Abstract:
O trabalho tem como objectivo geral avaliar as metodologias de ensino da construção de sentido ao nível da escrita do texto expositivo-argumentativo no nível pré-universitário do Ensino Secundário Geral em Moçambique. Tem como objectivos específicos: observar como é que se trabalha a fase da pré-escrita do texto expositivo-argumentativo; verificar se na fase de produção textual os aprendentes recebem input compreensível através do parágrafo e verificar se na fase de correcção dos textos usa-se a revisão de pares para cultivar a capacidade de análise crítica dos alunos sobre os seus textos. Os dados foram recolhidos em duas escolas secundárias do ensino público e privado. O trabalho seguiu uma perspectiva metodológica qualitativa e os dados foram recolhidos por meio de observação de 45 aulas da 11a e 12a classes, entrevistas aos professores e uma análise aos programas e manuais de ensino da disciplina de português da 11a e 12aclasses. A sustentação teórica foi com base em autores como Krashen (1998), Vigotsky (1991), Moreno e Guedes (1979), Tomasello (2005), Hacker (2000) e Reis (1997). Estes autores contribuíram com o seu saber na área de ensinoe aprendizagem de línguas, em geral, e na de escrita,em particular. As principais conclusões a que o trabalho chegou apontam para a não incidência no ensino da escrita como processo que parte da pré-escrita, passa pela escrita e termina com a fase da pós-escrita. A escrita é vista apenas como um produto. E, como recomendações, o trabalho aponta para incidência na escrita como processo e que siga todos os passos previstos. Recomendamos também que haja demonstração desses passos por parte do professor e que este seja treinado no ensino da escrita como processo (e não produto)durante a sua formação