, in the multilingual context of education and production of written texts, there was a connection between the fact of being or not a native speaker of Portuguese and the writer. The study was conducted in the context of use of functional language and it integrated only the conjunctions that establish relationships of justification, addition, opposition, explanation and conclusion between statements from the point of view of textual cohesion, discursive coherence, logical-semantic and rhetoric organization in the production of argumentative texts expressing opinion. The study applied descriptive-exploratory and explanatory approaches of levels I and II of knowledge, gap-filling quizzes and composition writing. The study involved 100 grade 12 students from two Secondary Schools in Lichinga. Data were submitted to descriptive analysis, triangulating them with subsidies from the experimental method and qualitative analysis, concluding that students do not aim at understanding and/or produce written text of the cognitive genre it belongs to due to the non-observation of a series of contextual and linguistic factors offered by different reading and texts writing possibilities. The work recommends a more involving exposition to vocabulary, grammar and text structures materials according to age and objectives of teaching programs in order to overcome the prevailing difficulties. It is expected that the study is an invaluable contribution in the teaching of reading and writing of argumentative texts expressing opinion with the effective use of resources at the argumentation disposal en_US


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