Abstract:
O presente estudo analisa a escolha acadêmica de cursos de engenharia na Universidade Eduardo Mondlane. A pesquisa enfoca em sua essência a perspectiva de gênero e a percepção sobre os papéis sociais na escolha dos cursos de engenharia. A pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa. Qualitativo, porque seu fundamento é baseado em questionário de percepção do assunto e em bases de dados da literatura analítica e documentos pertinentes. No quantitativo, porque tende a ser levado a tendências perceptivas e índices numéricos e análises de dados estatísticos dos efeitos da evolução dos alunos. Foi selecionada uma amostra de 150 alunos, sendo 70 alunos do sexo masculino e 80 do feminino e também 50 palestras de ambos os sexos, 30 do sexo feminino e 20 do masculino. A análise dos dados foi feita através dos métodos dedutivo e indutivo, partindo do pressuposto de que estavam sendo feitas análises descritivas. Os resultados revelaram que os preconceitos sexuais e a representação regenerada adquiridos através do processo de socialização e educação social, têm uma influência significativa na autopercepção e no potencial motivacional da pessoa, determinando as tendências comportamentais de mulheres e homens na escolha de as profissões. Portanto, o estudo recomenda: (1) Uma definição clara das políticas alvo; (2) Uma revisão curricular que deve levar em consideração as variedades culturais, uma vez que o papel sobre as concepções sociais que determinam a carreira profissional varia de um contexto contextual para o outro (TRADUÇÃO NOSSA)